Boas,
Antes de mais peço desculpas se tiver publicado isto no tópico errado, mas pareceu-me o melhor sítio para por a minha dúvida.
Eu comprei um Nokia 5800 Xpress Music há quase 2 anos, pela Optimus. Como agora me vejo obrigado a trocar de operadora e como não penso mudar de telemóvel, estou interessado em desbloqueá-lo.
Sei que há cerca de um ano, salvo erro, o desbloqueio do telemóvel é obrigatório por parte dos operadores.
O que eu gostava de saber é se tenho de pagar alguma coisa para efectuar o desbloqueio e onde o posso efectuar.
Desde já obrigado
(05-08-2011 19:36)master123 Escreveu: [ -> ]Boas,
Antes de mais peço desculpas se tiver publicado isto no tópico errado, mas pareceu-me o melhor sítio para por a minha dúvida.
Eu comprei um Nokia 5800 Xpress Music há quase 2 anos, pela Optimus. Como agora me vejo obrigado a trocar de operadora e como não penso mudar de telemóvel, estou interessado em desbloqueá-lo.
Sei que há cerca de um ano, salvo erro, o desbloqueio do telemóvel é obrigatório por parte dos operadores.
O que eu gostava de saber é se tenho de pagar alguma coisa para efectuar o desbloqueio e onde o posso efectuar.
Desde já obrigado
"A partir de amanhã, 2ª feira, é mais fácil e barato desbloquear um telemóvel. Isto porque entra em vigor o decreto-lei 56/2010, de 1 de Junho, que obriga as operadoras a prestar este serviço gratuitamente no fim do período de fidelização.
“É proibida a cobrança de qualquer contrapartida pela prestação do serviço de desbloqueamento dos equipamentos (de acesso a comunicações electrónicas) (…) findo o período de fidelização contratual”, lê-se no artigo 2.º do decreto-lei."
FONTE:
http://www.ipjornal.com/noticias-tecnolo...oveis.html
Mais, aqui:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&sou...+do+Google
Então isso quer dizer que o desbloqueio é gratuito mal acabe a garantia (2 anos)? Eu não estava nem nunca estive fidelizado na Optimus, por isso...
(05-08-2011 20:11)master123 Escreveu: [ -> ]Então isso quer dizer que o desbloqueio é gratuito mal acabe a garantia (2 anos)? Eu não estava nem nunca estive fidelizado na Optimus, por isso...
... no fim da fidelização...
Se nunca estiveste fidelizado, podes dirigir-te a uma loja Optimus e pedir o desbloqueio, independentemente do tempo que o adquiriste.
(05-08-2011 20:14)BladeRunner Escreveu: [ -> ] (05-08-2011 20:11)master123 Escreveu: [ -> ]Então isso quer dizer que o desbloqueio é gratuito mal acabe a garantia (2 anos)? Eu não estava nem nunca estive fidelizado na Optimus, por isso...
... no fim da fidelização...
Se nunca estiveste fidelizado, podes dirigir-te a uma loja Optimus e pedir o desbloqueio, independentemente do tempo que o adquiriste.
Se tem um telemóvel sem fidelização, mas que comprou a uma operadora para desbloquear precisa de pagar a diferença de preço de um telemóvel desbloqueado.
(05-08-2011 23:17)Yamato Escreveu: [ -> ] (05-08-2011 20:14)BladeRunner Escreveu: [ -> ] (05-08-2011 20:11)master123 Escreveu: [ -> ]Então isso quer dizer que o desbloqueio é gratuito mal acabe a garantia (2 anos)? Eu não estava nem nunca estive fidelizado na Optimus, por isso...
... no fim da fidelização...
Se nunca estiveste fidelizado, podes dirigir-te a uma loja Optimus e pedir o desbloqueio, independentemente do tempo que o adquiriste.
Se tem um telemóvel sem fidelização, mas que comprou a uma operadora para desbloquear precisa de pagar a diferença de preço de um telemóvel desbloqueado.
Sim, bem vistas as coisas... a Lei foi feita de modo a agradar aos operadores... aliás... como sempre!
Artº 2º, Alinea 4.
4 — Não existindo período de fidelização, pelo serviço de
desbloqueamento do equipamento não pode ser cobrada uma
quantia superior à diferença entre o valor do equipamento,
à data da sua aquisição ou posse, sem qualquer desconto,
abatimento ou subsidiação, e o valor já pago pelo utente.
FONTE:
http://dre.pt/pdf1sdip/2010/06/10600/0188201883.pdf
Eu tive uma situação parecida com o meu Nokia, mas quando fui para desbloquear (1 ano depois da compra) o preço do telemóvel era o mesmo quando comprei, então eu não paguei nem 1 cêntimo pelo desbloqueio, uma vez que eles só cobram a diferença do preço do equipamento no momento da compra e do preço actual.
E como não tinha fidelização com a operadora paguei o equipamento a pronto.
Foi preciso ter sorte, porque passado 15 dias +/- de o ter desbloqueado o telemóvel desceu de valor (50€), assim teria de abrir os cordões à bolsa e retirar uma nota laranja.
Bem, eu comprei o meu por 230€ e agora está à venda por 180€ ou 190€. Quer isso dizer que para além de não pagar ainda recebo algum dinheiro? xD Era bom, era...
(06-08-2011 17:50)master123 Escreveu: [ -> ]Bem, eu comprei o meu por 230€ e agora está à venda por 180€ ou 190€. Quer isso dizer que para além de não pagar ainda recebo algum dinheiro? xD Era bom, era...
pelo que percebi tu é que tens de pagar a diferença. xD
eu tenho um motorola v3x da vodafone parado, basta levar à loja e eles desbloqueiam?? Outra coisa, ele era do meu tio logo não tenho documento nenhum dele...será que os gajos da loja podem implicar com alguma coisa??
Cumps
(06-08-2011 18:07)KarLOox Escreveu: [ -> ] (06-08-2011 17:50)master123 Escreveu: [ -> ]Bem, eu comprei o meu por 230€ e agora está à venda por 180€ ou 190€. Quer isso dizer que para além de não pagar ainda recebo algum dinheiro? xD Era bom, era...
pelo que percebi tu é que tens de pagar a diferença. xD
eu tenho um motorola v3x da vodafone parado, basta levar à loja e eles desbloqueiam?? Outra coisa, ele era do meu tio logo não tenho documento nenhum dele...será que os gajos da loja podem implicar com alguma coisa??
Cumps
De forma alguma...
Se o telemóvel já não tiver garantia, os documentos dele já não interessam.