Forum Pplware

Versão Completa: Resumos "Redes de Computadores"
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
No seguimento do meu anterior Tutorial de Visual Basic 2010, venho agora colocar à disposição de todos os que agora se iniciam pelo mundo das Redes mas também para todos os que querem recordar alguns conceitos, uns resumos com algumas das coisas que considero importante para se saber sobre redes de computadores, mais em concreto transmissão de sinais e arquitecturas de redes. Mais acrescento que foi este conjunto de folhas que estudei e fiz a disciplina de Redes de Computadores, na parte teórica, pelo que os temas abordados são exactamente aqueles que se aborda nas disciplinas desta área.
Bom post machado891.
Não o considero no entanto um tutorial mas sim uma sebenta pois pareceu-me tudo muito teórico para uma cadeira de uma licenciatura. Explicas o que é determinada tecnologia mas não como ela funciona na prática, com exemplos reais.

Sei que é um mundo demasiado vasto para se falar numa cadeira apenas como tal não espero que tenhas uma bíblia de redes dentro dos apontamentos, mas faltam ainda outras coisas (que eu também considero) importantes, daí não concordar quando dizes que é tudo o que é "importante para se saber sobre redes de computadores". Falas pouco ou nada do TCP e UDP, não abordas o DNS, HTTP, que no fundo são (entre outros, claro) os protocolos que usamos constantemente e dos quais muitos de nós já ouvimos falar ou lemos nalgum lado.

Por outro lado falas o suficiente de meios de transmissão de dados e das mais variadas tecnologias e dispositivos de rede, o que ajuda realmente quem ler o artigo a ter uma ideia abrangente da área.
Em suma é uma mais valia, parabéns. =)
Vou analisar
Não deixa de ser um bom documento, mas tal como o gsantos disse, faltam bastantes matérias.
Só por curiosidade, o teu curso não está mais direccionado para o hardware?

Digo isto porque não vi nada acerca dos algoritmos práticos por trás do encaminhamento de pacotes nem os imensos protocolos que estudei, nas várias camadas.
Desde já agradeço a vossa resposta ao meu post. Atendendo ao que foi dito pelo gsantos alterei a minha explicação acerca do que contem o meu ficheiro e agradeço tbm o apontamento porque de facto tem razao. Aqui estão apenas contempladas as matérias teóricas da disciplina, sendo que a parte prática não entra nestes meus resumos. Realmente falhei neste ponto da explicação e deveria ter dito acima. Quanto a Ana, respondo que não, o meu curso é praticamente direccionado para desenvolvimento de software, Sistemas de Informação e a sua integração no meio empresarial, entre outras claro, mas pelo meu entender é essencialmente isto.
Vou aprendendo também com os comentários que fazem e o meu meio de transmissão é certamente full duplex pois dou o que tenho e absorvo o que me mandam. Logo Obrigado
Nao consigo ver o documento nao encontro qualquer link ou anexo...
(03-12-2010 02:45)Kristey Escreveu: [ -> ]Nao consigo ver o documento nao encontro qualquer link ou anexo...

Só agora me deparei com esta thread. Também só há relativamente pouco tempo me registei neste fórum. ;D Também não consigo ver o link para o documento.
URL's de Referência