Forum Pplware
S.O.P.A. - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36)
+--- Tópico: S.O.P.A. (/showthread.php?tid=10349)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11


RE: S.O.P.A. - RaCcOn - 21-12-2011 02:31

(20-12-2011 20:10)JPedrosa Escreveu:  Pois é, fica tudo surpreendido, mas a verdade é que existem mais pontos de vista.

Existem estudos que comprovam que a maior disseminação de um determinado produto, seja software ou musica, acaba por ter uma relação com o aumento das vendas da versão legal.

No caso da música isto até se reflecte mais na aderência a concertos.

Acham que se não houvesse muita versão pirata do Visual Studio ... que o .Net era tão usado?
Não tenham ilusões.
Ou vamos mesmo falar de Photoshop?...
Tantos outros ...

Acredito, no entanto gostava de conseguir perceber uma coisa...

Se a pirataria beneficia assim tanto as bandas, e se eles ganham é nos concertos...porque não disponibilizar os seus trabalhos gratuitamente Online?
Porque é que assinam contratos milionários com as editoras?

No que diz respeito ao software, sim é verdade mas...
Se não houver quem compre, não há lucro, se não há lucro não há desenvolvimento...
Se não houver desenvolvimento passamos todos a usar o Paint ou a programar no bloco de notas Wink


RE: S.O.P.A. - cerib - 21-12-2011 11:13

RacCon Escreveu:Se a pirataria beneficia assim tanto as bandas, e se eles ganham é nos concertos...porque não disponibilizar os seus trabalhos gratuitamente Online?

Porque se as podem vender, pode ser que alguém os compre, independentemente de haver gratuitamente online ou não... é um facto.
... e podes ir buscar as músicas à vevo da banda em questão ao youtube, sacar o vídeo, converter para .mp3 e com o audacity (p. exemplo) fazer as edições necessárias.


RE: S.O.P.A. - RaCcOn - 21-12-2011 11:47

Então quererá dizer que as bandas na realidade são oportunistas e pouco transparentes...
Ora vejamos...

Alegam e queixam-se que quem ganha com a venda dos discos são as editoras e não eles, no entanto fazem contratos milionários com essas mesmas editoras que os "roubam"?


Quanto a questão youtube fazer o download, suponho que isso não seja legal, uma vez que apesar da quantidade de programas que o fazem, não existe nenhuma funcionalidade nativa na plataforma para o fazer.


RE: S.O.P.A. - cerib - 21-12-2011 13:43

(21-12-2011 11:47)RaCcOn Escreveu:  Então quererá dizer que as bandas na realidade são oportunistas e pouco transparentes...
Ora vejamos...

Alegam e queixam-se que quem ganha com a venda dos discos são as editoras e não eles, no entanto fazem contratos milionários com essas mesmas editoras que os "roubam"?

Já disse que, se eles tivessem assim tanto prejuízo, não assinavam esses contratos. Se as pessoas compram e se a banda tem lucro, eles querem lá saber da pirataria! Se assim não fosse...

RaCcOn Escreveu:Quanto a questão youtube fazer o download, suponho que isso não seja legal, uma vez que apesar da quantidade de programas que o fazem, não existe nenhuma funcionalidade nativa na plataforma para o fazer.

Pois é, mas ainda não ouvi/vi ninguém a queixar-se.
E sim, o youtube devia ter essa opção nativa.
Assim podia-se fazer o download dos vídeos, caso os donos aceitassem.
Aí sim, passava a ser "mais" ilegal o download dos vídeos.


RE: S.O.P.A. - JPedrosa - 21-12-2011 15:17

Na realidade, a relação das bandas com a Editoras é bem mais conflituosa do que parece.

São conhecidos casos em que bandas ou cantores a solo, lutaram anos para se desprenderem de contratos lesivos para os seus interesses.

A Madona é um dos exemplos, e é um colosso.

Muitos artistas querem crescer rápido, e uma Editora talvez proporcione isso mais facilmente, dado que o factor qualidade não é importante. O que interessa é ter músicas do tamanho ideal para passar na rádio, e a imagem de marketing que se quer criar artificialmente.
E aí sim, as editoras têm poder.
São as editoras que puxam o tapete a um artista para promover outro da sua "garagem".
São as editoras que massacram as rádios, que enchem de publicidade e por aí fora.
São até controlados os estilos de músicas, uma banda que esteja com uma editora, não consegue mudar de estilo, porque é a Editora que dita as regras.
Inclusivamente chega-se ao cúmulo de fabricar bandas, de fazer castings para uma banda que vai ter o perfil X ... Excesso por exemplo ... os BackStreet Boys também creio que foi assim que surgiram, mas já não garanto.


Para o artista se promover no meio gratuito ou na comunidade digamos assim, é preciso qualidade.
É preciso que se exponham ao público e que o feedback seja positivo.
Não foi assim que surgiu a "Ana free"? ou lá como se chama?

São igualmente conhecidas, associações de músicos, que possuem estúdios para facilitar o acesso à gravação de álbuns sem ter que recorrer às editoras. Já não sei se são os Blasted que fazem isso, ou alguns elementos digamos.

Quanto às aplicações RaCcon,
a pirataria aumenta as vendas, não as diminui.
Eu se usar de forma pirata e em casa o PhotoShop, é no que me vou tornar perito, e assim que estiver numa empresa é a tool que vou usar e é o que a empresa vai comprar.
Muita versão pirata de software, acaba por ser uma incubadora de conhecimento para futuros profissionais, e isso é super útil para a empresa que produz o software.
Dei o exemplo do PhotoShop que é algo que não uso nem sei usar, por isso estou à vontade para falar.

Aliás,
até era giro uma pool no pplware, a perguntar aos visitantes, se nas tools proprietárias com que trabalham profissionalmente, adquiriram maioritariamente o conhecimento em cópias licenciadas e na sua empresa/faculdade ou se foi a praticar em casa com versões piratas.

Hoje, era giro que de forma imediata,
todas as maquinas com windows pirata se auto-formatassem
todas as aplicações piratas se desinstalassem
e todos os empregados cujo conhecimento foi adquirido a praticar em software ilegal fossem para o desemprego.

Depois analisava-se a quota do Windows
A quota das outras aplicaçoes (PhotoShop, Office, Auto Cad, SQL Server)
E no fim, media-se o desemprego

... era giro não era?

Cumps,
JP


RE: S.O.P.A. - Filas - 21-12-2011 23:08

Se esta lei for realmente aprovada, a Internet como a conhecemos hoje pode mudar, e muito. Não falo só de websites bloqueados e de conteúdo bloqueado em sites como youtube, falo também das empresas cujo negócio é totalmente feito na Internet, essas empresas cujos fundos provem de investidores privados, iram simplesmente acabar porque o risco de investir é simplesmente muito elevado.

Como o TB fala nesse video, podem existir empresas com ideias que iram revolucionar o mundo, mas que simplesmente não iram ter investimento.

O que fizeram com a musica do megaupload, isso sim foi ilegal. Para quem não sabe, a musica a falar do megaupload foi removida do youtube de forma ilegal, a razão? "This video contains content from UMG ..." o que é engraçado, é que não tinha qualquer conteúdo da UMG. As pessoas estão simplesmente a "spamar" uploads do video como um modo de protesto.

O musica é esta.

Encontrei um video dos anonymous, não sei se é verdade ou não, espero bem que não! Fica aqui também o link.


RE: S.O.P.A. - RaCcOn - 22-12-2011 03:02

Jpedrosa,
Entendo perfeitamente o que queres dizer, e sei perfeitamente que as coisas de uma forma ou de outra acabam por ser assim...
A realidade é que muito do software que hoje conhecemos como standard foi impulsionado pela pirataria e um exemplo massivo disso é efectivamente o Windows e a sua suite, Microsoft Office...

Mas certamente que deverás concordar também que este xinfrim e descontrolo terá de acabar...
Hoje, as pessoas julgam-se no direito de piratear, não interessa o quê nem porquê...o que interessa é que tenho pirateado...Chegando até ao ponto de alguém que eventualmente adquira uma licença de algum software seja gozado e rotulado de burro devido a esse facto.
Na realidade isto já é um extremo, um extremo onde as pessoas julgam que utilizar software pirateado ou fazer o download de musicas é um direito delas e que ninguém as pode penalizar por isso.
A uns anos atrás, quando a pirataria começou a ser um pouco mais massiva, até se chegavam a inventar leis de que se fosse um particular não havia problema e que apenas as empresas não podiam utilizar software não licenciado.
Entretanto, se fosse para uso próprio não havia problema e até diziam que a lei dizia efectivamente isso...

Hoje, entram dentro de uma loja e pedem para lhes instalar o Office pirateado, se lhes disserem que não são até capazes de escrever no livro de reclamações por isso...

A bem pouco tempo, andava aí um boato que quando compravas um disco estavas a pagar uma taxa para poderes fazer downloads ilegais...(mas isto faz sentido?)

Entretanto tentaram arranjar uma série de desculpas para piratearem software...
Ora era porque os preços eram demasiado altos...no entanto se baixassem os preços não adquiriam na mesma...
Ora era por causa das editoras...mas se for um artista sem editora por trás a vender o seu trabalho, não compram na mesma...
Ora era porque o conhecimento deveria de estar acessível a todos...esta acho que foi a mais demente que ouvi até aos dias de hoje...

enfim...

No que diz respeito as editoras e aos contratos que tem com os artistas e bandas, eles estão a fazer o negócio deles...tem esse direito...
Se o artista assinou um contrato com eles, foi porque esse mesmo contrato lhe pareceu favorável, ora terá de o cumprir até ao fim...certo?
Imaginemos que estou a necessitar de 10.000€, e aparece uma financeira que me empresta esse mesmo valor...mas onde com os juros que vou pagar no final das contas terei de pagar no total 50.000€ a financeira...
Assino o respectivo contrato de financiamento e voilá...

Ao fim de algum tempo, quando já não necessito de dinheiro porque já estou servido, vou reclamar que a financeira abusou de mim e que não pago mais?Faz sentido?
Se me pareceu favorável o proposto ao inicio terá de ser cumprido até ao fim...o mesmo se passa com as bandas etc etc...usam as editoras para irem para o mercado e posteriormente quando já lá estão querem livrar-se deles sem lhes pagar por isso não cumprindo contratos.

Podemos estar aqui a discutir a noite toda acerca do assunto, na realidade vamos estar a discutir o sexo dos anjos, pois isto dá pano para mangas.
Para mim e na minha opinião, quem trabalha tem o direito de pedir a quantia que quiser pelo seu trabalho...e ninguém tem o direito de usar o trabalho seja de quem for de forma gratuita sem o seu consentimento Wink

O meu custo por hora é de 55€, quem quiser pagar paga, quem não quiser eu não trabalho...
Se por força maior me vir obrigado a baixar o meu custo/hora, terá de ser algo que parte de mim e não de outros..


RE: S.O.P.A. - BladeRunner - 22-12-2011 03:13

No que à informática diz respeito, é possível colocar no mercado "conhecimento", na forma de software, grátis...

Freeware
OpenSource
FreeSoftware

Na música... no nosso mercado, são poucas as que vivem dos resultados das editoras.
A grande maioria produz através de editoras independentes, com menos restrições e ganham mais através dos concertos.
Tenho vários amigos que têm bandas, pelo menos 5 bandas... e a opinião é unânime.


RE: S.O.P.A. - JPedrosa - 22-12-2011 10:46

Blade,
relativamente ao Software, não percebi o teu ponto de vista.
O que mencionaste é uma evidência, mas não vejo a mensagem que tentas passar.

É óbvio que existe forma gratuita de distribuir software.

Mas não é disso que falamos.

Estamos no âmbito da pirataria e dos benefícios que isso trás às próprias empresas que publicam o software que é pirateado. Nomeadamente Adobe, Microsoft, entre tantos outros...


RE: S.O.P.A. - BladeRunner - 23-12-2011 00:46

(22-12-2011 03:02)RaCcOn Escreveu:  Jpedrosa,
Entendo perfeitamente o que queres dizer, e sei perfeitamente que as coisas de uma forma ou de outra acabam por ser assim...
A realidade é que muito do software que hoje conhecemos como standard foi impulsionado pela pirataria e um exemplo massivo disso é efectivamente o Windows e a sua suite, Microsoft Office...

Mas certamente que deverás concordar também que este xinfrim e descontrolo terá de acabar...
Hoje, as pessoas julgam-se no direito de piratear, não interessa o quê nem porquê...o que interessa é que tenho pirateado...Chegando até ao ponto de alguém que eventualmente adquira uma licença de algum software seja gozado e rotulado de burro devido a esse facto.
Na realidade isto já é um extremo, um extremo onde as pessoas julgam que utilizar software pirateado ou fazer o download de musicas é um direito delas e que ninguém as pode penalizar por isso.
A uns anos atrás, quando a pirataria começou a ser um pouco mais massiva, até se chegavam a inventar leis de que se fosse um particular não havia problema e que apenas as empresas não podiam utilizar software não licenciado.
Entretanto, se fosse para uso próprio não havia problema e até diziam que a lei dizia efectivamente isso...

Hoje, entram dentro de uma loja e pedem para lhes instalar o Office pirateado, se lhes disserem que não são até capazes de escrever no livro de reclamações por isso...

A bem pouco tempo, andava aí um boato que quando compravas um disco estavas a pagar uma taxa para poderes fazer downloads ilegais...(mas isto faz sentido?)

Entretanto tentaram arranjar uma série de desculpas para piratearem software...
Ora era porque os preços eram demasiado altos...no entanto se baixassem os preços não adquiriam na mesma...
Ora era por causa das editoras...mas se for um artista sem editora por trás a vender o seu trabalho, não compram na mesma...
Ora era porque o conhecimento deveria de estar acessível a todos...esta acho que foi a mais demente que ouvi até aos dias de hoje...

enfim...

No que diz respeito as editoras e aos contratos que tem com os artistas e bandas, eles estão a fazer o negócio deles...tem esse direito...
Se o artista assinou um contrato com eles, foi porque esse mesmo contrato lhe pareceu favorável, ora terá de o cumprir até ao fim...certo?
Imaginemos que estou a necessitar de 10.000€, e aparece uma financeira que me empresta esse mesmo valor...mas onde com os juros que vou pagar no final das contas terei de pagar no total 50.000€ a financeira...
Assino o respectivo contrato de financiamento e voilá...

Ao fim de algum tempo, quando já não necessito de dinheiro porque já estou servido, vou reclamar que a financeira abusou de mim e que não pago mais?Faz sentido?
Se me pareceu favorável o proposto ao inicio terá de ser cumprido até ao fim...o mesmo se passa com as bandas etc etc...usam as editoras para irem para o mercado e posteriormente quando já lá estão querem livrar-se deles sem lhes pagar por isso não cumprindo contratos.

Podemos estar aqui a discutir a noite toda acerca do assunto, na realidade vamos estar a discutir o sexo dos anjos, pois isto dá pano para mangas.
Para mim e na minha opinião, quem trabalha tem o direito de pedir a quantia que quiser pelo seu trabalho...e ninguém tem o direito de usar o trabalho seja de quem for de forma gratuita sem o seu consentimento Wink

O meu custo por hora é de 55€, quem quiser pagar paga, quem não quiser eu não trabalho...
Se por força maior me vir obrigado a baixar o meu custo/hora, terá de ser algo que parte de mim e não de outros..

(22-12-2011 10:46)JPedrosa Escreveu:  Blade,
relativamente ao Software, não percebi o teu ponto de vista.
O que mencionaste é uma evidência, mas não vejo a mensagem que tentas passar.

É óbvio que existe forma gratuita de distribuir software.

Mas não é disso que falamos.

Estamos no âmbito da pirataria e dos benefícios que isso trás às próprias empresas que publicam o software que é pirateado. Nomeadamente Adobe, Microsoft, entre tantos outros...

Wink

Atenção... não é uma critica ao user! Apenas uma prova em como é possível, produzir e distribuir um produto, de massas, sem lucro como fim!
E se falamos de software... não entendo a tua ideia! Já se falou de quem não se rala com que as suas músicas estejam "à solta" na net... isto é um paralelo!
Ou só queres discutir software pago?
É isso? Então enganei-me no tópico! Desculpa!
É que como já falaram de outras coisa e não disseste isso... enganei-me! Ok!
Siga... software pago e a sua pirataria!
Vou seguir a discussão!

P.S.

Fui reler o primeiro tópico e os seus links... continuo sem perceber... é só software?
Devo andar a pregar muito.. no sitio errado! Já nem consigo distinguir os conteúdos e contextos!
Se é possível distribuir software livre... não será esse o caminho para outros tipo de conteúdo?