Forum Pplware

Versão Completa: smc Fan control [Utilização]
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde a todos ,
É o seguinte eu tenho um MacbookPro e aconselharam-me a utilizar o smcFanControl para controlar as ventoinhas e a temperatura do PC , mas já ouvi que afinal não se devia utilizar pois estraga as ventoinhas , gostava de saber a vossa opinião se continuo a utilizar ou apago , eu tenho as rotações das ventoinhas a 3500 rmp no Mac e quando vou ao bootcamp do windows meto a 5500 rmp pois aquece-me muito mais .

Obrigado a todos que participarem
eu também já utilizei esse programa, por vezes esquecia-me e deixava as ventoinhas no máximo durante algum tempo, acabei por desinstalar.

Acho que o sistema operativo faz uma boa gestão das ventoinhas, assim, a meu ver, esse programa é desnecessário.

É só a minha opinião.

Se faz bem ou mal, não sei.
MAs nestes ultimos tempos têm havido problemas de temperatura nos macs ou seja se calhar a gestao das ventoinhas nao está tao bem agora.
A gestão dos Macs das ventoinhas é excelente mesmo, nunca mas nunca usem software para mexer nelas pois podem desprogramar o controlador SMC interno e danificarem os Mac's.

Para quê usar as ventoinhas a 100% quando ele está a 50... 60º? É completamente desnecessario e só desgastam a máquina. Se a temperatura por ventura subir (com videos flash ou terem bloqueado o acesso de entrada de ar) ele sozinho aumenta o throttle da ventoinha pra mais RPM's e refrigera por si mesmo automáticamente.

Não se ponham a inventar com estes programas, é apenas um conselho. Esqueçam-os.
Sim obrigado pela dica , mas por vezes quando estou no windows ou mesmo quando vejo uns flash o mac aquece-me um bocado e com as ventoinhas com mais rpm ele ja nao fica assim , qual é a temperatura normal para o mac ?
Varia de CPU mas o normal é estar entre os 50 - 60º ... ele quando começa a aquecer demasiado o proprio sistema aumenta os RPM's gradualmente para manter sempre uma temperatura estável.

Não vale mesmo a pena estar a controlar isso manualmente, quer seja num Mac ou num PC, já que nos dias de hoje toda essa gestão é feita com bastante eficácia.

Pode-se dizer que o controle disso manualmente nos dias de hoje é pré-histórico e por vezes arriscado, porque por exemplo no caso dos Mac's mexe bastante com o sistema SMC responsável pelo controle e gestão das mesmas, e um erro em falso podem descontrolar mesmo o automático e a brincadeira depois sair-vos cara...

Por longa experiência nestas máquinas, desaconselho na totalidade, e tal como disse, seja em Mac's ou PC's da geração Core Duo para cima... Wink
Eu tenho muitas vezes o meu pc a 90º
O maximo que ja atingiu foi 94º a fazer encoder de um video em HD.
Considero que seja uma temperatura muito elevada, o que me leva a crer que a gestao nao é bem feita ou entao é insuficiente.
(tenho um i7 1.6 no meu asus)
É bastante normal atingir elevadas temperaturas em encoding de video HD, 3D... entre outros que exijam o processamento de 100% do CPU e de todos os seus cores.

O que tens que estar atento é se os RPM's do cooler nessas circunstâncias também sobem. No Mac a gestão tem sido bastante eficiente, mas se estás a usar um "ASUS" ... algo não está a bater certo com este tópico...

Hackintoshes não têm a gestão correcta, pois toda ela é emulada. Os controladores dos Mac's são através da EFI... em PC´s é a BIOS, como o MacOSX funciona todo controlado pela EFI, a sua emulação não consegue uma gestão automática eficiente.
URL's de Referência