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Versão Completa: ICAP suspende segunda campanha Meo dos Gato Fedorento
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[Imagem: Meo-comandante-escuto.jpg]

No extrato da acta do Júri de Ética do ICAP, a que a agência Lusa teve acesso, a referida campanha é descrita como "desconforme" com os códigos da Publicidade e de Conduta do ICAP, "pelo que a sua divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta - quer na sua totalidade, quer em termos parciais - caso se mantenham os tipos de ilícito apurado pelo Júri de Ética".

O ICAP teve a mesma decisão na semana passada aquando da suspensão da campanha da PT "Experiência Meo Zapping", também após queixa da ZON, que acusava a empresa de violar os códigos da Publicidade e de Conduta do ICAP. Ambas as campanhas têm como protagonistas os comediantes Gato Fedorento.

No que refere à campanha "Experiência MEO velocidade de Internet", que compara a velocidade e eficiência do serviço Meo com de outras operadoras, o ICAP entende que "se está perante uma prática de publicidade comparativa implícita" entre os serviços da Meo e da ZON.

A campanha, sustenta o ICAP, não respeita os princípios fundamentais da comunicação do Código de Conduta do ICAP, conforme o artigo 4 em que diz que "todas as comunicações comerciais devem ser concebidas com o sentido de responsabilidade social e profissional e devem ser conformes aos princípios da leal concorrência, tal como estes são comummente aceites em assuntos de âmbito comercial".

Além disso, diz também que os anúncios atingem o princípio da veracidade (artigo 9), da comparação (artigo 15) e da denegrição (artigo 16), bem como o Código da Publicidade no que se refere à publicidade comparativa (artigo 16), que diz que não deve ser "enganosa" e "não desacredite ou deprecie marcas, designações comerciais, outros sinais".

O Código de Conduta do ICAP, informa a instituição, aplica-se ao conjunto da publicidade e de outras formas de comunicação comercial destinadas à promoção de bens ou serviços, "incluindo a promoção institucional e corporativa".

Os argumentos para a suspensão da campanha "Experiência MEO velocidade de Internet" são semelhantes aos da semana passada, aquando da suspensão da campanha "Experiência Meo Zapping".

Na ocasião, a PT disse que a campanha para televisão e internet do Meo "é permitida em Portugal" porque é baseada em estudos científicos, asseverando contudo que a empresa iria cumprir a lei e retirar a campanha onde participam os Gatos Fedorento do ar.

In Destak
(11-10-2010 18:28)Fábio Palma Escreveu: [ -> ]Na ocasião, a PT disse que a campanha "é permitida em Portugal" porque é baseada em estudos científicos (...)

Então!? Isto é publicidade! Isto sim, transmite a informação necessária às pessoas, de forma a que perceba o que é melhor na suas escolhas... É que, pelos poucos anúncios que vi, não vi mencionado qualquer marca "rival", ou "a comparar (marca especifica)". Se é normal pensar na Zon quando se vê os anúncios? É! "... não desacredite ou deprecie marcas, designações comerciais" Se assim fosse metade dos anúncios, estes que transmitem o mesmo "indirectamente", já não estariam no ar... Razão: Não são suficiente-mente "bem feitos"...

Esqueci-me... bom trabalho Fábio! Smile
O problema é a credibilidade dos estudos avlisrotiv.. e até que ponto estes são ou não honestos.
É como a historia do 'comprovado cientificamente'... não tenho duvidas que estes produtos tenham sido alvo de estudos científicos, e que ate tenha sido comprovado o pretendido.. mas ate que ponto é que é uma percentagem relevante? Ao sabes.

Neste caso também não sabes a origem do estudo, nem em que condições o mesmo foi feito.
Se todas as marcas poderem referenciar outras e fazer este tipo de comparativos em publicidade, o que vais passar a ver nos anúncios é alguém a falar mal do produto 'rival', e não a dar informação útil do seu produto.

A verdade sim, é que a qualidade dos serviços de internet depende de zona para zona e do factor 'cagada' (expressão utilizada pelo meu prof de SO portanto não me dêem na cabeçaTongue)

cumps!
A Liberdade, neste caso, de expressão confunde muitas pessoas...
Tal como na Sociedade, na publicidade existe muita... libertinagem!
A grande maioria da publicidade não tem como objectivo dar a conhecer um produto... tem sim, a intenção enganosa e e o exagêro como limite! Partem, os publicitários e quem encomenda, do principio que o publico é ignorante... só podem, vendo os anúncios actuais!
Já para não falar na repetição até á exaustão... num qualquer intervalo o mesmo anúncio passa duas ou três vezes!

Depois...

"A campanha, sustenta o ICAP, não respeita os princípios fundamentais da comunicação do Código de Conduta do ICAP, conforme o artigo 4 em que diz que "todas as comunicações comerciais devem ser concebidas com o sentido de responsabilidade social e profissional e devem ser conformes aos princípios da leal concorrência, tal como estes são comummente aceites em assuntos de âmbito comercial"."

As regras existem... que as cumpram!
Era giro ter acesso a esse tão falado estudo....
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