Forum Pplware

Versão Completa: Archlinux vs Ubuntu vs other
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boas!!

Sou utilizador de Ubuntu já à uns anitos, mas ando um pouco desiludido com a performance do novo Ubuntu.

1º não gosto do unity
2º deixa-me o pc lento
3º consome 3x mais bateria que o anterior e 2x mais que o janelas..

Bem, como não gosto de janelas, mas tambem nao estou a gostar deste ubuntu, gostava saber o que aconselham..

Archlinux?? Ou outro qualquer??


PS: também não gosto do fedora.(Sim sim, eu sei que sou esquisito, mas ja são uns anitos agarrado ao deb) =)


Um abraço
Alex
Se não queres as coisas out of the box, ou se pelo menos não fazes questao que assim seja, aconselho-te realmente archlinux.

É a distribuição que uso já faz 2 anos (ou pelo menos quase), e não me vejo a mudar tão cedo.. alias só mudo se realmente houver grandes mudanças ou da parte do arch (mudanças que não me agradem), ou que surja outro sistema totalmente diferente e inovador.

É verdade que perdes algum tempo a por as coisas a gosto, mas pessoalmente não considero isso uma desvantagem, muito pelo contrario. Depois de teres tudo a funcionar como queres a verdade é que serão poucas as vezes que terás que te chatear com o que quer que seja. As alterações que vão sendo feitas (não tanto a nível da distribuição em sim mas mais a nível de actualizações das apps que utilizas) de forma gradual e bastante mais lentas (leia-se gradual) do que no ubuntu.

Em vez de teres uma grande mudança de 6 em 6 meses, sofres essa mudança forma nivelada ao longo do período o que faz com que qualquer problemazinho que tenhas, o possas resolver pois percebes facilmente de onde é que este surge. Não há scripts de detecção de hardware e afins, e por isso és tu que configuras tudo. Vantagens? Configuras uma vez e esta tudo tratado. No ubuntu se passado 6 meses alterarem os scripts corres riscos de o hardware deixar de ser detectado, pois o universo de configurações (hw) é demasiado vasto para o pessoal da canonical o conseguir testar todo.

Em termos de aplicações,vais ter acesso a T U D O. Não há necessidade de adicionar repositórios pois os repos oficiais são mesmo muito completos. O que não houver nos oficiais(controlados pelo staff do arch) está no AUR (arch user repository) que é um repositório para utilizadores como a sigla indica. Aqui todos podem inserir pacotes e há para todos os gostos, logo a percentagem de aplicações não existentes para a distribuição é ~0%.

No que toca a documentação é a melhor que podes encontrar provavelmente (acho que a de gentoo não é tao completa). Tens uma wiki com a explicação para tudo o que possas imaginar.
O forum não é tão populado como o do ubuntu, mas em termos de 'know how' podes crer que é bem superior.. O facto de ter menos pessoas não é um ponto negativo, pelo contrário, pois não há aprendizes de feiticeiro a atirarem 'bitaites' para o ar sem saberem do que estão a falar.

Se quiseres instalar a distribuição aconselho-te a seguir o begginers guide que está na wiki que é a melhor documentação para o fazeres (tem os steps todos sem excepção).

Para o blog já escrevi dois artigos sobre o arch, se quiseres ler acho que te tirará algumas duvidas:


Introdução/Review

FAQ


Em alternativa podes sempre instalar debian que também é uma excelente distribuição.

Qualquer duvida que tenhas posta ai que terei todo o gosto em ajudarWink Se depois tiveres alguma duvida mais complicada ou qualquer coisa, envia PM e posso dar-te o meu mail.

cumpsWink
Muito obrigado pela ajuda Smile

Vou sacar o ARCH e vou testar hoje mesmo.

Depois darei noticias Smile

PS: Vale a pena testar com gnome 3? ou ainda é cedo?


Abraço
Alexandre
São gostos.

Pessoalmente não gosto de utilizar Desktop Environments, portanto a minha opinião também não é muito isenta.. de qualquer das formas acho que o gnome3 ainda deve estar um pouco verde, e o gnome 2.6 será uma escolha mais segura. Se tiveres mesmo curioso instala primeiro numa maquina virtual, e então decide se achas que vale a pena por gnome3 ou não.

cumps
Boas!!

Já instalei aqui numa maquina em casa, para ver se é mesmo isto que queria. Smile
Por enquanto vou deixar o gnome 2.6. Smile

Agora vou criar uma partição com o debian para testar.

Para a semana ja devo saber qual a distro dos próximos anos Tongue

Obrigado pela ajuda
Alexandre
Boa sorte com issoWink

cumps
Boas,

Gostava de experimentar o Arch, mas depois de ter visto o suposto manual de instalação já perdi um pouco do apetite para o fazer, não existe nenhum modo de instalação gráfica?
Se não gostas do método de instalação como é que gostavas de experimentar ArchLinux? Arch é isso mesmo...fazeres quase de raiz a teu gosto.. se queres uma instalação 'xpto' gráfica, com tudo feitinho, que diferença faz instalares arch ou ubuntu por exemplo?

cumps
Eu instalei Arch aqui numa maquina em casa para testar (como tinha dito acima), e posso-te dizer que é complicado no inicio.
Mas depois de estar tudo instalado, é mesmo muito bom Smile
Depois de instalado é mesmo muito estavel! Mas nao faz dele uma distro para newbies, e muito menos que dispense umas configurações à mao! Alias.. é essa a filosofia, -> KISS (keep it simple, stupid)

cumps!
Páginas: 1 2
URL's de Referência