Forum Pplware

Versão Completa: Encerrar Macbook Pro
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas.

Adquiri recentemente um MBP ;-) Tenho adorado o sistema e a sua facilidade de utilização.

Mas já me aconteceu, por duas vezes, uma situação que gostaria que me ajudassem a perceber.

Tenho o meu portatil antigo (com Windows 7) ainda com bastantes documentos. Partilhei as directorias, e com o MBP vou copiando consoante vou precisando dos documentos.

Nos últimos dias tenho andado a experimentar o iPhoto e, para isso, copiei uns 2,5GB de fotos acedendo à partilha do windows através do MBP.

Das duas vezes que fiz isso (copiar pastas com fotos que estão no windows, pela rede, através do mac os x, e de seguida usar o iPhoto umas duas ou três horas), depois do trabalho feito fechei o iPhoto e desliguei o MBP. O que aconteceu foi que nessas duas vezes, o MBP demorou quase um minuto a fazer shutdown (quando normalmente desliga instantâneamente - 2 ou 3 segundos apenas).

A minha questão é a seguinte: essa demora poderá ter a ver com o facto de ainda ter a ligação ao servidor smb activa? Ou poderá ter a ver com o uso do iPhoto (apesar de em ambas as vezes eu ter fechado sempre o iPhoto antes de desligar o mac)?

Alguém tem conhecimentos relativamente a esta situação.

Cumps,
lfspaulo
Normalmente quando se passa largas quantias de imagens para iPhoto convém deixar ele processar as fotografias todas, porque ele começa a tratar do processo de fazer Thumbnails, dividir datas, nomes, etc..etc... e 2,5GB de fotografias é mesmo uma quantidade enorme.

Se reparares que o iPhoto está a processar isso tudo, convém deixares mesmo ir até ao fim. Pode ter sido isso que fez com que o sistema não fizesse o desligamento rápido (pro continuar a processar e arquivar tudo) porque por norma é sempre muito rápido. Wink
Sim, mas da primeira vez eram ums cento e tal megas apenas. E mesmo essa grande quantidade, eu apenas desliguei o computador umas horas depois de ja ter trabalhado as imagens... Só que lembrei-me de fechar o iPhoto e desligar o computador... e reparei que demorou quase um minuto a desligar (tal como aconteceu da vez em que apenas tinha sido os tais cento e tal megas em imagens).

A outra coisa em comum dessas duas vezes é que tinha acedido à partilha do windows... Daí estar a ponderar que seja por causa da ligação estar aberta e ele estar ainda a fechá-la. Mas mesmo que assim fosse, demoraria tanto tempo??? Confused
A nível de redes não... nunca me aconteceu tal coisa e uso constantemente. Acredito mais que esteja associado ao iPhoto.

Mas só por curiosidade, os updates estão todos feitos? Não está nenhum pendente (de download) ou por efectuar (instalação)?
Sim, estão todos feitos ;-)

No entanto, se for mesmo relativo ao iPhoto, quer isto dizer que ele poderá ficar a processar alguma coisa mesmo que eu já não mexa nele para aí há uma horita e tenha acabado de fazer "Quit"???
Pois, de facto não sei, mas após o Quit ja me aconteceu continuar a processar dados, e não foi no iPhoto mas foi no Aperture, que usa basicamente o mesmo processo que o iPhoto...

Experimenta abrir o iPhoto, verificar "todas" as fotos, se estão com os thumbnais, se está tudo arquivado (datas, nomes..etc..) ... se não existem processos pendentes no iPhoto e caso esteja tudo "OK", experimenta reiniciar.

Já agora, as fotos foram "importadas" para o computador, ou ele está a usar a partição do Windows via rede, mantendo a fonte lá?
Fiz "Copy/Paste" da pasta remota para o mac...
O mais provável é mesmo estar associado ao elevado processamento de fotografias e devidas "tags" assim com criação de thumbnails. É a única razão plausivel que vejo.

O problema ainda persiste?

Pelo sim, pelo não:

"Utilitários do Disco" - "Reparar Permissões" ... depois quando finalizar um "reboot" para verificar que o problema pesiste...
Ok, obrigado.

Vou fazer isso e depois deixo aqui feedback ;-)

Abraço,
lfspaulo
URL's de Referência