Forum Pplware

Versão Completa: Phishing agora chega em papel
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Já tinha ouvido falar de uma nova técnica de phishing que chega a casa, em papel, via CTT?

Pois eu não sabia que os métodos modernos usavam os meios tradicionais para levar as pessoas a caírem no chamado "conto do vigário".

Foi esta manhã quando à empresa chegou, como todos os dias, a correspondência e no meio vinha em envelope com selo da África do Sul.

Uma carta, em papel, redigida ao computador mas assinada ao punho onde a pretensa Senhora Roseline Bala conta a trágica situação que vive, à qual lhe terá sido tirada a sua quinta e como foi um acto compulsivo, esta foi queimada e o marido assassinados por apoiantes do tirano presidente do Zimbábue, Robert Mugabe.

[Imagem: imagem_phishing_ctt_small.jpg]


Como podem ver na foto em cima, que tirei à trágica carta, esta pede dinheiro, sem risco, com a promessa de 30% dos lucros gerados por esse dinheiro investido. Como está assegurado (o investimento) por uma companhia de seguros a Dona Roseline faz questão de frisar que é um investimento sem qualquer risco.

NÃO É VERDADE, NÃO CAIAM NESSA....

Certamente que os portugueses não levarão esta carta a sério, pois é uma "velha nova forma" de roubar as pessoas. As autoridades deveriam saber disto e agir em conformidade.
Pensei que agora apenas usassem correio electronico e assim lol
Qualquer das formas...

http://fraudes.no.sapo.pt/carta%20nigeri...assica.htm
Também recebi uma carta do género mas em formato digital, mas em situações diferentes. As novas ameaças do futuro parece que querem atingir a nossa fragilidade, mexe com as nossas emoções. Não me admiro nada que se criem outro tipo de crimes, que existem mas não tanto que nos façam entrar em pânico. Como as falsas relações (amores) que nos possam a vir manipular de forma a nos roubar e usar o que sentimos para pedir que cometamos crimes... Podem achar absurdo, mas este crime se vir a existir em grande escala, pode trazer uma nova ameaça a nível global. A crise pode vir a trazer este tipo de vandalismo emocional, sejamos sinceros, quando nos envolvemos com alguém durante muito tempo, fica difícil de acreditar que aquela pessoa quer o nosso mal, é assim muito mais fácil "contagiar" alguém, porque mesmo que nos digam que estamos a ser usados, etc, nós mesmo que acreditarmos nisso não conseguimos aceitar e podemos vir a cometer crimes, mesmos pessoas ditas estáveis. Porque as relações têm o poder de descontrolar o nosso intelecto. Mantenham-se atentos, podem vir a ser vitimas de vocês mesmos.
Mais info sobre este tipo de scams (e algumas risotas à mistura): http://www.419eater.com/ Wink
LOL... Priemeira vez que vejo phishing desta forma.... Big Grin Mas thks pela foto... assim foquei a conhecer este tipo de phising Tongue
Ah, um aparte que nem me lembrei na altura. Ainda nos tempos que a net em Portugal dava os primeiros passos em dialup, na empresa em que trabalhava na altura recebemos uma carta desse genero. Como veem, o scam é antigo, apenas se actualizou às novas tecnologias Wink
URL's de Referência