Forum Pplware

Versão Completa: Mudar a velocidade de rotação das ventoinhas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas a todos!

Agora que voltei de férias, fui ao técnico e já tenho o meu portátil de volta!
Teve que trocar a motherboard porque fritou com o aquecimento, mas agora tenho as ventoinhas sempre a rodar em velocidade máxima e isto faz imenso barulho...
Podem-me ajudar a ajustar a velocidade das ventoinhas?
Antigamente a velocidade mudava consoante a necessidade... mas agora está sempre no máximo.

Soluções e sugestões?

Cumprimentos
Olá!

Antes de mexeres em Hardware, verifica se tens os driver's totalmente actualizados, sei que veio de um técnico, mas nem sempre os driver's por eles instalados são os mais actuais (sei por experiência própria). Visto que é um portátil, verifica na página oficial da marca do portátil, já que nestes há sempre a optimização dos drivers para não haver conflitos entre driver's de diferente hardware.
Não sei se me fiz entender.

Entretanto se o problema persistir, poderá tratar-se de uma má ligação com o sensor de temperatura, ou então não tens ventilação suficiente no portátil. Verifica se não estarás involuntariamente a tapar as entradas/saídas de ar.
nao sei se será compatível com o teu computador , mas experimenta este programa. Speedfan
nao esquecer: instalar e dar permissao de execução como administrador (:
EDIT: experimenta e dá feedback Wink
Assumindo que o técnico fez o serviço "impec"...
Deverás aceder à bios do laptop (F2,F12, Delete etc) depende da marca do teu laptop... Na bios deverás (talvez) ter opção para o ajuste da ventilação.
Como não sei qual a marca/modelo do teu portátil fica difícil ajudar mais.
Nada como consultar o manual da tua máquina ^.^
Como a board é nova... a Bios deve estar com as definições de fábrica (técnico maroto.... lol ), dai poder estar com as fans a 100% de rpm.
O técnico pode tê-lo feito até com boas intenções visto o laptop ter avariado como disseste por excesso de calor...
Mas visto que se torna incomodativo para ti, verifica na bios e tenta configurar de maneira a não reduzir demasiado a ventilação (para não fritar de novo) mas tambem para não se tornar incomodativo para ti.

Quanto a drivers etc... O arrefecimento é controlado por Hardware, logo updates/driver's etc por norma não têm nada a ver com o teu caso.
No melhor dos casos podes ter ajustes na Bios para activar algo tipo smart cooling (quanto mais quente mais rápido rodam as fans) e mais nada que isso.
(07-09-2010 20:48)TiagoR Escreveu: [ -> ]Quanto a drivers etc... O arrefecimento é controlado por Hardware, logo updates/driver's etc por norma não têm nada a ver com o teu caso.
No melhor dos casos podes ter ajustes na Bios para activar algo tipo smart cooling (quanto mais quente mais rápido rodam as fans) e mais nada que isso.

Eu referi os driver's porque já me aconteceu ter um driver desactualizado e estar a provocar algum aquecimento extra à máquina, já que estava a fazer o CPU trabalhar mais do que o "necessário" e por isso mesmo obrigar as ventoinhas trabalhar mais (aliás, tive algo parecido devido ao driver da placa wireless, actualizei-o e pronto, voltou tudo ao normal; e mais recentemente devido à bateria, neste caso a única opção foi mesmo tirar a bateria para salvar o portátil - a velhice tudo traz). No caso de se ter um AMD é normal que os processadores precisem de uma maior ventilação, visto serem de uma tecnologia de processadores quente e não uma tecnologia fria como se pode ver nos Centrinos (posso falar daquele que possuo, um Pentium M que tem por norma "ligar" a ventoinha aos 40ºC [é quando se começa a ouvir o ruído da rotação] e aos 60ºC apita e vai abaixo [temperatura a evitar]).

Também sou da opinião que poderá ver das ventoinhas na BIOS, o problema é que nem todas as marcas possuem essa opção na BIOS.
Boas! Estive atento a todas as vossas respostas.

Quanto às drivers, está tudo actualizado, o laptop é um hp dv9684ep.

O computador está sempre com as ventoinhas no máximo, e começo a pensar que foi opção do técnico, pois agora tenho temperaturas bastante abaixo do normal para este portátil, pois agora tenho o pc a uma temperatura média de 55ºC em funcionamento normal, e antes tinha a temperaturas perto dos 70ºC.

Experimentei o speedfan, mas o programa não me detectou as ventoinhas, logo não consegui modificar a rotação das mesmas. Provavelmente não era compativel.

Queria colocar agora esta questão: ter as ventoinhas sempre no máximo não faz mal? Ajuda a manter uma boa temperatura para o uso, mas tem consequencias?
(07-09-2010 22:23)TiMadeira Escreveu: [ -> ]Queria colocar agora esta questão: ter as ventoinhas sempre no máximo não faz mal? Ajuda a manter uma boa temperatura para o uso, mas tem consequencias?

Bom as consequências disso vê-se inicialmente numa menor duração de tempo de uso em modo bateria (apesar de estes motores serem pensados para baixo consumo, o seu uso intensivo em alta rotação implica um maior consumo). A outra, e essa é pior, em certo aspecto, requer uma maior manutenção por parte das ventoinhas, pois estas tendem a apresentar um maior desgaste, já que foram pensadas para um uso regular a baixas rotações e em casos críticos atingir um pico ou outro de alta rotação.

No entanto não referiste, já experimentaste na BIOS?

Entretanto estive a fazer uma pesquisa na net e vê isto:
http://aeiou.exameinformatica.pt/pc-barulhento=f1004718

Pelos vistos não és o único com esse modelo que tem problemas na ventoinha... será essa a razão? Mas se veio de um técnico essa questão não seria muito provável... não querendo por em causa a competência do técnico!
A única consequência será o desgaste na(s) fan(s).
Outra é o possível incómodo para si pelo som que faz.
Com o tempo as ventoinhas ganham folga e tendem a fazer (muito) ruído.
Isto é inevitável e acontecerá mesmo a baixa rotação, apenas demorará um pouco mais tempo, depende da qualidade da fan, se usa rolamento ou sleeve bearing etc... mas decerto fica mais barato substituir uma fan que substituir uma motherboard que queimou por excesso de calor...
Não tenho presente qual o processador que a sua máquina têm para dizer se essas temps são normais ou não...
Como disse inicialmente assumindo que o técnico fez um serviço "impec", estará tudo bem, caso não esteja existem garantias para alguma coisa Mr Green
Dei uma olhadela e realmente não parece existir "ajuste manual" para a fan. Acho intrigante a fan estar sempre a "bombar" de maneiras que ou o sistema de cooling não está a funcionar a 100% (mal assente, captação térmica insuficiente etc) o que é hipótese distante até porque as temps até estão +- aceitáveis digamos assim...ou a board nova tem uma bios desactualizada OU actualizada para aumentar o arrefecimento e evitar danos na board (visto que já aconteceu acho plausível esta hipótese).
Já agora a razão de calor excessivo e fans sempre a "bombar" Aqui uma limpezinha de quando em vez quase dá saúde... bem pelo menos preserva xD
URL's de Referência