Forum Pplware

Versão Completa: Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
Boa noite,

Antes demais peço desculpa se estou a publicar este tópico na secção errada pois na verdade não sei se o problema que tenho com o meu PC seja realmente um problema de Hardware.

O meu PC Desktop, tem andado a bloquear frequentemente enquanto faço tarefas simples como navegar na web ou falar pelo messenger. No início pensei que fosse algum malware que tinha no pc, corri vários softwares de segurança: Malwarebytes, Spybot, Super Antispyware, microsoft security essentials, avira, gdata... e nenhum me detectou ameaças a não ser cookies. Mas o problema continuava. Então formatei o pc com o Windows 7 (anteriormente usava o XP) e.. o problema mantém-se. Já não sei mais o que posso fazer.. Já abri o PC para ver se encontrava algo mal ligado mas nada tudo bem ligado, pelo menos aparentemente, e anível de sujidade também não me parece sujo, passei um pincel pelos coolers e pareceu me estar tudo bem, mas no entanto o problema mantém-se.
Também já reparei que quando isto acontece, se desligar um periférico anteriormente ligado como um rato ou um teclado estes se voltarem a ser ligados não acendem os leds habituais e o windows não faz o típico som de novo hardware ligado.
A nível de temperaturas aqui estão elas:
[Imagem: temperaturas.th.jpg]

Uploaded with ImageShack.us

Configuração do PC:
SO: Windows 7 Ultimate
Processador: Intel Pentium 4 2,80GHz
Disco: WDC WD3200AAJB-00J3A0 300GB
Memória RAM: 1,5GB (1 placa de 512MB e 1 placa de 1 GB)
Motherboard: ASRock P4i65G
Placa de Som: C-Media CMI9739A

Agradeço desde já a vossa ajuda
Cumprimentos
Vítor Baptista
Olá estive a ver as temps e terás de ver no que diz o fabricante mas parece-me que o teu cpu aquece mt! E o mais provável é que a board tenha um reset automática para quando ele aquece demasiado. Pode ser isso que te desliga o pc! Ve no site da Intel a ver as temps normais de funcionamento do teu modelo. Caso esteja dentro do normal, eu virava-me para as memórias. Podem ter alguma região com defeito e sempre que o sistema tenta por lá algo cracha!
Não sei, vai dando noticias e mais promenores!
Troca a posição dos módulos de memória. Poderá ser essa a razão, visto não sendo de igual capacidade (não é grande problema!) poderaõ também não ter velovidades e "CL's" (CAS latency) iguais...
Se for este o caso, deverás por o mais lento na 1ª ranhura (a mais próxima do CPU... se não me engano!).
Olá!

Por acaso tenho uma placa dessas, e o que te aconselho é a mudar a memória de sítio, devido ao simples facto de a que estiver mais próximo aquecer demasiado. Troca e vê o que acontece, eu também tive um pequeno problema desse género!
Antes demais obrigado a todos pelas rápidas respostas.

(20-08-2010 00:54)Mordep Escreveu: [ -> ]Olá estive a ver as temps e terás de ver no que diz o fabricante mas parece-me que o teu cpu aquece mt! E o mais provável é que a board tenha um reset automática para quando ele aquece demasiado. Pode ser isso que te desliga o pc! Ve no site da Intel a ver as temps normais de funcionamento do teu modelo.

Estive no site da Intel e lá encontrei as seguintes informações.

A temperatura da board parece-me boa pois no site diz assim
X < = 33 ou menos -->Ponto definido inferior: velocidade constante do ventilador na velocidade mais baixa do ventilador. Temperatura recomendada para ambiente operacional nominal.
Y = 40 -->Temperatura interna máxima recomendada do gabinete para sistemas baseados no processador in a box Pentium 4 .
X > = 43 ou maior --> Ponto definido mais alto: velocidade constante do ventilador na velocidade mais alta do ventilador.

Já quanto ao processador de facto parece que esta a aquecer demasiado, pois nesse mesmo site encontro a informação que a Temperatura máxima recomendada na entrada de ar do ventilador é de 40ºC.

Acham que o problema é mesmo da temperatura do processador, ou devo virar-me para a memória?
Cumps
Vítor Baptista
Tenta arranjar outro dissipador melhor e testar a ver se baixando a temp ficas sem o problema.
Como a possível solução para as memórias é mais simples, não te custa avançar por aí e já tiras uma certeza!
(20-08-2010 12:48)Mordep Escreveu: [ -> ]Tenta arranjar outro dissipador melhor e testar a ver se baixando a temp ficas sem o problema.
Como a possível solução para as memórias é mais simples, não te custa avançar por aí e já tiras uma certeza!

Obrigado Mordep

Antes de avançar com o dissipador vou experimentar as memórias, no entanto ja tenho estas memórias assim a algum tempo e nunca me deram problemas, aliás na altura em que meti a placa de 1 GB, esta foi aconselhada por um técnico para ser completamente compatível com a que ja tinha.
Mas antes de experimentar as memórias aqui esta as configurações:
[Imagem: memrias.th.png]

Uploaded with ImageShack.us

Não me parece que seja algum problema de compatibilidade entre elas. Digam-me o que acham. E se é um problema de CL qual deve por primeiro. Ou então simpelsmente troco-as como sugeriu o wolfytuga?
Cumps
(20-08-2010 13:05)vitorbaptista Escreveu: [ -> ]
(20-08-2010 12:48)Mordep Escreveu: [ -> ]Tenta arranjar outro dissipador melhor e testar a ver se baixando a temp ficas sem o problema.
Como a possível solução para as memórias é mais simples, não te custa avançar por aí e já tiras uma certeza!

Obrigado Mordep

Antes de avançar com o dissipador vou experimentar as memórias, no entanto ja tenho estas memórias assim a algum tempo e nunca me deram problemas, aliás na altura em que meti a placa de 1 GB, esta foi aconselhada por um técnico para ser completamente compatível com a que ja tinha.
Mas antes de experimentar as memórias aqui esta as configurações:
[Imagem: memrias.th.png]

Uploaded with ImageShack.us

Não me parece que seja algum problema de compatibilidade entre elas. Digam-me o que acham. E se é um problema de CL qual deve por primeiro. Ou então simpelsmente troco-as como sugeriu o wolfytuga?
Cumps

É assim, tal tu eu adicionei recentemente uma memória de 1GB, mas antes com a de 256MB tive de a colocar na slot mais afastada do dissipador do CPU por estar sempre a ir abaixo. Esta Board tem mesmo esse grande defeito a Slot1 da RAM está demasiado encostada do Dissipador. Coloquei a nova RAM de 1G na slot disponível e até agora não tive mais problemas.
Só uma pequena info, ambas são DDR400.

Características do meu PC:
CPU: Intel Pentium D 2.4GHz
RAM: 1.28 GB
Gráfica: ATI Radeon 7000 Family 64MB
(20-08-2010 14:30)wolfytuga Escreveu: [ -> ]É assim, tal tu eu adicionei recentemente uma memória de 1GB, mas antes com a de 256MB tive de a colocar na slot mais afastada do dissipador do CPU por estar sempre a ir abaixo. Esta Board tem mesmo esse grande defeito a Slot1 da RAM está demasiado encostada do Dissipador. Coloquei a nova RAM de 1G na slot disponível e até agora não tive mais problemas.
Só uma pequena info, ambas são DDR400.

Características do meu PC:
CPU: Intel Pentium D 2.4GHz
RAM: 1.28 GB
Gráfica: ATI Radeon 7000 Family 64MB

Mas a placa só tem dois slots se trocar as placas uma com a outra vai haver sempre alguma que vai ficar ao pé do dissipador.
(20-08-2010 16:42)vitorbaptista Escreveu: [ -> ]Mas a placa só tem dois slots se trocar as placas uma com a outra vai haver sempre alguma que vai ficar ao pé do dissipador.

Peço desculpa se não me fiz entender no post anterior. É assim, coloca a placa de 1GB na slot que se encontra perto do Dissipador, e a de 512MB no segundo slot, tal como mostra a imagem seguinte:
[Imagem: ASRock-P4i65G.jpg]

Outra sugestão: Tenta manter o sistema o mais actualizado possível em Windows, pois basta algum deslize para ficar instável! Actualmente tenho no PC em Dual Boot o Windows XP e o Ubuntu. Acredita que esta placa, apesar do fabricante recomendar o uso do Windows XP, apresenta maior estabilidade em Sistemas Linux.
Tenho o sistema o mais actual possível em Windows XP e consigo ter um bom desempenho (não é excelente porque a gráfica não consegue acompanhar, essa é a próxima a ser substituída Smile )
Páginas: 1 2 3 4
URL's de Referência