Forum Pplware

Versão Completa: Integração entre website e ERP
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas a todos,
Estou a desenvolver um website (loja) integrado com um ERP.
Ou seja, a ideia é que haja uma interacção entre o website e o ERP do cliente a

nível de stocks,produtos e dados do cliente.
O ERP do cliente tem uma base de dados SQL Microsoft . O site pretendo desenvolver

em php mas poderei mudar de ideias consoante as necessidades.
Consegui fazer uma ligação por php à base de dados do ERP sem problemas , mas

agora tenho questões a ultrapassar um pouco complexas e em que preciso da vossa

ajuda , ideias e experiências.

Pelo que pesquisei na net sobre este tipo de integração existe sempre algo que faz

a ponte entre a base de dados do ERP e uma réplica dessa mesma base de dados que

se encontra online no servidor do (website) , fazer o uso directo da base de dados

do ERP não seria boa ideia.Sendo assim tem de haver actualizações entre elas para

que os dados se mantenham correctos.

Agora a minha dúvida é como o fazer?? que conselhos me dão? como fariam um

projecto destes??

Todas as ideias são bem vindas para tentarmos chegar a uma conclusão .

Cumprimentos a todos e obrigado,

Paulo
Honestamente, e tendo em conta que te registaste com um username "spam-like", olhando para a natureza da questão, parece-me que esta questão seria alvo de consultoria paga e muito provavelmente estarás a ser pago para fazer este projecto.

No entanto, o que te posso dizer é que poderias criar um cron que sincronizasse os dados que necessitas da BD local (do website) para a BD externa (do ERP), desactivando momentaneamente a loja (apenas finalização de encomenda) durante este processo.

Talvez fizesse sentido sincronizar de forma inversa outros dados, tais como clientes, etc.

Desta forma não interessa qual o motor de BD que tens em cada lado, desde que te consigas ligar com PHP aos dois.
(13-12-2010 13:08)Bruno Bernardino Escreveu: [ -> ]Honestamente, e tendo em conta que te registaste com um username "spam-like", olhando para a natureza da questão, parece-me que esta questão seria alvo de consultoria paga e muito provavelmente estarás a ser pago para fazer este projecto.

No entanto, o que te posso dizer é que poderias criar um cron que sincronizasse os dados que necessitas da BD local (do website) para a BD externa (do ERP), desactivando momentaneamente a loja (apenas finalização de encomenda) durante este processo.

Talvez fizesse sentido sincronizar de forma inversa outros dados, tais como clientes, etc.

Desta forma não interessa qual o motor de BD que tens em cada lado, desde que te consigas ligar com PHP aos dois.

Boas , sou programador web de uma empresa e estamos a desenvolver este projecto para adquirir o conhecimento de como fazer para aplicar em futuros projectos.
Penso que estes foruns são para nos ajudarmos uns aos outros, daí ter colocado aqui a questão.
Obrigado pela dica , vou continuar a recolher respostas de modo a pensar qual a melhor solução..
Obrigado
Biba,

Em relação à interacção com a BD do SQL do ERP, terminei há cerca de 1 mês, um site, que acede directamente ao SQL Server do ERP Sage Infologia.

Site num alojamento externo e o SQL num servidor aqui na empresa com ip fixo.

Não vejo qualquer problema, visto que as funcionalidades do site que acedem ao SQL Server, além são apenas para os nossos clientes e apenas fazem uso do SELECT.

Se tiveres dúvidas, questiona.

Cumprimentos,
Rui Costa
(13-12-2010 15:19)ruicosta Escreveu: [ -> ]Biba,

Em relação à interacção com a BD do SQL do ERP, terminei há cerca de 1 mês, um site, que acede directamente ao SQL Server do ERP Sage Infologia.

Site num alojamento externo e o SQL num servidor aqui na empresa com ip fixo.

Não vejo qualquer problema, visto que as funcionalidades do site que acedem ao SQL Server, além são apenas para os nossos clientes e apenas fazem uso do SELECT.

Se tiveres dúvidas, questiona.

Cumprimentos,
Rui Costa
Boas ,
Em primeiro lugar obrigado pela resposta.
Os meus problemas aqui são que eu pretendo ir um pouco além do select , por exemplo, um cliente pode encomendar algo através do site e essa encomenda além de entrar logo para o ERP ainda faz o desconto no stock. Ou seja, eu vou estar a fazer operações na BD do ERP como se estivesse a trabalhar nele. Tal como vou verificar se há produto no stock , etc. Se eu tiver muita gente na loja e estiver a fazer select sucessivos à bd do ERP aquilo deve ficar um pouco lento não?

Se eu tiver uma réplica da BD e fizer todos os selects sobre essa réplica e só quando for concretizar algo é que o faço na BD não teria o problema de estar a interferir com o trabalho dos utilizadores do ERP.

Depois a nivel de segurança, será seguro fazer operações directamente sobre a BD ?

Obrigado pela ajuda
Bem,

Será seguro aceder directamente À BD ? Há alguma aplicação web 100% segura? Parece-me que não.

Tendo uma réplica continuas com o mesmo problema de segurança, e porquê? Porque se houver alteração de dados na réplica, aquando da sincronização com a BD original provavelmente irás propagar essas alterações.

Bom problemas de segurança irão sempre existir.

Já agora, para não te deparares com o problema de pensares que vais emitir a encomenda 5 e quando fores a sincronizar esta já existir, utiliza as séries do ERP.

Crias uma série somente para documentos web e desta forma terás documentos financeiros (factura, recibo, guias, etc) gerados apenas pelo site e até pensando melhorvais fazer com que qualquer ataque afecte apenas os documentos web, deixando de fora os documentos criados na empresa física.

Em relação à possível lentidão terás de analisar alguns pontos:
Quantos postos na loja, emitem documentos em simultâneo?
Que servidor aloja o ERP? (já agora, qual é? Sage, Primavera, PHC?)
Que ligação à net irá suportar o acesso ao servidor? Fala com o operador de telecomunicações. Em tempos a vodafone tinha boas ligações dedicadas, tipo 2MB download / 512kb upload por preços que rondavam a metade do proposto pela PT.
Número de clientes online previstos?

Não há planos garantidos, o que aconselho será traceres um plano tendo em conta estes entre outros factores previstos, e começares por uma solução "mais barata" tendo sempre em vista o seu upgrade a quelaquer momento que seja necessário.
URL's de Referência