Forum Pplware

Versão Completa: O software Livre nunca morre - 2
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Há pouco mais de um mês a Oracle resolveu dar como descontinuada o OpenSolaris. Mas não foi preciso esperar muito tempo para que aparecesem projectos baseados no mesmo mas desta vez com todo o sistema operativo livre.
No passado dia 14 Setembro foi apresentado em parceria OpenIndiana, embora não tivessem sido fornecidos detalhes é conhecido por ser uma distribuição Live para uso em servidores e desktops. Os desenvolvedores apresentaram como uma alternativa completamente livre Solaris Oracle


[Imagem: b147loginscreen.jpg]


[Imagem: openindiana.jpg]


[Imagem: b147pkgmgr.jpg]


openIndiana

Download , Sistema requerido e instrução de instalação openIndiana
naturalmente o software livre, tal como o freeware e outro tipo de "carolisses" nunca irá acabar.
Haverá sempre gente e empresas dispostos a dar algo á comunidade. Uns mais desisteressadamente que outros é certo. Episódios existirão em que excelentes produtos livres sofrerão revezes e deixarão de existir, o oposto também irá acontecer ou seja software excelente que nasce.
No caso em questão nem vejo particular problema já que a utilização do open solaris não era expressiva em patamar nenhum. Só provavelmente algum nicho de mercado.
No freeware nao se pode dizer tanto isso JPedrosa, já que caso nao seja opensource, nao será possivel que outras pessoas dêm continuidade ao projecto, por nao terem acesso ao mesmo.

A vantagem que o okapi queria passar com o titulo acho que era mais no sentido de que projectos opensource, têm a vantagem de poderem continuar mesmo que o original developer se afaste.

cumps!
(20-09-2010 19:06)Guilherme de Sousa Escreveu: [ -> ]No freeware nao se pode dizer tanto isso JPedrosa, já que caso nao seja opensource, nao será possivel que outras pessoas dêm continuidade ao projecto, por nao terem acesso ao mesmo.

A vantagem que o okapi queria passar com o titulo acho que era mais no sentido de que projectos opensource, têm a vantagem de poderem continuar mesmo que o original developer se afaste.

cumps!

Foi precisamente isso que eu quis passar com estes 2 post, já que as noticias surgiram quase em simultaneo. Há sempre alguém que aparece e pegue no projecto. Já tivemos varios exemplos no passado e iremos ver mais vezes a mesma atitude no futuro e ainda bem que assim é, seja para massas ou para nichos de mercado.
URL's de Referência