Forum Pplware

Versão Completa: Governo da Malásia atinge 97% de Software Livre
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
"Um estudo realizado por governo malaio mostrou que 97% do software utilizado na administração pública de Malásia é livre. Isto coloca este país na linha da frente na utilização de software livre nos países asiáticos."

Continuação no link
in SoftwareLivre
Link Original em Ingês

Nota Pessoal: Embora seja um país "complexo", não deixa de ser uma iniciativa fantástica.
Obrigado por partilhares esse link.

De facto é uma boa notícia para quem defende maior transparência e liberdade em algumas administrações públicas.

Acho que exemplos como esses são bastante importantes e pedagógicos para países como Portugal.

Acho que pelo que tinha lido há algum tempo o Linux por exemplo, era usado quase na totalidade nas repartições públicas da China.

Regimes e políticas à parte, o software livre é algo que beneficia tudo e todos, é o presente e será também o futuro Wink
Por incrível que possa parecer, são os regimes mais opressores que entram mais facilmente no OpenSource, parece paradoxal, mas é a forma deles de fugirem a dar dinheiro ao capitalismo, tipicamente o americano pelo qual quase todos nutrem um ódio de estimação.

Tudo fica um bocado turvo quando se mete política.

Por acaso,
eu sou adepto do Software livre para Governos, não tanto por uma questão de dinheiro, mas pela questão de que um Governo não deve estar tão exposto a parceiros cuja transparência não é total. Sem querer criar um post anti-MS, ninguém, mas mesmo ninguém, tem controlo do que é enviado para os server da MS, embora se possa tentar minimizar isso. Mas lembram-se da guerra de licenças com o XP, já não me recordo se foi mesmo antes do SP1 ou logo depois, que quem se "chibava" era o media player?
Outra questão, esta mais económica, é que estão sujeitos a aumentos de despesas a qualquer altura. Basta um fornecedor privado de um serviço "core" do governo aumentar o licenciamento ...

Existem uma série de motivos a favor deste tipo de atitudes, sem que isso afecte a eterna questão do software livre significar que as pessoas trabalhem de borla. Quem desenvolve software livre pode perfeitamente ser pago para o fazer, não sendo por isso que o software tenha que deixar de ser aberto.
URL's de Referência