Garantia PC - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Hardware (/forumdisplay.php?fid=23) +--- Tópico: Garantia PC (/showthread.php?tid=10293) |
Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011 17:20 Boas pessoal, Aconteceu-me uma situação que não estava nada a espera e gostaria que alguém com experiência pudesse dar-me uma dica. Queimou a board do meu portátil . . . ele aquecia muito e mandei para a garantia. Da garantia mandaram-me umas fotos a dizer que tinha caído agua no meu pc. Eu não deixei nenhum tipo de líquido cair no meu pc Pelas fotos parece ser humidade e acho que nesse caso é problema deles e não do comprador. Já agora o meu portátil era HP e mandei directamente para a HP. Vou mandar agora por a loja que comprei e reclamar porque o atendimento que tive foi pessimo. Comprimentos, Pedro RE: Garantia PC - brunoantunes - 06-12-2011 18:30 Viva, Por ventura viste a board antes de enviar para a garantia?? Possuis alguma foto da mesma antes do envio para a marca?? Na loja nao irao fazer grande coisa..o pc irá novamente para a HP.. Pode acontecer é ser outra pessoa a ver o pc e arranjar o mesmo sem qualquer custo mas encontraste numa situacao complicada se nao tiveres fotos. Há mais alguem com acesso ao teu pc?Pode ter sido outra pessoa a deixar cair o liquido. Tambem pode acontecer que o local onde esteja o pc crie humidade na maquina. Continua a debater-te mas parece-me uma situacao imputavel ao cliente :\ RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011 18:43 Pois :\ é o que parece a mim também. Nem tirei fotos pensei que fosse correr tudo bem . Não estava a espera de ter chatices com isto. Vou enviar na loja pode ser que eles sejam mais amigos. Obrigado Bruno RE: Garantia PC - hachiroku - 06-12-2011 22:30 Epah... eu ate fico assustado, a semana passada tambem mandei o meu portatil para a garantia... e claro que nao tenho fotos da board, como o ia fazer? abrir o portatil e tirar fotos? ao abri-lo nao perdia a garantia? muitas questoes que se podem por, e acho que isto das garantias em material electronico, se as marcas quiserem o cliente tem sempre culpa, quanto mais nao seja pela humidade. RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011 22:32 (06-12-2011 22:30)hachiroku Escreveu: Epah... eu ate fico assustado, a semana passada tambem mandei o meu portatil para a garantia... e claro que nao tenho fotos da board, como o ia fazer? abrir o portatil e tirar fotos? ao abri-lo nao perdia a garantia? O pessoal insiste em andar mal ou pouco informado! http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=10074 RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011 22:41 Eu já tinha lido esse topic mas não consegui perceber se este caso posso usar a garantia. Eles vão alegar sempre que eu posso ter derramado um liquido ou assim. BladeRunner achas que pela lei tenho razão?! RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011 23:01 (06-12-2011 22:41)plusspeed Escreveu: Eu já tinha lido esse topic mas não consegui perceber se este caso posso usar a garantia. Eles vão alegar sempre que eu posso ter derramado um liquido ou assim. BladeRunner achas que pela lei tenho razão?! O problema não é esse... Nunca deverias ter colocado o portátil na HP! Ou compraste-o lá? Não me parece... Se o compraste numa qualquer loja... é lá que tens de o entregar para qualquer reparação! A loja é responsável pela reparação, seja lá, seja na HP, seja onde for. O facto da motherboard ter humidade... isso é problema entre o cliente (tu) e, neste contexto, a HP. Se eles detectaram a humidade... podes sempre insistir e pedir isso por escrito, reclamar, etc. Se achas que não tens parte nisso... insiste com a reparação... podes sempre dizer que se o portátil apresenta humidade, então foi lá que a adquiriu! Isto se a razão te assiste... não te estou a aconselhar a mentir! RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011 23:04 Sim amanha vou mandar pela loja . Na loja é que me aconselharam a mandar por lá por ser muito mais rapido! RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011 23:14 (06-12-2011 23:04)plusspeed Escreveu: Sim amanha vou mandar pela loja . Na loja é que me aconselharam a mandar por lá por ser muito mais rapido! E tu caíste na esparrela! Enfim... colocaram no cliente a responsabilidade de envio do portátil e na marca a da reparação! E tu caíste que nem um patinho! Diz lá... no recibo e factura... tem o nome da loja ou da HP? Da loja, não é? Então, porque raio é que levaste o portátil à HP? Porque eles assim o ditaram? Clientes como tu são dos seus preferidos... estou mesmo a ver... tu a saíres com o portátil debaixo do braço e eles a rirem-se! Vais à loja, apresentes queixa no livro, por te terem enganado e terem fugido à sua responsabilidade. Deixas o portátil e dizes que estás ciente de que a loja... a loja, insiste, tem 30 dias, corridos, para te resolverem o problema! Nem mais um dia! 30! Findos os 30 dias, se ainda não tiverem lá o portátil pronto para entrega... não sais da loja sem o dinheiro ou um portátil de características iguais ou superiores! Nunca de segmento abaixo! Ponto! Se eles disserem que o problema é da HP... dizes que quem vendeu o portátil foram eles... foram eles que tiveram o lucro e foram eles que emitiram a factura e garantia! Se findos os 30 dias o portátil não estiver lá... problema deles. Ou te dão o dinheiro ou outro, como disse acima! Depois que se entendam eles com a HP! Poça... deixem de ser inocentes! Uma vez comprei um carro semi-novo, como agora chamam aos usados recentes! O preço era x... coisa e tal, assinam-se contratos, etc... chega a altura da garantia, o tipo diz que é de um ano! Eu insisto que é de dois anos... e o tipo diz que para ser de dois anos tem de aumentar o preço! Eu perguntei onde é que eles se baseavam nisso! O tipo diz que a Lei o diz... eu disse que a Lei diz que sim, realmente pode ser, por acordo entre vendedor e cliente! Neste caso eu não concordava. E queria o de Lei, dois anos... e como eles não tinha nada exposto a dizer x com um ano ou y com dois anos... que remédio tiveram... trouxe o carro com dois anos por x! Um bom exemplo de uma reclamação, abrangida por garantia, apesar de muitos desconhecerem... http://almaitaliana.com/forum/index.php?topic=6152.0 P.S. Não te esqueças disto: Se mudarem a motherboard... esse componente usufruirá de dois anos de garantia, a contar da data da reparação! RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011 00:57 Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim... Bem... - Quem é responsável pela garantia do teu equipamento é a Marca/Fabricante e não a loja. - A loja como intermediário é obrigada legalmente a efectuar o envio da máquina para a marca ou então efectuar o encaminhamento da mesma para que a mesma seja reparada. (Por norma nas lojas, eles ficam com a máquina a máquina é recolhida em conjunto com outras pelo estafeta e aí vai para a marca...por norma as lojas tem um dia especifico para levantamento de determinados artigos de determinadas marcas. daí ser mais rápido através da linha de apoio da marca). - A loja ao indicar-te a linha de apoio não te está a enganar, na realidade está a ajudar-te pois o tempo que irias ficar privado da máquina ao ser enviado por eles é superior ao de seres tu solicitar o levamento do mesmo. - Se enviares pela loja, tens de te deslocar até a loja para entregar e levantar, pelas linhas de apoio eles levantam onde quiseres e voltam a levar, sem qualquer custo adicional. Quanto a questão que colocas, tal como disseste e muito bem, a máquina quer sejas tu a "enviar" ou a loja vai exactamente para o mesmo local, e como ela já lá esteve nas bases de dados da HP, já deverá estar como fora de garantia devido ao relatório anterior onde indicam humidade, comprovando com fotografias. Podes alegar que o que tu quiseres quanto ao facto de não teres sido tu a colocar a humidade na máquina, eles tem as fotos como prova, tu não. Quanto as obrigações legais em reparações dentro de garantia, os 30dias corridos tanto são válidos para a loja como para o fabricante sendo que no fabricante mesmo nessa situação terias o problema resolvido mais cedo e com múltiplas opções, no caso da loja, poderão chegar ao final dos 30dias e impingir-te uma máquina qualquer, desde que seja tecnicamente igual ou superior a tua. No teu caso, aconselho-te a efectuar reclamação a HP pedindo explicação de como poderia ter entrado humidade para a motherboard. Outro conselho que te dou, é que sejas cordial e ajudes para que possas ser ajudado...se quiseres entrar a matar, podes ter o azar de não te fazerem nada, restando-te apenas ires para tribunal onde certamente perderás. Quanto ao que referes da loja onde adquiris-te o equipamento... Recusaram-se a receber o artigo ainda dentro de garantia? Foram mal educados para contigo? Caso a resposta seja não a ambas as perguntas, não tens qualquer razão para reclamar...eles aconselharam-te apenas a linha de apoio, não te prestaram um pessimo serviço, apenas te ajudaram a ter a maquina mais cedo. Lembra-te também, que o livro de reclamações é uma excelente arma para o consumidor se defender e reclamar de um determinado espaço comercial, mas não deverá ser usado indevidamente e apenas porque estamos aborrecidos com algo. by the way... Se me deres o número do processo da HP, posso conseguir saber onde o teu portátil esteve e falar com quem o viu. Pode ser que consiga ajudar de alguma forma, caso seja possível. Ah... Ao tempo de garantia acresce o tempo que estiveres privado do equipamento em reparações abrangidas pela garantia. E já agora. Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação? |