Forum Pplware

Versão Completa: Que Linux experimentar?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Saudações.

Pelo pouco que li, o Linux é como os mods do eMule , há para todos os gostos e feitios. Nunca usei o Linux mas gostaria um dia de experimentar. Tenho em cima da minha bancada componentes dum computador que é constituído por motherboard DFI com um processador Pentium 3 a 450MHz, 256 Megas SDRAM de memória, disco rígido de 10 GB, placa de rede e placa de som Soundblaster 1024. Ora bem, gostaria de instalar o Linux de preferência algo simples e de fácil instalação e que pudesse mexer. Saquei o Ubuntu mas não o consigo instalar porque a máquina é fraca.

Deverei eu usar antes software como o virtualbox (no meu PC habitual) e testar Ubuntu em máquinas virtuais ou tentar armar-me em carapau de corrida e instalar de raiz um Linux qualquer?

Desde já agradecendo possíveis respostas da vossa parte...
Talvez exprimentar o Puppy Linux?
http://puppylinux.org/

EDIT: Mas tambem com essas specs nao esperes milgares.
(30-09-2011 15:00)Mkman Escreveu: [ -> ]Talvez exprimentar o Puppy Linux?
http://puppylinux.org/

Vou ver então! Obrigado!Mr Green

Citar:EDIT: Mas tambem com essas specs nao esperes milgares.

Mas supostamente até um 486 não corre Linux? A ideia é experimentar apenas. Ter um PC de jeito com o Linux não faz parte dos meus planos imediatos. Depois como é que jogava APB: Reloaded? LOLLOLLOL
Sim consegues instalar gnu/linux num 486
Arch Linux =D

Citar:What You Will Need
* a working knowledge of Linux and your system, especially your
hardware
* Arch Linux installation media (see the mirror list)
+ Arch Linux Install CD
* an i686-based or x86-64 computer (PPro, Pentium 2 or higher, Athlon/Duron,
etc. Note that AMD K6, Transmeta Crusoe, CyrixIII, and VIA-C3 are
NOT supported.)
* 128 MB RAM
* some time to kill
Se ele quer so experimentar penso que recomendar Arch Linux nao seria a melhor soluçao para ele visto que iria involver algum tempo de estudo bem como um conhecimento base do sistema.
Anti-X
Puppy
Vector
Slitaz, se é so para experimentar(já que a imagem deste ocupa aproximadamente 30MB). Para um ambiente mais "completo" de raiz e com mais ajuda pelas nets fora aconcelho o Lubuntu ou o xubuntu.
http://phillw.net/lubuntu-11.04.iso - Lubuntu (680MB)
http://ftp.dei.uc.pt/pub/linux/xubuntu/r...p-i386.iso - Xubuntu (689MB)
Dadas as caracteristicas do computador o lubuntu deve correr ligeiramente mais rápido pois o LXDE consome menos recursos que o XFCE

Como já foi dito o arch requer algum tempo para configurar, embora eles tenham uma wiki excelente esta é uma distro que nao recomendo para quem se quer iniciar.
(30-09-2011 16:47)ElectroescadaS Escreveu: [ -> ]...Mas supostamente até um 486 não corre Linux?...

Apenas respondi a esta questao =)


E isso de "para quem e' novato e' melhor o Ubuntu (ou afiliados)" e' uma treta..Que melhor forma de aprender a mexer com um sistema novo do que comecar do inicio??
O guia do Arch linux esta muito bem contruido e nao e' preciso ter qualquer conhecido..Basta seguir as instrucoes e instala-se bem..
(03-10-2011 11:24)brunoantunes Escreveu: [ -> ]E isso de "para quem e' novato e' melhor o Ubuntu (ou afiliados)" e' uma treta..Que melhor forma de aprender a mexer com um sistema novo do que comecar do inicio??

Permite-me discordar. Acho que ter um sistema com uma instalação intuitiva e já previamente configurado é muito melhor para iniciar. Lembro-me que mesmo depois de algum tempo a usar linux, quando fui instalar o arch tive algumas dificuldades especialemnte na altura de instalar o Gnome, o que na altura me fez desistir da instalaçao do mesmo.
Páginas: 1 2
URL's de Referência