Forum Pplware

Versão Completa: Google+ Serviços de Localização e voz
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Não sei se muitos de vocês de dão conta de ler as condições de serviços, mas eu por habito o faço e daí gostava de alertar a todos os novos utilizadores do Google+ que o usam através do smartphone.

Ao tentar aceder o serviço no meu, foi-me dado de imediato a indicação que teria que aceitar os termos de serviço móveis que se seguem:

1 de Dezembro de 2010

Termos de utilização do Google Mobile

Ao utilizar os prod. e serv. ("Serviços") para disp. móveis do Google, o adquirente:
Aceita os presentes termos, bem como a) os Termos de utilização do YouTube (m.google.pt/tos_youtube) para serviços relacionados com o YouTube, b) os Termos de utilização do Google Maps (m.google.pt/tos_maps) para serviços baseados em mapas, locais e localizações, c) os Termos de utilização do Google Buzz para serviços relacionados com o Google Buzz (m.google.pt/tos_buzz), d) os Termos de utilização do Google Livros (m.google.pt/tos_books) para serviços relacionados com livros e e) os Termos de utilização do Google (m.google.pt/utos) para todos os restantes serviços, em conformidade com a respectiva actualização periódica. Apenas poderá utilizar os Serviços conforme disposto nos referidos contratos. Não utilize durante a condução.
Tem conhecimento e concorda que terceiras partes possam dispon. os Serviços, bem como com a possib. de estar sujeito aos termos de terceiros e com o facto de estes lhe imporem os referidos termos. A Google não é responsável por alter. aos Serviços efectuadas por terceiros.
Autoriza a recolha, utilização, partilha e transferência de dados pessoais, incluindo dados de voz e localização, nos termos da Política de privacidade do Mobile (m.google.pt/privacy). Os dados de localização podem ter várias origens e não ser exactos. Use por sua conta e risco.
Reconhece que alguns Serviços exigem serviço telefónico, acesso a dados ou capacidade para mensagens de texto. Salvo indicação em contrário, a Google não cobra pelos Serviços, mas poderão ser aplicáveis as taxas do operador de telefone, dados e mensagens de texto.
Os Serviços poderão conter conteúdo de terceiros. As atribuições ou avisos relativos ao mesmo podem ser consultados em m.google.pt/legalnotices.
©2011

Fonte: http://m.google.pt/tospage?session=87524...c=gorganic

Voz e Localização! Coisa que me fez logo cancelar, uma vez que este tipo de informação deveria ser opcional e não obrigatória para usar o serviço. Espero que com isto alerte os mais desprevenidos e caso vejam algo de irregular nos serviços que usam partilhem a informação, seria d o interesse de todos desvendar todas estas entrelinhas que nem sempre são tão explicitas quando deveriam ser.
Eu chateio-me a ler os TOS, são linhas e linhas a falarem de coisas que na maioria das vezes o que realmente interessa saber está no meio ou no fim.

Já não é novidade nenhuma esta abordagem da Google, não esquecer que a Google já foi acusada de recolha ilegal da localização das pessoas que usam os seus serviços, recorrendo a pontos de acessos à volta do utilizador para obterem a localização a mais precisa possível.


E, acho, que esta mensagem deveria ser divulgada pelos web medias de forma a alerta os utilizadores que estejam com ideias de experimentarem o Google Plus ou outros serviços da Google.

E também não sei até que ponto esta abordagem da Google possa ser legal (se realmente for legal).
Acho esta abordagem muito importante daí ter aberto o tópico, mas não gostava que se resumisse a serviços Google, há mais serviços que têm isto tudo muito bem escondido e lanço o desafio de divulgarem caso detectem algo irregular.

O problema por vezes não está nos serviços em si, mas ao usarem estes recursos podem ser extraidos por terceiros com facilidade.

Dou o breve exemplo de quem tira fotos e não se apercebe que o serviço de Geolocalização está ligado. Ao publicar essa foto algures, quem quiser consegue saber onde essa pessoa tirou aquela foto, tudo isto sem que quem a tenha tirado se aperceba, uma vez que essas "metatags" estão escondidas nas propriedades da foto.
(09-07-2011 13:47)aFriend Escreveu: [ -> ]Acho esta abordagem muito importante daí ter aberto o tópico, mas não gostava que se resumisse a serviços Google, há mais serviços que têm isto tudo muito bem escondido e lanço o desafio de divulgarem caso detectem algo irregular.

O problema por vezes não está nos serviços em si, mas ao usarem estes recursos podem ser extraidos por terceiros com facilidade.

Dou o breve exemplo de quem tira fotos e não se apercebe que o serviço de Geolocalização está ligado. Ao publicar essa foto algures, quem quiser consegue saber onde essa pessoa tirou aquela foto, tudo isto sem que quem a tenha tirado se aperceba, uma vez que essas "metatags" estão escondidas nas propriedades da foto.

Não é só nos serviços web da Google, a Google também recolhe dados de localização e de voz pelo Android.

Mesmo que a opção de localização esteja desactivada, uma vez que actives o GPS, essas informações são enviadas, ou serão enviadas quando existir uma ligação de internet.
O mesmo acontece quando se activa o Wi-Fi ou o xG (Ex.: 3G) , uma vez que o Android também tem a opção da recolha da localização via Internet recorrendo aos pontos de acesso mais perto ou às antenas das operadoras.

Essa recolha de localização não deveria ser feita como algo obrigatório, o iPhone também o fazia, ainda o deve fazer quase de certeza, mas se o fizer, é de uma forma muito discreta, de certeza que o Steve Jobs não quer voltar a receber duras criticas devido à recolha da localização dos utilizadores.


Obviamente que essa recolha de localização, voz, dados pessoais, etc, com terceiros, deveria ser opcional.

Ontem um operador da PT, telefonou-me para fazer-me umas perguntas, e no fim, perguntou-me se eu me importava que os meus dados fossem partilhados com terceiros, só tive uma resposta para aquela pergunta, que me importava e muito.

Enquanto as empresas ou outros organismos não fizerem queixa contra estas recolhas, o Google continuará a por-las como opções obrigatórias para o uso dos seus serviços.
Bem, os teus mails tb são lidos para dar-te publicidade da direccionada, e usas o Gmail ... não? Smile

privacidade, só com o nosso server e mesmo assim ...
(11-07-2011 19:56)JPedrosa Escreveu: [ -> ]Bem, os teus mails tb são lidos para dar-te publicidade da direccionada, e usas o Gmail ... não? Smile

privacidade, só com o nosso server e mesmo assim ...

Mesmo, e mesmo assim estás sujeito...

Acho que todos já sabiam e que todos tem consciência disso...
A tecnologia e toda esta interacção Online que temos hoje em dia, e cada vez mais a aumentar, tem um custo...a privacidade...
qualquer das formas, não tenho qualquer problema com isso...quando não quiser ser encontrado simplesmente não partilho essa informação e/ou desligo os dispositivos que tiver comigo...
URL's de Referência