Forum Pplware

Versão Completa: HACK num Magalhaes MG I
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde a todos,
antes de mais uma pequena apresentação ( eu sei... não é aqui...) mas a pressa dá nestas coisas.

O meu nome é Sérgio, sou de V.N. Famalicão e sou seguidor do pplware á já algum tempo e uma vez que tenho como vida profissional a Informática, venho cá "beber" muita coisa.

Aproveito a deixa para apresentar o meu projecto e as minhas duvidas...
Então cá vai.

Eu sou um feliz proprietário de um Land Rover Discovery 200tdi de 93 e á algum tempo surgiu-me a ideia, "porque não fazer um CAR PC..." e daí á implementação foi 1 passo.

Aí começaram os meus problemas Big Grin ...

1º - escolher a plataforma...
bom, isso foi relativamente simples, uma vez que estou ligado ao mundo da informática, tenho contacto com várias plataformas e vários equipamentos, dos quais por razões várias haviam virtudes e defeitos. alguns $$$ monetários.
Por acaso do destino, tive um cliente que pretendia desfazer-se de uma Magalhães MG 1 em perfeito estado de conservação ( com a excepção do cronico disco ZIF 1.8" ). Obtive esta maravilhosa plataforma pela modica quantia de 30€ Big Grin , e disse para mim, já tenho um meu CAR PC!!!

2º - Suporte fisico.

Uma vez que os hdd, dos Magalhaes são uma "m€#0a", e de vez em quando tenho q sair de estrada ( subir passeios e tal... Big Grin), necessitava de um suporte que não fosse susceptível de sofrer algum problema por vibrações indesejadas.
A minha escolha obvia foi, colocar um SD card, visto que o MAG, traz um leitor de base e o BIOS permite executar o Boot por lá ( bem como por USB).

3º - o S.O.

O enredo começa a engrossar...
Para poder instalar um S.O. estavel, relativamente seguro e que me apresentasse garantias de evolução bem como a capacidade de instalar aplicações de Navegação p.ex. ou acesso NET etc. Optei inicialmente por tentar instalar o nosso amigo... XP! ... mas não deu Sad
Por alguma razão, independentemente das tentativas, sempre que conseguia pré-instalar o Windows, pelas diversas ferramentas que experimentei, o resultado era sempre o mesmo, não consegui fazer um boot completo. Ou crachava no arranque ou dava falha no NTLDR ou outra coisa qq.
Então ( e só não tentei 1º porque sou NABO!), vire-me para o LINUX...

3ºA - A distro ideal...
Bom... aqui então... Lá fui eu muito contente procurar uma versão que funcionasse de forma rápida e leve num cartão de 4Gb que tenho pra lá parado, e a minha 1ª escolha foi UBUNTU versão netbook.
Esta ultima versão para as caracteristicas que o MAG tem tornava tudo muito pesado... até que me deparei com uma versão chamada de eeebuntu ( AURORA agora...), que se veio revelar uma verdadeira pérola... Alem de ser o que necessito num S.O., é super rápido no MAG. ...

4º- instalação e configuração do hardware.
A versão disponível para download do eeebuntu, é já uma versão que a Canonical deixou de suportar, e por isso esta sempre a "chatear" com essa mensagem, embora seja possível executar alguns updates.
Quanto á instalação esta versão é muito simples (ao estilo UBUNTU) e detectou todos os dispositivos do magalhaes, incluindo webcam, as funções dos botões de control multimédia ( volume, brilho, etc...).

5º - a transformação num CAR PC.

Estive a magicar sobre como colocar este pequeno no meu Land e funcionar.
Eu para já necessitava de colocar os meu Putos entertidos durante as viagens e para isso iria fixar o MAG numa consola que estou a fazer para fixar no tejadilho junto ao espelho. Uma vez que a VGA do MAG. permite a inversão do Video, consigo fixa-lo de cabeça para baixo e usado dessa forma. Mas eu pretendia um pouco mais dele, como por exemplo, GPS... e ...foi aí que me espalhei...

... O meu mundo não é o Linux e por isso os meus conhecimentos são muito, muito, muito básicos ....

Estava a tentar instalar o software de navegação tangoGPS via BlueTooth, ligado a um gps Holux GPSlim236 BT, para isso naveguei e parti pedra até encontrar este site que me ajudou ( MUITO! ) a conseguir ligar o meu BT dongle da Conceptronic ao GPS. Contudo, ( e embora o TangoGPS diga que está ligado ), não consigo obter informação em condições, abrir o terminal como aparece no tutorial e executei os comandos como indicado, e sei que a ligação está feita, porque quando testo o comando retorna caracteres, mas umas cenas esquisitas tipo !"#$%&/()= ou qq coisa do género. e não os dados correctos do GPS, ( alias nem consigo ver se o GPS faz o fix da posição...). Mas mal desligo o GPS ele para de debitar caracteres.

Pergunto eu:

Estará a ligação correcta?
Será a configuração da porta que não está a emular a COM á velocidade correcta?

Como corrijo esta treta?

Tnks a todos pela ajuda que eventualmente me possam dar.

P.S. - o meu proximo passo será integrar 1 Arduino UNO para obter alguns dados da mecânica do meu menino.

1 Abraço a todos.
Primeiro que tudo, aconselhava-te a testares com outro dongle de BT não vá o problema advir dai.. uma pergunta que pode parecer estúpida, mas que não é assim tão descabida.. já viste se o dongle não é bluetooth tipo 1.0 ou coisa do género? Acontece muitas vezes uma pessoa recorrer 'aquela' pen bluetooth la de casa que se encontrou perdida numa gaveta, e depois ter problemas, exactamente porque a pen já é velha e o protocolo bluetooth já não é compatível. Verifica isso primeiro, antes que percas tempo com o SO quando o problema pode não advir dai.

(para a próxima vê se fazes a historia mais curta Tongue tive a ler isto tudo para chegar a conclusão que a pergunta estava no fim! não saltei logo para o final do texto não fosse perder alguma informação que fosse útil para o problema)

cumps!
Olá bom dia,

bom é provavel que possa ser isso, uma vez que esta pen já tem alguns anos, e por exemplo para fazer sinc. com algum dispositivo é um filme...
vou tentar c/ outro para ver se tenho melhores resultado Big Grin

já agora, o que acham do projecto?

estou a tentar documentar o melhor q posso e estava a pensar criar um thread aqui para seguir a construção deste Hack...
Eu primeiro lugar gostava que dizer que somos conterrâneos Tongue.
Em relaçao ao projecto parece ser um projecto bastante porreiro, podes ate postar alguns artigos como replicar, algumas fotos para mostrar o desenvolvimento Smile


Bom Trabalho
Citar:Eu primeiro lugar gostava que dizer que somos conterrâneos Tongue.
Em relaçao ao projecto parece ser um projecto bastante porreiro, podes ate postar alguns artigos como replicar, algumas fotos para mostrar o desenvolvimento Smile


Bom Trabalho

Força no projeto! Big Grin
humn, isto é só pessoal de famalicão por cá Smile
hehe... os bons aparecem todos juntos Wink

tenho estado um pouco parado com este projecto, porque é uma cena pra fazer nas horas vagas ( ultimamente tenho tido poucas).

Chegou hoje um adaptador BT conceptronic 2.0, pra testar a nossa teoria...

vou tentar documentar c/ fotos...

até breve.
Era melhor teres pedido isso emprestadoTongue o que disse era apenas um palpite !
Não me responsabilizo Tongue

cumps!
Bom, eu sei que era 1 palpite, mas tambem não faz mal pq. se não der ponho-o á venda... o prejuizo não é assim tanto...

1 abraço.
Boas

Antes de mais nada, pesso desculpa por estar a desenterrar um post "antigo", mas acho que o posso ajudar.

Eu mais um colega meu aqui á uns tempos desenvolvemos uma aplicação (em c e em python), que reconhece o dispositivo GPS, conecta-se por Bluetooth e mostra os dados recebidos. Isto tudo em linha de comandos. Mas consegue-se ver todos aqueles dados necessários (altitude, latitude, longitude, hora do satélite, etc.).

Não é propriamente o melhor software do mundo, mas dá para ter noção do que está a correr mal..

Caso necessite contacte-me. (pinheiro.alexandre2@gmail.com)

Um abraço
Alexandre Pinheiro
URL's de Referência