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Versão Completa: Super Mario - 25 Anos
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[Imagem: SuperMario.jpg]

A aposta na marca de uma forma consistente é a principal explicação para a longevidade do Super Mario, o boneco de videojogos que está a comemorar 25 anos, disse hoje à agência Lusa António Gonçalves, da Seed Studios.

“Continua a ser ainda hoje a marca de jogos mais vendida de sempre”, salientou o administrador da Seed Sudios, uma das poucas empresas portuguesas especializadas na criação de jogos para consolas.

António Gonçalves realçou que o boneco de bigode da Nintendo “foi um dos primeiros a entrar no mercado de videojogos e conseguiu ser consistente”, acompanhando a evolução tecnológica, das antigas consolas Arcade até às actuais portáteis.

A japonesa Nintendo está a comemorar este mês os 25 anos do primeiro pacote de jogos Super Mario Bros., com as aventuras dos irmãos Mario e Luigi, mas a personagem nasceu quatro anos antes.

O boneco foi criado em 1981 por Shigeru Miyamoto baseado no popular Popeye, mas a Nintendo não conseguiu os direitos para utilizar este personagem, o que levou o autor a mudar o nome para Jumpman, no jogo “Donkey Kong” (nome que substituiu Brutus).

No jogo seguinte, “Donkey Kong Jr.”, o nome foi de novo alterado, agora para Mario, por sugestão de um responsável da Nintendo, que reparou nas parecenças de Jumpman com Mario Segale, o senhorio do escritório da empresa nos Estados Unidos.

Mario começou por ser um carpinteiro, mas nos jogos seguintes mudou para canalizador e depois para jardineiro.

Devido a limitações gráficas das consolas Arcade de então, Miyamoto escolheu cores muitos vivas e contrastantes, o vermelho e o azul, para as roupas de Mario, colocou um boné para não ter de desenhar o cabelo e tapou a boca do boneco com um grande nariz e um bigode farfalhudo, para não se ver que os lábios não se moviam.

O boneco sofreu ligeiras alterações nas versões seguintes, mas manteve os traços principais e é utilizado pela Nintendo como ícone e imagem de marca da empresa.

António Gonçalves atribuiu a esta associação o motivo principal do êxito e da longevidade de Mario, mas destacou também o facto de o jogos em que o boneco aparece serem sempre muito simples, destinados fundamentalmente a uma faixa etária infanto-juvenil.

“A Nintendo aposta em jogos intuitivos, mais familiares. E também nunca foi muito arrojada no desenvolvimento de hardware. É muito inteligente a forma como remodela o hardware, fazendo ‘restyling’”, realçou.

António Gonçalves referiu que a Seed Studios já criou jogos para consolas da Nintendo, mas “a Xbox [da Microsoft] e a PlayStation3 [da Sony] têm uma capacidade gráfica muito maior”.

Para este administrador, em Portugal “há algumas empresas que estão a dar os primeiros passos”, mas não se pode falar ainda numa verdadeira indústria nacional.

“Não podemos dizer que já existe uma indústria de videojogos em Portugal, mas já conseguimos provar que é possível”, afirmou.

António Gonçalves realçou que em Portugal é possível fazer videojogos “seis a sete vezes mais baratos”, porque “os salários são mais baixos e os custos de manutenção de uma empresa também”.

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