Forum Pplware

Versão Completa: Comportamento estranho das teclas de atalho no Windows Vista
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Viva,

Desde que adquiri o portátil (Asus F3SV), integrando o Windows Vista Home Premium (PT), em Dezembro que dois problemas se mantêm:

- a tecla de atalho CTRL+T no explorador do Windows para seleccionar todo o conteúdo não produz qualquer acção, embora no menu Editar > Seleccionar Tudo exista essa opção e funcione, indicando esse mesmo atalho. Estranhamente, nas restantes aplicações (e.g. Notepad, Word, etc.) a tecla de atalho funciona;

- no Excel outra situação anómala sucede: por vezes as teclas de atalho CTRL+C e CTRL+V para copiar e colar conteúdos e CTRL+G para guardar documentos por vezes funcionam, outras vezes não. Não consigo determinar a causa. Quando não funcionam activam o atalho Eliminar (!?). E isto decorre durante toda a sessão do Excel, ou seja, desde que inicio a aplicação até que a encerre, ou essas teclas de atalho funcionam sempre, ou nunca funcionam.

A situação é tão estranha que já procedi da seguinte forma: arrancar com o portátil e iniciar o Excel como primeira aplicação e mais nenhuma. Testar as teclas de atalho. Em algumas situações as teclas de atalho funcionavam correctamente, noutras não - mesmo se realizar qualquer outra acção no SO após o arranque normal.

Alguma dica ou ajuda para contornar estas anomalias? agradeço desde já.

Marco
Pelo que conheço, penso que será um problema de tradução (onde te indica uma tecla de atalho mas na realidade é outra, que mesmo por não indicar, não conheces). Neste caso sugiro que procures na net o atalho em PT.

Também podes ter alguma funcionalidade "extra-Windows", ou seja, algum programa que esteja globalmente a usar ou monitorizar a actividade desse atalho e/ou teclas...
Há 15 dias atrás aconteceu-me exactamente a mesma coisa no Excel 2007...os atalhos deixaram de funcionar por completamente e apagavam tudo o que seleccionava...

Fartei-me de procurar soluções em tudo que era sitio...desliguei o pc...voltei a ligar...voltou ao normal...e partir daí nunca mais tive problemas...

Experimenta esta "resolução"...se mesmo assim não funcionar...pega num martelo pneumático com ponteira de 22" e tens de a apontar mesmo na entrada firewire...e pões o martelo a funcionar...de certeza que vai dar assim...mas tem mesmo de ser de 22", senão corres o risco de arrebentar completamente o pc...ehehehe


Tenta mesmo ligar e desligar...foi como eu fiz...por sorte deu na altura...pode ser que funcione...


Abraço
Lembrei-me de uma coisa que me aconteceu hoje... podes ter clicado em algum atalho que altera a "disposição" do teclado.

Tenta ver nas definições se está correcto.
(23-09-2008 11:04)Bruno Bernardino Escreveu: [ -> ]Pelo que conheço, penso que será um problema de tradução (onde te indica uma tecla de atalho mas na realidade é outra, que mesmo por não indicar, não conheces). Neste caso sugiro que procures na net o atalho em PT.

Também podes ter alguma funcionalidade "extra-Windows", ou seja, algum programa que esteja globalmente a usar ou monitorizar a actividade desse atalho e/ou teclas...

Viva,

No entanto as teclas de atalho funcionam noutras aplicações. Apenas o CTRL+T no explorador e CTRL+C e CTRL+V no excel não funcionam. É esse o efeito que não compreendo.

Marco
(24-09-2008 11:07)burgada Escreveu: [ -> ](...)Tenta mesmo ligar e desligar...foi como eu fiz...por sorte deu na altura...pode ser que funcione...

Viva,

Sim, quando reinicio por vezes a situação desaparece (no excel, o CTRL+T no explorador nunca ficou activo). Mas é uma lotaria: por vezes no excel essas teclas de atalho funcionam, outras vezes não. Não existe um padrão - ou eu ainda não o detectei.

Mas se sempre que necessitasse dessas teclas de atalho tivesse que reiniciar o sistema, era obra! Essas teclas de atalho tornam o trabalho muito eficiente quando se manuseia uma folha de cálculo, daí a minha pretensão de corrigir a situação.

Marco
(24-09-2008 11:27)Bruno Bernardino Escreveu: [ -> ]Lembrei-me de uma coisa que me aconteceu hoje... podes ter clicado em algum atalho que altera a "disposição" do teclado.

Tenta ver nas definições se está correcto.

Viva,

Teclado sempre em Portugues. Notem que se tiver excel e word abertos, simultaneamente, as teclas de atalho CTRL+C e CTRL+V funcionam no word mas não no excel, da mesma forma que o CTRL+T funciona no word mas se no momento seguir usar no explorador do windows já não funciona.

Alguma ideia de como contornar a situação?

Marco
Ctrl+T não funcionar no vista pt-pt: Aconteceu comigo e com muito mais gente. Ao que parece é bug nalgumas versões do vista e ninguém na microsoft esteve (durante pelo menos o último ano!) interessado em corrigir. Experimenta manter premidas as teclas 1 segundo. Ao que parece, após esse delay o atalho funciona no explorer. LOL

Atalhos copiar e colar no excel: Também aconteceu comigo após uma actualização do office que veio pelo windows update. Restaurei o sistema para um ponto anterior e o problema ficou resolvido. Após ter o office sp1 desactivei as actualizações do mesmo via windows update. Remédio santo.
URL's de Referência