Forum Pplware

Versão Completa: Lan Messenger - o que recomendam?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas!

Procuro um programa (de preferência freeware/opensource) que permita aos utilizadores ligados na minha LAN aceder a um serviço de mensagens instantâneas interno. Será para usar numa rede de um pequeno grupo de formação e trabalho.

Deverá:
- não permitir o acesso a quem não estiver na minha rede (ou seja, mesmo que tenhamos acesso à net apenas os users autorizados lá estarão presentes)
- permitir que os utilizadores estejam organizados em grupos
- permitir que os utilizadores troquem mensagens, e se possível ficheiros, livremente uns com os outros
- permitir que os utilizadores enviem mensagens para grupos já configurados ou para um grupo de utilizadores que escolham na altura
- permitir que um ou mais utilizadores sejam "big brothers", ou seja, conseguirem que conversas estão a decorrer (não precisam de ver o conteúdo, o essencial é ver quem fala com quem)

Para informar, as nossas máquinas estão a correr Windows XP.

Sei que a lista de requisitos é extensa, peço desculpa... Tongue
Experimenta o Openfire.

É gratuito, multi-plataforma e existem uma imensa variedade de clientes que o suportam, visto usar um protocolo mais que conhecido.

É o que é usado aqui na empresa e até agora não vi razão de queixa dele.
Obrigado pela dica, Corvus, mas não há nada mais noob friendly?
Mr Green
Honestamente, não me parece que seja muito complicado de por a funcionar. E para um sistema destes, dúvido que encontres algo noob friendly... afinal estamos a falar de um servidor Wink

Mas qual é a parte da instalação que te assusta assim tanto?
OpenFire ++
URL's de Referência