Forum Pplware

Versão Completa: Erro a escrever no /volume
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde,

Arranjei um macbook pro (mid 2009) que aparentemente e conforme me "venderam" estava a funcionar perfeitamente.
Quando liguei a 1ª vez apareceu a pasta com o ponto de interrogação, tentei entrar por safe mode, nada, tentei recuperar, nada, logo, e como não havia mais a acrescentar, e uma vez que não precisava do que estava no disco e queria uma instalação limpa, uma vez que o macbook trás os dvd's do OSX (OS X v10.5 Leopard) e Apps, resolvi iniciar tudo de novo.
Ligo o portátil, "tanaaaaa", carrego no "C" para arrancar via DVD, quando aparece a tela azul larguei e tudo direito.
Testei o volume, mas como não deu erro algum, e como havia o problema em causa, achei estranho, então resolvi formatar como deve de ser, escolhi o disco (e não a imagem obviamente), fui a opções, partição, volume, 1 partição, nome: Macintosh HD, format: Mac OS Extended Jornaled, opções: guid partion table - ok.
Apagou a partição existente, criou a nova, tudo certinho direitinho.
Saí do Disk Utility, comecei a instalação...
Inicialmente passava à frente a parte da verificação do DVD, mas como não consegui instalar, refiz tudo de novo, deixei verificar o DVD, tudo ok, iniciou a instalação... ao fim de algum tempo dá-me tempo restante 6 ou 7 horas... ao fim de meia hora já é a 3ª vez que me dá em sítios diferentes de progresso a mensagem de: "Ocorreu um erro na escrita em /volumes/Macintosh HD" contacte o seu revendedor bla bla bla...

O que acham que pode ser? Disco (já o verifiquei mais do que uma vez e dá tudo certo, sem erros)? Memória? o DVD com o OSX?

Se for o DVD estou lixado pois não tenho mais nenhum com o OSX...

O que acham que pode ser?

Obrigado. Wink
Viva,

O facto de o Mac dizer que o disco está OK não quer dizer que o esteja, isto é, a verificação que realizaste é se o disco tem sectores danificados ou se o sistema está com erros e isso ele na realidade não tem. O que aparenta ter é um problema de magnetismo da agulha que provoca que ela se passe quando o disco entra na rotação máxima.

O melhor que tens a fazer é comprares um HDD novo. Encontras HDDs baratos e com muita capacidade em qualquer loja de informática do país.

Sendo um macbook pro mid 2009 é dos que são em alumínio. Deves desapertar os parafusos em cruz, isto é, desapertas primeiro o parafuso do canto superior direito e depois o do canto inferior esquerdo seguido do canto superior esquerdo e depois do canto inferior direito e por ai fora.

Aconselho-te a fazer assim porque a tampa do Macbook é magnetizada e terás dificuldade em começar a desapertar os parafusos se os levares por ordem.

Outra dica que te dou é que primeiro os desapertes um bocado, sempre com o processo em cruz e só no final é que os retiras por completo, mas igualmente em cruz.

Para voltar a montar, a mesma coisa, primeiro dás um pequeno aperto em cruz e somente depois é que os apertas definitivamente em cruz.

Quando for para apertar é pela ordem inversa do desapertar. Como no desapertar começas-te pelos parafusos dos cantos e depois foste indo para os de dentro, no apertar começas pelos os de dentro e depois passas para os dos cantos.

Qualquer dúvida dispõe.
Boa tarde,

Antes demais obrigado pela ajuda.
Felizmente sei como fazer, mas infelizmente o problema não me parece ser SÓ do disco...
Emprestaram-me 2 discos, 1 de 250 e um de 500gb, resolvi então testar.
Antes demais, e depois de tirar o disco do Mac, fui testar o mesmo numa caixa externa e efectivamente está danificado.
Fui então todo contente por achar ter descoberto o problema instalar 1 dos discos.
Aqui começam os problemas. Não reconhece o mesmo, então achei que usando o DVD do Leopard e usando o Disk Utility que o que precisava era de formatar correctamente o disco colocando a partição como tem de ser... errado, começa a formatar e dá erro, não consegue criar a partição.
Penso eu, este disco também deve estar meio "marado", vou com o outro que me emprestaram e igual... mau, vamos lá testar o disco em W7 e tanto um como o outro funcionam sem qualquer problema... e agora? o que será? Já estou a ficar verdadeiramente preocupado pois não me parece que afinal o problema seja só do disco.
Viva,

https://discussions.apple.com/thread/332...0&tstart=0

Problema parecido com o teu relativamente aos novos discos.

Experimenta a solução descrita e depois diz como correu.
ok, obrigado, vou testar. Wink
Boa tarde.

Já descobri qual é o problema para além do disco original do portátil, é da fita que liga o mesmo (referência 821-0814-A). Testado com outro macbook igual que um amigo teve a gentileza de permitir o teste e ficou logo a funcionar.

Para perceberem melhor a peça, é esta:

http://img.alibaba.com/wsphoto/v0/484596...A-Test.jpg

Por acaso ninguem daqui tem uma a mais que me venda ou me saiba dizer onde comprar por cá?
Já estive a ver no ebay mas a enviar para cá só encontrei na China e deve demorar 1 mês ou mais... Sad
URL's de Referência