Forum Pplware
Redução de feriados. - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Redução de feriados. (/showthread.php?tid=10275)

Páginas: 1 2 3 4


RE: Redução de feriados. - RaCcOn - 04-12-2011 00:31

Quando se fala deste tipo de coisas, há que ter em mente que o objectivo não é benificiar as empresas ou prejudicar os trabalhadores...ou quando os feriados calham ao domingo ou dias de folga também foi uma forma de prejudicar alguém?

É inegável que somos dos paises, se não dos paises da Comunidade Europeia com mais feriados...e se queremos ser iguais temos de ser iguais para tudo, não é só para um lado...

Quanto as questões das tolerâncias de ponto, só acontecem devido aos feriados ficarem colados a periudos de descanso como por exemplo fim de semana.

Não quero com isto dizer que estou contra ou a favor de retirarem ou colocarem mais feriados, para mim é indiferente...tanto como empregado, tanto como funcionário...
Mas quer parecer-me que sempre que haja uma medida que tenha sequer a possibilidade de benificiar uma empresa, haverá sempre a critica...
Porque não aplaudem cada vez que há uma medida que prejudique as empresas?

Independemente de prejudicar empresas ou particulares as medidas deverão benificiar o país...doa a quem doer tem de ser é para um bem comum.

Como referi acima, não acho que a redução do número de feriados vá aumentar a produtividade mas pronto.


RE: Redução de feriados. - BladeRunner - 04-12-2011 00:54

(04-12-2011 00:31)RaCcOn Escreveu:  Quando se fala deste tipo de coisas, há que ter em mente que o objectivo não é benificiar as empresas ou prejudicar os trabalhadores...ou quando os feriados calham ao domingo ou dias de folga também foi uma forma de prejudicar alguém?

É inegável que somos dos paises, se não dos paises da Comunidade Europeia com mais feriados...e se queremos ser iguais temos de ser iguais para tudo, não é só para um lado...

Quanto as questões das tolerâncias de ponto, só acontecem devido aos feriados ficarem colados a periudos de descanso como por exemplo fim de semana.

Não quero com isto dizer que estou contra ou a favor de retirarem ou colocarem mais feriados, para mim é indiferente...tanto como empregado, tanto como funcionário...
Mas quer parecer-me que sempre que haja uma medida que tenha sequer a possibilidade de benificiar uma empresa, haverá sempre a critica...
Porque não aplaudem cada vez que há uma medida que prejudique as empresas?

Independemente de prejudicar empresas ou particulares as medidas deverão benificiar o país...doa a quem doer tem de ser é para um bem comum.

Como referi acima, não acho que a redução do número de feriados vá aumentar a produtividade mas pronto.

Ninguém aplaude quando se prejudicam as empresas... nem deve!
Nem eu alguma vez fiz isso, até pelo contrário! Basta ler o que escrevi em outros tópicos... as empresas têm uma carga fiscal enorme... e o Estado, em vez de facilitar a vida das empresas nesse contexto... faz-lo através do enfraquecimento dos trabalhadores! Errado!
Criar e ter uma empresa, em Portugal, é um pesadelo! O mal é as "baterias" estarem sempre apontados ao elo fraco da cadeia, o trabalhador!
Onde os feriados calham, ou caiem... isso é uma questão falaciosa e sem nexo! Caiem onde têm de cair... depende do calendário.
Coitados dos trabalhadores... já lhes doí tudo! Os outros... têm dinheiro para ir ao médico particular... nas raras vezes em que lhes doí algo!


RE: Redução de feriados. - progster - 04-12-2011 16:50

Como já disse anteriormente, temos sem dúvida alguma feriados a mais, e apesar de ainda não ter percebido o objectivo desta medida, sei que o mesmo não é beneficiar as empresas ou prejudicar os trabalhadores, pois tal como já referi anteriormente e volto a repetir, sei e tenho noção de que a vida não está fácil para ninguém.

Aliás a minha opinião quanto a essa questão, é que vão haver pessoas beneficiadas e pessoas prejudicadas (tal como referi no exemplo que deixei mais atrás), e o mesmo se aplica quer a empresas quer a trabalhadores.

Entendo o que queres dizer quando falas em “iguais”, mas não percebo como é que podem querer igualar Portugal a outros países da Europa, devido a variáveis já por aqui debatidas e sobre as quais penso não haver necessidade de as repetir.

Não me parece que seja uma questão de “doa a quem doer”, pois quanto á medida em si, se é vontade do governo, que remédio temos nós (povo), em aceitar mais uma.


RE: Redução de feriados. - ElectroescadaS - 04-12-2011 17:12

Já agora, quais são os feriados que em principio serão abolidos?


RE: Redução de feriados. - RaCcOn - 04-12-2011 21:25

Progster, o objectivo da medida não é fazer com que as empresas tenham de pagar menos porque uns recebem a dobrar nos feriados...
O objectivo é aumentar a produtividade...teoricamente...

No entanto na prática não creio que vá aumentar seja lá o que for, aliás até vejo mais a perdas do que ganhos, uma vez que o feriado é um dia para passear e supostamente consumir...
Mas isso já são outros 200...


RE: Redução de feriados. - progster - 04-12-2011 22:20

@RaCcOn eu também sei que o objectivo não é esse... Smile

Pelos artigos que já todos lemos, e mesmo teoricamente, não percebo o porque de utilizarem a desculpa da produtividade.


RE: Redução de feriados. - RaCcOn - 05-12-2011 02:59

Pois, também não, sem margem para dúvidas.

Penso que seria mais fácil dizerem que temos feriados a mais e que estes possibilitam demasiadas tolerância de ponto, não sei.
Também não percebo, empresas que se dizem a beira da ruptura a fazerem tolerâncias de ponto atrás de tolerâncias de ponto...
Qualquer das formas, quem beneficia com isso são os que decidem trabalhar quando os outros estão a descansar Smile

Enquanto eles descansam, quem está a trabalhar tem mais oportunidade de conseguir entrar no mercado deles Wink


RE: Redução de feriados. - nioxys - 05-12-2011 10:55

Deixo aqui a lista dos feriados dos restantes países da UE,

Citar:Alemanha – 9
Áustria – 12
Bélgica – 9
Bulgária – 11
Chipre – 15
Dinamarca – 13
Eslováquia – 15
Eslovénia – 13
Espanha – 9
Estónia – 22
Finlândia – 11
França – 12
Grécia – 12
Holanda – 9
Hungria – 11
Irlanda – 10
Itália – 10
Letónia – 10
Lituânia – 13
Luxemburgo – 10
Malta – 14
Polónia – 13
Reino Unido – 8
República Checa – 12
Roménia – 9
Suécia - 16

Fonte: JN

Como podem ver existem países com mais feriados do que Portugal e um deles, por exemplo, é a Suécia.

Penso que acabar com alguns feriados é uma gota no oceano, as pessoas precisam é de melhores condições de trabalho e de vida, tudo isto afecta o rendimento.


RE: Redução de feriados. - progster - 05-12-2011 11:42

(05-12-2011 02:59)RaCcOn Escreveu:  Pois, também não, sem margem para dúvidas.

Penso que seria mais fácil dizerem que temos feriados a mais e que estes possibilitam demasiadas tolerância de ponto, não sei.
Também não percebo, empresas que se dizem a beira da ruptura a fazerem tolerâncias de ponto atrás de tolerâncias de ponto...
Qualquer das formas, quem beneficia com isso são os que decidem trabalhar quando os outros estão a descansar Smile

Enquanto eles descansam, quem está a trabalhar tem mais oportunidade de conseguir entrar no mercado deles Wink

Concordo, quem não faz tolerância de ponto, tem uma pequena vantagem dependendo do ramo claro..., em sair beneficiada.
(05-12-2011 10:55)nioxys Escreveu:  Deixo aqui a lista dos feriados dos restantes países da UE,

Citar:Alemanha – 9
Áustria – 12
Bélgica – 9
Bulgária – 11
Chipre – 15
Dinamarca – 13
Eslováquia – 15
Eslovénia – 13
Espanha – 9
Estónia – 22
Finlândia – 11
França – 12
Grécia – 12
Holanda – 9
Hungria – 11
Irlanda – 10
Itália – 10
Letónia – 10
Lituânia – 13
Luxemburgo – 10
Malta – 14
Polónia – 13
Reino Unido – 8
República Checa – 12
Roménia – 9
Suécia - 16

Fonte: JN

Como podem ver existem países com mais feriados do que Portugal e um deles, por exemplo, é a Suécia.

Penso que acabar com alguns feriados é uma gota no oceano, as pessoas precisam é de melhores condições de trabalho e de [b]vida, tudo isto afecta o rendimento.[/b]

É que é mesmo uma gota no oceano, mas pronto, aquelas cabecinhas pensadoras lá sabem..., entre aquilo que referis-te e entre muitas outras coisas, penso que uma boa organização do trabalho, beneficiaria melhor a produtividade, que supostamente é a "desculpa" deles para acabarem com alguns feriados.


RE: Redução de feriados. - BladeRunner - 05-12-2011 19:16

(05-12-2011 10:55)nioxys Escreveu:  Deixo aqui a lista dos feriados dos restantes países da UE,

Citar:Alemanha – 9
Áustria – 12
Bélgica – 9
Bulgária – 11
Chipre – 15
Dinamarca – 13
Eslováquia – 15
Eslovénia – 13
Espanha – 9
Estónia – 22
Finlândia – 11
França – 12
Grécia – 12
Holanda – 9
Hungria – 11
Irlanda – 10
Itália – 10
Letónia – 10
Lituânia – 13
Luxemburgo – 10
Malta – 14
Polónia – 13
Reino Unido – 8
República Checa – 12
Roménia – 9
Suécia - 16

Fonte: JN

Como podem ver existem países com mais feriados do que Portugal e um deles, por exemplo, é a Suécia.

Penso que acabar com alguns feriados é uma gota no oceano, as pessoas precisam é de melhores condições de trabalho e de vida, tudo isto afecta o rendimento.

Pois... e todos sabemos que a Suécia é um país muito abaixo de portugal, produtivamente falando... LOL
Enfim... isto dos feriados vs produtividade é relativo e em grande parte... um mito!
Ok... temos, segundo contei, 14... a Dinamarca tem menos um, mas coitada, é como a Suécia, um país muito abaixo do nosso...
Agora é ir consultar os links que já postei acerca do desenvolvimento e qualidade de vida, como este:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

Até há países com menos feriados que nós... e dúvido que sejam mais desenvolvidos que nós, mas pronto... lá está...