Forum Pplware

Versão Completa: [Problema] Apaguei unidade lógica e o pc não arranca
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Partição apagada e windows não arranca

Boas. Hoje quando estava a instalar o Windows Xp e posteriormente o ubuntu no meu Esprimo Mobile v5515 cometi um grande erro. Acontece que instalei o Windows XP numa partição (C: ) e posteriormente ia instalar o UBUNTU 11.04. Para isso, arranquei a partir de uma USB e utilizei o menu de instalação do UBUNTU para criar novas partições.

No início tinha:
(X: ) - Primária -Partição de recuperação (aquela que vem em todos os portáteis agora)
(C: ) - Primária -Partição com a instalação do windows

E então criei mais algumas:
(X: ) - Primária -Partição de recuperação (aquela que vem em todos os portáteis agora)
(C: ) - Primária -Partição com a instalação do windows
(D: ) - Lógica
(U: ) - Primária - Para instalar o UBUNTU
(S: ) - Lógica - SWAP area para o UBUNTU

Isto está bem feito? Bem, estava tudo a correr bem quando entrei novamente no Windows e fui à gestão de discos e acidentalmente apaguei a partição (D: ) O computador pediu-me para reiniciar e nunca mais voltou a arrancar! Ainda aparece o logo a carregar o windows mas depois dá um blue screen e reinicia imediatamente! Tentei arrancar a partir da pen onde tinha o UBUNTU para instalar, e naquele menu onde aparecem as partições, já não está partição nenhuma!! Alguém sabe o que me aconteceu? e como posso resolver?? Será que apaguei o disco todo ao fazer aquilo? Ajuda por favor, estou mesmo à rasca

Espero uma resposta vossa, Obrigado

João Costa

Experimenta com o CD do Windows XP.
Ou experimenta o Hirens Boot CD, a ver se consegues ter acesso ao teu disco.

Como o disco D era um disco lógico, ao apagares da forma como apagas-te, deve ter criado uma instabilidade no sistema, isto é, o sistema deixou de ler a partição, daí o Blue Screen.

Com o Windows XP, tenta ver se consegues formatar novamente o PC.

O sistema de ficheiros do teu disco deve ter ficado corrompido, tenta formatar com Windows XP.


Em todas as vezes que na Universidade precisava de apagar alguma partição, sempre me disseram para nunca apagar a partir do gestor de discos.
Usava sempre um CD do Windows XP, chegava à parte onde aparecem os discos, e apagava a partição que queria, depois bastava reiniciar, que ficava tudo a funcionar bem.

Quando se apaga partições com o disco a funcionar, raro caso que não dê problemas.
Na realidade, a tua partição não foi apagada, foi só apagada no gestor de discos do sistema, então, o sistema está a tentar ler essa partição, mas por sua vez, o sistema não consegue encontrar / reconhecer.

Por exemplo, no teu disco tens 4 partições, e o sistema só reconhece 3/4, ora isto irá dar problemas.
Tal como te está a acontecer.


Apesar de sempre me terem dito para não fazer desta forma, à uns tempos experimentei apagar pelo gestor de discos do SO, e deu uma bronca das grandes. Não voltes a cair no mesmo, apaga sempre pela forma segura.
Obrigado Mettafox. Como não obtive resposta imediata e o meu pai precisava do pc o mais brevemente possível, acabei por apagar por completo a tabela partições e criar uma nova, utilizando o GParted. Claro que para isto tive de formatar o disco. Com os cds do windows xp/7 ou mesmo com os do ubuntu, quando chegava à parte das partições, dizia que tinha o espaço total do disco não alocado. O problema agora é que perdi a partição de recuperação do sistema (aquela partição de recuperação que até serve para fazer os cds de recuperação). Será
Obrigado Mettafox. Como não obtive resposta imediata e o meu pai precisava do pc o mais brevemente possível, acabei por apagar por completo a tabela partições e criar uma nova, utilizando o GParted. Claro que para isto tive de formatar o disco. Com os cds do windows xp/7 ou mesmo com os do ubuntu, quando chegava à parte das partições, dizia que tinha o espaço total do disco não alocado. O problema agora é que perdi a partição de recuperação do sistema (aquela partição de recuperação que até serve para fazer os cds de recuperação). Será que há maneira de obter esses ficheiros? Isso anda aqui pela net?

Cumprimentos,
João Costa
(25-05-2011 23:06)joaocosta_912 Escreveu: [ -> ]Obrigado Mettafox. Como não obtive resposta imediata e o meu pai precisava do pc o mais brevemente possível, acabei por apagar por completo a tabela partições e criar uma nova, utilizando o GParted. Claro que para isto tive de formatar o disco. Com os cds do windows xp/7 ou mesmo com os do ubuntu, quando chegava à parte das partições, dizia que tinha o espaço total do disco não alocado. O problema agora é que perdi a partição de recuperação do sistema (aquela partição de recuperação que até serve para fazer os cds de recuperação). Será
Obrigado Mettafox. Como não obtive resposta imediata e o meu pai precisava do pc o mais brevemente possível, acabei por apagar por completo a tabela partições e criar uma nova, utilizando o GParted. Claro que para isto tive de formatar o disco. Com os cds do windows xp/7 ou mesmo com os do ubuntu, quando chegava à parte das partições, dizia que tinha o espaço total do disco não alocado. O problema agora é que perdi a partição de recuperação do sistema (aquela partição de recuperação que até serve para fazer os cds de recuperação). Será que há maneira de obter esses ficheiros? Isso anda aqui pela net?

Cumprimentos,
João Costa

Relativamente à partição Recovery, eu não sei como te ajudar, porque nunca me aconteceu ter problemas na partição Recovery ou simplesmente a ter apagado.

Se tiveres garantia, tenta ver se através da garantia consegues com que te voltem a por a partição de recuperação.


Possivelmente na internet até podes encontrar resolução, tenta fazer umas pesquisas a ver o que encontras sobre essa matéria.
URL's de Referência