Forum Pplware

Versão Completa: Investigadores desenvolvem computador com um milímetro cúbico
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um monitor de tensão ocular para pacientes com glaucoma com apenas um milímetro cúbico é um dos protótipos apresentados por uma equipa de cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, na International Solid-State Circuits Conference, que decorre em São Francisco.

[Imagem: imagem_computador_1milimetro.jpg]

Ainda sob a forma de protótipo, este dispositivo está desenhado para ser implantado nos olhos de pessoas que sofrem de glaucoma, com o objectivo de monitorizar a tensão intra-ocular. Com apenas um milímetro cúbico, o sistema contém um micro-processador, um sensor de tensão, memória, uma bateria ultra-fina, uma célula fotovoltaica e uma antena-rádio que transmite os dados recolhidos para um dispositivo fora do olho.

"Este é o primeiro sistema de computação completo à escala milimétrica", diz Dennis Sylvester, um dos autores do dispositivo, num comunicado de imprensa da Universidade de Michigan. "O nosso trabalho é único, porque estamos a falar de sistemas completos. Recolhemos dados, armazenamo-los e transmitimo-los. As aplicações para sistemas deste tamanho são infinitas".

O novo sistema é a terceira geração de um chip desenvolvido por este grupo de investigação. O sistema recolhe informação de 15 em 15 minutos e consome uma média de 5,3 nanowatts. Para que a bateria se mantenha carregada, é necessário uma exposição à luz artificial de 10 horas diárias ou de apenas 1,5 horas de luz solar. O sistema consegue guardar uma semana de informação.

Fonte: RTP
Tamos quase lá...... Big Grin
URL's de Referência