Forum Pplware

Versão Completa: Processador [Velocidade vs Cache]
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bom dia colegas,
Estou a pensar comprar um desktop para trabalho (não para jogar). Alguns dos programas que vou utilizar são de simulação numérica, como tal precisam de muito processamento e de memória RAM.
Dos orçamentos que tenho estou em dúvida qual será melhor em termos de processador por causa da relação velocidade x cache. Agradecia que me dessem a vossa escolha:

1) Intel Core i5-750 2.66GHz SKT1156 8Mb

2) INTEL Core i5-650 3.20GHz 4mb Cache

Obrigado pelo vosso contributo.

Abraço
Eu pessoalmente ia para o i5-750.
Podem parecer semelhantes mas são cpu's até muito diferentes.
Os dados que apresentou são muito enganadores, não lhe deram info muito importante:
- O 750 têm 4 cores físicos @ 2.66Ghz cada
- O 650 têm 2 cores físicos @ 3.2 Ghz cada
(o 650 tem tecnologia Hypertreading e tal mas nada bate têr mais cores físicos... exagerando um pouco é como comparar um PIV 3.6Ghz com um dual core a 2.2Ghz... parece mais lento, mas um ao lado do outro, o PIV leva uma sova que nem se endireita)

As vantagens do 650... já é fabricado com tecnologia 32 nanómetros, o que se traduz em menos calor gerado, menos consumo energético e um pouco mais de capacidade de overclock (o que, a não ser que se faça uma coisa fora de série não é assim tão importante, até porque se pode fazer o mesmo com o 750). O 650 têm um core gráfico embutido nele... o que para um "posto de trabalho na empresa" pode ser interessante, visto evitar ter que comprar uma placa gráfica... mas tirando isso...

Para mim o i5-750 é um i7 um pouco mais lento... O i5-650 é.... um i5 + gráfica num só esta é a minha opinião.
Eu pessoalmente ia sem dúvida para o 750!
Espero ter ajudado.
(16-10-2010 22:40)TiagoR Escreveu: [ -> ]Eu pessoalmente ia para o i5-750.
Podem parecer semelhantes mas são cpu's até muito diferentes.
Os dados que apresentou são muito enganadores, não lhe deram info muito importante:
- O 750 têm 4 cores físicos @ 2.66Ghz cada
- O 650 têm 2 cores físicos @ 3.2 Ghz cada
(o 650 tem tecnologia Hypertreading e tal mas nada bate têr mais cores físicos... exagerando um pouco é como comparar um PIV 3.6Ghz com um dual core a 2.2Ghz... parece mais lento, mas um ao lado do outro, o PIV leva uma sova que nem se endireita)

As vantagens do 650... já é fabricado com tecnologia 32 nanómetros, o que se traduz em menos calor gerado, menos consumo energético e um pouco mais de capacidade de overclock (o que, a não ser que se faça uma coisa fora de série não é assim tão importante, até porque se pode fazer o mesmo com o 750). O 650 têm um core gráfico embutido nele... o que para um "posto de trabalho na empresa" pode ser interessante, visto evitar ter que comprar uma placa gráfica... mas tirando isso...

Para mim o i5-750 é um i7 um pouco mais lento... O i5-650 é.... um i5 + gráfica num só esta é a minha opinião.
Eu pessoalmente ia sem dúvida para o 750!
Espero ter ajudado.

Obrigado.
Ajudaste imenso. Desconhecia toda essa informação.
Ta decidido. Smile
Abraço
URL's de Referência