Forum Pplware

Versão Completa: Tutorial Iniciação à Programação em VB2010
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Para todos aqueles que pretendem começar a programar nesta linguagem, deixo aqui um link para um tutorial feito por mim com o que considero ser o essencial para programar em Visual Basic 2010. Todos os que tiverem material util dêem continuidade à minha atitude porque me dava muito jeito. Tenho agora uma disciplina em VB e aprender com o pessoal dos forums costuma ser mais fácil que com os professores eheh. Ou não!
Parabéns Rui, está muito interessante! Finalmente vou poder começar aquilo que já tentei a algum tempo atrás... Vou guardar, para mais tarde ler.
Bem, e já que aqui estás, seria agradável, digo, ter a tua parecença e sabedoria aqui na comunidade. Sendo assim, podes-te apresentar ao Fórum no tópico Bem-vindo, verifica aqui como o deves fazer. Obrigado, mais uma vez, pela partilha.
ola eu sou aluno de um curso de GPSI(gestão e programação de sistemas informáticos)
e tava e desenvolver uma brincadeira para uma aula e precisava de saber quais os métodos e propriedades em visual basic pare conseguirmos fazer ping para um servidor ou +para o gateway da nossa rede.
será que me podes dizer como posso fazer sei que foste tu que postas te os tutorias de vb.
será que me podem ajudar?
obrigado
Boas sagres. Sim claro que te posso ajudar, embora este método seja um bocado mais avançado para estar a incluir no tutorial. Deixo-te o código para incluires no método pois a assinatura do mesmo pode variar em função do que pretendas e isso só tu puderás definir ao certo. Experimenta lá:

If My.Computer.Network.Ping("192.168.10.1") Then
MsgBox("Ping efectuado com sucesso") 'ou outra mensagem qualquer de sucesso
Else
MsgBox("O pedido de ping esgotou") 'ou outra mensagem qualquer de insucesso
End If

Coloquei o IP 192.168.10.1 como exemplo, podes depois optar por colocar outro IP qualquer ou se estiveres a desenvolver uma aplicação passas o IP como o texto de uma textbox ou assim. Não te esqueças é das validações com os pontos e os valores em cada octeto não ultrapassarem 255 e não forem menores que 0. Qualquer duvida adicional apita. E diz.m se funcionou.
obrigado
mais uma coisinha como determino o tamanho do ficheiro enviado com o ping?
agradeço as dicas abraço
O tamanho predefinido para o comando ping é 32 bytes. Logo se invocares o ping xxxx.xxxx.xxxx.xxxx ele envia-te 4 pacotes de 32 bytes. Para alterares este valor tens de utilizar a opção "-l" (L minusculo) seguida do tamanho em bytes que pretendes. Exemplo:

ping -l 2000 192.168.1.1

Para o caso acima ele envia para o IP 192.168.1.1 quatro pacotes de 2000bytes cada um. Não te sei dizer como obter um return com este valor no entanto controlas o tamanho dos pacotes assim. Era isto?
sim era .
ainda nao experimentei
mais uma cena a maneira de uma aplicação iniciar automaticamente com o windows ou melhor ah alguma forma de fazer isso em vb?
desculpa la o incomodo
obrigado abraço
Boas, não é incomodo nenhum. Bom essa questão já tem várias respostas. Tem uma maneira simples sem programação:

Método 1 (Sem Programação): Crias um atalho para a tua aplicação no ambiente de trabalho e arrastas para Iniciar > Todos os Programas > Arranque

Depois tens um método que me agrada mais pois é muito simples e garantes que quando a aplicação for aberta uma vez passa a arrancar sempre com o pc.

Método 2 (Com programação):

Private Declare Function RegDeleteValue Lib "advapi32.dll" Alias "RegDeleteValueA" (ByVal hKey As Long, ByVal lpValueName As String) As Long
Private Declare Function RegSetValueExString Lib "advapi32.dll" Alias "RegSetValueExA" (ByVal hKey As Long, ByVal lpValueName As String, ByVal Reserved As Long, ByVal dwType As Long, ByVal lpValue As String, ByVal cbData As Long) As Long
Private Declare Function RegCreateKey Lib "advapi32.dll" Alias "RegCreateKeyA" (ByVal hKey As Long, ByVal lpSubKey As String, ByVal phkResult As Long) As Long
Private Declare Function RegOpenKey Lib "advapi32.dll" Alias "RegOpenKeyA" (ByVal hKey As Long, ByVal lpSubKey As String, ByVal phkResult As Long) As Long
Private Declare Function RegCloseKey Lib "advapi32.dll" (ByVal hKey As Long) As Long
Private Declare Function RegQueryValueEx Lib "advapi32.dll" Alias "RegQueryValueExA" (ByVal hKey As Long, ByVal lpValueName As String, ByVal lpReserved As Long, ByVal lpType As Long, ByVal lpData As String, ByVal lpcbData As Long) As Long

Private Const HKLM As Long = &H80000002

Private Function FArranque(ByVal Accao As String) As Integer
Dim lResult As Long
Dim lChave As Long
Dim TipoDados As Long
Dim sValor As String
Dim Chave As String
Dim NomeVal As String
Dim temp As String
Dim ProgPath As String

NomeVal = "ProgTeste"

ProgPath = "Application.CAminho da tua aplicação" ' ATENÇÃO <-------------------------------------------|
If (LCase(Right(ProgPath, 1)) <> "\") Then ProgPath = ProgPath & "\"

Chave = "SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run"
sValor = ProgPath & "Application.NomedoExecutável" ' ATENÇÃO <-------------------------------------------|

If (LCase(Right(sValor, 4)) <> ".exe") Then sValor = sValor & ".exe"

lResult = RegOpenKey(HKLM, Chave, lChave)
temp = Space(1024)
lResult = RegQueryValueEx(lChave, NomeVal, 0&, TipoDados, temp, Len(temp))

If (lResult = 0) And (Accao = "del") Then
lResult = RegDeleteValue(lChave, NomeVal)
'lResult = RegCloseKey(lChave)
ElseIf (lResult = 2) And (Accao = "add") Then
lResult = RegCreateKey(HKLM, Chave, lChave)
lResult = RegSetValueExString(lChave, NomeVal, 0&, 1&, sValor, Len(sValor))
End If
App()
FArranque = lResult
lResult = RegCloseKey(lChave)
End Function

Para utilizar a função FArranque basta:

FArranque "add" (Adicionar)
ou
FArranque "del" (Remover)

Este método não foi feito por mim, no entanto encontrei à bastante tempo e quando quero fazer algo do género uso-o e funciona na boa!!

Abraço
Olá seu tutorial foi muito esclarecedor, pois estou fazendo um programa no visual studio 2010, só que notei algumas diferenças do vb 6.0 que era o que eu usava.
Estou encontrando algumas dificuldades no programa que estou fazendo pq é muito complexo. E como ainda estou aprendendo fica difícil, vc poderia me mandar links de sites com tutorial do vb 2010. Pois não estou achando nada recente ou me indicar um curso... Por favor! E uma pergunta: como eu posso fazer uma tela de login com múltiplos usuário e limitar acesso a telas, a partes do banco de dados, através da tela de login.

Obrigada
Boa noite.

Apesar da data do último post neste tópico, e após ter dado uma vista de olhos na diagonal ao tutorial, achei o mesmo um trabalho bastante interessante. Assim que puder vou fazer uma leitura mais aprofundada.

Cumprimentos.
Páginas: 1 2
URL's de Referência