Forum Pplware

Versão Completa: Rede sem fios Casa
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas Tardes,
Antes de mais agradecer o facto de existirem foruns de ajuda onde este se enquadra.
Precisava de ajuda sobre o seguinte :

Tenho um escritório no rés do chão de uma moradia onde habito, no escritorio (rés do chão) tenho 4 terminais de pc e bastidor onde se encontra o servidor e a internet Sapo ADSL com um router da marca D-LINK dsl-G 604 T, onde tudo funciona em perfeitas condições.
Gostaria de poder usufruir de internet nos pisos de cima (placa de cimento com alguma espessura ) e divisões onde moro. gostaria de uma solução simples, fiavel e pouco dispendiosa. Os colegas poderiam dar uma solução ?
Grato Pelas possiveis dicas
boas Mario, olha ja ouviste falar de powerline?

fica aqui o link com uma breve explicaçao:

http://pplware.sapo.pt/informacao/powerl...echar_aniv

nao é muito barato mas eficaz pro que necessitas Wink abraço
Colega Weevil,
Antes de mais agradecer a disponibilidade que teve ao responder á minha pergunta .
O colega entende que será o mais funcional, certo ?
Não existem outras soluçoes possiveis? a velocidade de navegação e transmissão é aceitavel ?
Obrigado
Um Abraço
boas Mario, podes tratar-m por Joao Wink

sempre podes optar por passar um cabo de rede para um dos pisos superiores e meter um router wireless, tens é de fazer furos na parede e por ai a fora Confused LOL...

enquanto a powerline, desde que o res-do-chao esteja dentro da mesma rede electrica, ou seja, faça parte da mesma instalaçao electrica que passa pela casa toda tens aqui uma muito boa soluçao. é so ligares uma no escritorio e outra onde quiseres num dos andares superiores desde que tenhas uma tomada electrica podes ligar e tens net Wink

quanto a velocidade é praticamente a mesma que tens se tivesses ligado ao router, podes perder algum sinal mas é pouca coisa, nem sentes LOL... eu ja experimentei e fikei muito surpreendido, pela positiva claro Smile

como é obvio a soluçao de passar um cabo de rede seria a mais barata, mas esta é limpinha, sem furos e sem cabos pela parede acima.
para mim é uma muito boa soluçao, problema é que nao vai sair muito barato Sad mas é muito eficaz Smile abraço Wink

ps: tambem podias optar por repetidor de sinal para amplificar o sinal se tiveres wireless no res do chao.
O powerline ainda é,e por muito tempo vai ser, um tecnologia fraca. Pelo seguinte motivo:
Qualquer aparelho ligado à mesma rede onde passa o sinal de internet danifica o mesmo, reduz a velocidade e a qualidade da mesma, falo por experiência própria no laboratório da empresa! É uma tecnologia que poderia ser bastante melhor se se apostasse mais nela, mas neste momento não a recomendo, especialmente a quem tem um escritória com computadores e bastidores que "re-injectam" muita corrente de volta na linha devido ao funcionamento DC das fontes, quando a linha é AC.

A solução de melhor qualidade é sem dúvida passar um cabo de rede duma zona da casa para a outra. Isso pode ser feito pelas escadas, por exemplo, duma forma dissimulada, caso seja possível (é a minha recomendação). Podes ainda optar, solução que necessita de mais "técnica", passar o cabo ethernet pelo mesmo tubo onde passa os cabos de power que alimentam as duas zonas!

O repetidor é uma possibilidade para reenviar o sinal sem-fios ou então apostar simplesmente num router mais potente de forma a captar sinal!

É um problema muito comum mas que se torna difícil de resolver! Espero ter ajudado em alguma coisa.
boas mordep Smile de facto quando experimentei a powerline nao havia "subcarga" na corrente se afecta assim tanto desconheço Unsure

quanto a opçao de colocar um router com mais potencia de sinal, exclui essa opçao devido ao sinal talvez ja chegar pouco ou nenhum ao ultimo andar, mas nao deixa de ser uma opçao valida Big Grin

mario ja tens aqui duas opinioes Wink
RE: Rede sem fios Casa
Boas João e Mordep,
Antes de mais agradeço as vossas ideias e opiniões, devo dizer que fiquei um pouco confuso se será funcional ou não, e funciona por wireless desde o equipamento na toma powerline até ao local do pc ? pois estava pronto para adquirir powerline. A solução passará por adquirir um conjunto da powerline ao fornecedor e alertar se não resultar se tenho a possibilidade de me devolverem o valor.
Relativamente á 2º solução, tenho um poblema qué é, apesar de a construção ser recente a quantidade de fios que existem na tubagem de electricidade não dá para passar cabo ethernet pelo seu diametro penso eu .
Agradeço as vossas opiniões de ajuda.
Um Abraço para ambos.
Eu apostava na simplicidade de passar um cabo, bem escondido, pelo percurso que as pessoas fazem a pé para ir do rés do chão ao primeiro andar! A não ser que seja comunitário ou parecido! Num lar da paróquia aqui do sítio fiz algo parecido, mais de 30 metros de cabo, e ficou completamente disfarçado, passando simplesmente junto às "faixas" que costuma ter no tecto. Apesar dos 30 metros, o cabo era de qualidade normal, não existe perda de sinal! Para mim era a melhor opção, a mais barata e esteticamente não "aleija" muito!
(05-09-2010 10:26)Mario Silva Escreveu: [ -> ]funciona por wireless desde o equipamento na toma powerline até ao local do pc ?

boas mario Smile a powerline nao funciona wireless desde a tomada ate ao pc.

exemplo:

no res do chao ligas a powerline a um cabo de rede que estara ligado ao router, depois ligas a tomada, no piso superior ligas a powerline a tomada e depois ligas um cabo de rede onde ira ligar-se a um router wireless.
mas tambem poderas ligar o cabo de rede no piso superior directamente a um pc em vez de ligar a um router.

Mario como o mordep ja referiu a passagem de um cabo é a opçao mais barata, ate porque se quiseres ter wireless no piso superior pralem da powerline tambem terias de comprar um router wireless... a nao ser que tenhas algum por ai em casa jogado Big Grin LOL

abraço fica bem Wink
Mário,

Podes sempre optar por uma bridge wireless que funciona como repetidor de sinal.
URL's de Referência