Forum Pplware

Versão Completa: Hibernation e sleep - Portátil não entra em modo de hibernação (deixa de repsonder)
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Caros,

Gostaria de pedir o apoio na resolução de um problema relacionado com a hibernação e o estado de sleep.

O portátil em questão (Asus F3SV) possui desde há um ano o SO Windows 7 32bit (tem 4 anos, tendo passado os 3 primeiros com o SO de origem Windows Vista, tendo há um ano instalado o Windos 7 Professional).

Esporadicamente quando entrava nos estados S3 ou S4 (sleep ou hibernation), o monitor desligava mas o portátil continuava ligado (as luzes e a ventoinha continuavam ligadas, a luz do disco acendia esporadicamente) e não respondia, sendo necessário forçar o encerramento (pressionar a tecla de energia durante 5 segundos).

Após a última actualização do Windows, o sistema passou a reagir sempre da mesma forma quando entra em estado S3 ou S4, ou seja, não é possível hibernar ou simplesmente passar para o estado de sleep. Por alguma razão deixaram de existir pontos de restauro pelo que não posso repor o estado anterior do sistema.

Executei o comando Powercfg /energy para verificar possíveis erros, disponibilizando de seguida o respectivo output. Foram identificados 8 erros e 24 warnings. Os warning dizem respeito ao consumo acima da média de alguns processos. Os erros são os seguintes:

-------------------------------------------------------------------------

Power Policy:Power Plan Personality is High Performance (On Battery)
The current power plan personality is High Performance when the system is on battery power.

Power Policy:Sleep timeout is disabled (On Battery)
The computer is not configured to automatically sleep after a period of inactivity.

Power Policy:PCI Express ASPM is disabled (On Battery)
The current power policy for PCI Express Active State Power Management (ASPM) is configured to Off.

Power Policy:Power Plan Personality is High Performance (Plugged In)
The current power plan personality is High Performance when the system is plugged in.

Power Policy:Sleep timeout is disabled (Plugged In)
The computer is not configured to automatically sleep after a period of inactivity.

Power Policy:PCI Express ASPM is disabled (Plugged In)
The current power policy for PCI Express Active State Power Management (ASPM) is configured to Off.

CPU Utilization:Processor utilization is high
The average processor utilization during the trace was high. The system will consume less power when the average processor utilization is very low. Review processor utilization for individual processes to determine which applications and services contribute the most to total processor utilization.
Average Utilization (%) 51.24

Platform Power Management Capabilities:PCI Express Active-State Power Management (ASPM) Disabled

PCI Express Active-State Power Management (ASPM) has been disabled due to a known incompatibility with the hardware in this computer.

-------------------------------------------------------------------------

Inicialmente também ocorriam dois erros com dispositivos USB (indicando que não entravam em modo sleep), tendo-os removido e executado novamente o comando. Os dispositivos em questão eram um receptor BT de um rato logitech e um HUB USB.

Pelos erros não identifico claramente a razão de não poder entrar nos estados S3 e S4.

Em termos de acualização de drivers e da bios, o portátil possui a última versão disponibilizada pela Asus. A hibernação híbrida está desactivada e existe espaço suficiente no disco C (50 Gbs livres para 3Gbs de RAM) para gerar o ficheiro de hibernação.

Qualquer apoio é extremamente útil, uma vez que a função de hibernação é para mim essencial. Agradeço desde já qualquer ajuda.

Cumprimentos,
Marco Veloso
Viva,

Obrigado pela resposta Nelson.

Na realidade já apliquei a generalidades das aplicações de gestão do sistema mais conhecidas mas sem sucesso.

Penso que o problema se encontra com uma incompatibilidade de hardware (aparenta ser a placa gráfica) gerada pela última actualização do Windows.

Num fórum da Microsoft sugeriram realizar o reset ao actual plano de gestão de energia, mas sem qualquer sucesso.

Entretanto também já remeti um pedido de apoio à Asus (caso seja um problema de drivers) aguardando resposta.

Qualquer sugestão que ajuda a solucionar o problema é bem-vinda.

Cumprimentos
Marco Veloso
Viva,

Entretanto, entre outros procedimentos, já realizei os seguintes passos:

- Verificação da integridade do disco, CHKDSK (sem erros);
- Análise de ficheiros de sistema corrompidos, sfc /scannow (sem erros);
- Desactivar (Powercfg -h off) e activar (Powercfg -h on) o modo de hibernação;
- Expandir o ficheiro de hibernação para 100% da memória física, powercfg -h size 100;
- Reiniciar o plano de energia, powercfg –restoredefaultschemes;
- Verificar falhas no sistema de arranque através do Windows Recuperation Disc (sem erros);
- verificar os relatórios de trace de hibernação e suspensão, comandos xbootmgr e xperf do Performance Diagnost Tool do Windows 7;

Infelizmente ainda não consegui realizar uma hibernação ou suspensão com sucesso, mesmo recorrendo ao utilitário nircmd.

Cumprimentos,
Marco Veloso
Viva,

Estranhamente no último contacto com a Asus informaram-me que o erro se deve à ausência de drivers ATK, não existindo drivers para o meu modelo (Asus F3Sv) e Sistema Operativo (Windows 7), o que contradiz um pouco a informação disponibilizada há um ano pela própria Asus, onde fui informado que os drivers Windows Vista funcionavam em Windows 7.

No último contacto com a Asus a única sugestão foi instalar o Windows Vista, o que não é solução exequível (primeiro porque prefiro largamento usar o Windows 7 ao Windows Vista - mesmo sem hibernação - e segundo, porque não é praticável formatar e reinstalar todo o sistema operativo, devido à grande quantidade de aplicações profissionais que necessito e respectivas configurações - em média demoro quase 3 dias a colocar o portátil num estado funcionável adequado às minhas necessidades profissionais, tempo que não tenho).

O facto é que tenho instalado no Windows 7 os drivers ATK do Windows Vista e funcionam (na generalidade) correctamente, uma vez que permitem as funcionalidades OSD e teclas de atalho FN. Existem 5 drivers ATK que estão instalados com a última versão da Asus:
- ATK Media V1.16
- ATK 0100 V1043.2.31.100
- ATK OSD2 V6.64.1.4
- ATK AGFNEX_VT - ATK Generic Function UTILITY V1.00.0008
- ATK Hotkey V1.00.0014

Entretanto também procurei desfazer manualmente a actualização de drivers. Ou seja, no gestor de dispositivos verifiquei os vários dispositivos instalados e aqueles que permitiam realizar um roolback do driver, eliminei a última actualização.

Em última instância, também já ponderei seguir o guia de reinstalação do Windows 7 (http://www.sevenforums.com/tutorials/819...sable.html) que supostamente apenas corrigi os ficheiros do sistema, sem afectar as aplicações instaladas e respectivas, mas não tenho certeza se assim será, uma vez que que a reinstalação deverá afectar o registry e como tal a informação de aplicações e configurações do utilizador.

Mais ideias são bem vindas, embora este pareça ser um caso extremamente atípico!

Cumprimentos,
Marco Veloso
Viva,

Após alguns procedimentos consegui actualizar o driver da placa gráfica: foi necessário realizar um "roolback" manual ao driver actual, realizar algumas reinicializações, e no final a actualização da NVidia funcionou correctamente. Infelizmente sem resolução da suspensão ou hibernação.

No entanto detectei um comportamento estranho e curioso: ao arrancar com o sistema, logo após a autenticação (alguns segundos depois) o sistema consegue hibernar e suspender sem problemas. Após retormar o sistema, posso logo a seguir voltar a hibernar ou suspender sem problemas, realizando a operação várias vezes. Num elevado número de testes, se fizer isso algumas vezes (ou seja, logo após a autenticação hibernar, retomar o sistema, hibernar, etc, várias vezes), após deixar o sistema correr normalmente, já é possível suspender ou hibernar quando bem entender.

Se não fizer este procedimento, não consigo hibernar ou suspender durante o funcionamento normal do sistema. Em ambos os casos o relatório de energia é o mesmo (os dois erros indicados são o uso de processador elevado e "Platform Power Management Capabilities:PCI Express Active-State Power Management (ASPM) Disabled - PCI Express Active-State Power Management (ASPM) has been disabled due to a known incompatibility with the hardware in this computer."

Ora qual a conclusão disto? Bem, primeiro que o sistema não é coerente, logo não poderá ser uma falha de sistema hardware. Também não poderá ser uma falha directamente ligada com os drivers, caso contrário em momento algum o sistema suspendia ou hibernaa. Em suma, não tenho conclusão.

Cumprimentos,
Marco Veloso
URL's de Referência