Forum Pplware

Versão Completa: O inicio da era MAC
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Acho que falta uma thead destas em varios foruns.
Eu por exemplo vou começar a utilizar mac e nao sei nada deste mundo sem ser o que vejo.
Basicamente poderíamos discutir aqui o que os iniciados devem saber, como por exemplo programas básicos como o Adium (messenger), alternativas ao office (apesar de ja haver office para mac), programas tipo o ccleaner.
Coisas desse genero o que é necessário instalar, quais os programas iniciais que recomendam etc etc
Big Grin

Fico a espera da vossa ajuda...
ccleaner já existe tambem para mac osx
Para quem começa a utilizar mac creio ser mais importante os atalhos do teclado que os programas, listas de programas já existem cá no forum, em tópicos semelhantes a este....
Como iniciante de Mac, vou-te aconselhar duas coisas importantes.

1. Aplicações tens a vida facilidada nos dias de hoje... basta "vasculhares" pela AppStore.
2. Esquece os "CCleaners" ... eles estragam mais o sistema do que arranjam. O MacOSX tem um sistema de automanutenção que liberta esses espaços todos de forma automática. Os "CCleaners" funcionam apenas como efeito placebo, eles removem os ficheiros temporarios... temporariamente. lol... passo a redundancia, pois as Apps voltam a colocar esses ficheiros lá.

Esse tipo de programas só devem ser usados unica a exclusivamente quando se desinstala programas e não para programas já instalados.

Mais tarde, com experiência, aconselho-te um programa. Que deve ser usado com muita precaução, pois esses programas na realidade mexem onde não devem e é muito comum danificarem o sistema.

Já nem tenho dedos para contar quantas vezes tive que ajudar a arranjar sistemas por os seus utilizadores se aventurarem nisso. Esqueçam simplemente o que faziam no Windows, são sistemas diferentes...
aFriend Obrigado pelas dicas.
É que gostaria de fazer deste topico tipo um MAC para Totos Big Grin
Ahahahah

Visto que é muito complicado pelo menos para mim que conheço Win muito bem mudar completamente de plataforma.

Apesar de aplicações ser mais facil neste momento por causa da App, gostaria que me indicasses assim aqueles utilitários que pensas serem importantes.

Ja agora gostaria de saber se é possivel no Mac o mesmo sistema de partições (sistema e store).
Por exemplo a pasta documentos, a minha musica, as minha imagens, os meus vídeos etc etc
estao todas numa partição diferente da do sistema (default), para quando for preciso formatar apenas ser so preciso voltar a redireccionar as directorias e escusando de andar a gravar dados para discos externos e depois ter de copiar outra vez.

Como funciona essa questao para Mac?
Boas, sim o Mac dá para dividir partições no "Utilitários do Disco" do MacOSX.

Aplicações para iniciantes, já falámos neste topico:
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=8739

Tens lá excelentes dicas dadas pelos users Wink

Outra coisa excelente é que a vasta maioria das Apps são "standalone", ou seja, podes fazer um backup até mesmo das aplicações num disco aparte como se de ficheiros tratasse.
(18-06-2011 14:39)aFriend Escreveu: [ -> ]Outra coisa excelente é que a vasta maioria das Apps são "standalone", ou seja, podes fazer um backup até mesmo das aplicações num disco aparte como se de ficheiros tratasse.
Podes-me explicar isto?
Desculpa estar a ser massador.


Sobre a parte das partições, eu sei que dá para dividir.
Eu gostava de saber é se dá para "mover/redirecionar" as pastas pessoais. para essa tal partição.

Obrigado pelo link, vou pesquisar Wink
Para tentar simplificar a explicação, as Apps do MacOSX funcionam standalone no sentido de ser apenas um ficheiro de execução e podemos o gravar numa Pen ou outra pastas do estilo pegar na App que está nas aplicações e guarda-la onde quisermos e até mesmo correr-la em qualquer lado.

No Windows por norma já é diferente, para além dos ficheiros .exe ... temos outras "centenas" mais fragmetadas e raramente dá para fazer backups de programas individualmente, ou seja, exige-nos na maior parte das vezes o ficheiro original de instalação.

Nas partições sim, dá para mover e redireccionar para partições separadas.
Obrigado pela explicação.
Mas pelo que sei nem todas as aplicações sao assim, ou no Mac OSX nao existem processos de instalação para nao?
São raros os programas que usam processos de instalação, e agora com a AppStore a tendência ainda menor (e no MacOSXLion muito menos).

De qualquer das formas, mesmo essas algumas são possíveis pegar na App e guardar.
Fixe. Obrigado por me estares a ajudar.
Podes passar naquele topico que me indicaste?
Tenho la alguma duvidas!
URL's de Referência