Forum Pplware
Novo portátil - A questão do costume - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Gadgets (/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Tópico: Novo portátil - A questão do costume (/showthread.php?tid=10611)

Páginas: 1 2 3 4


Novo portátil - A questão do costume - Te_Tavares - 21-01-2012 22:31

Boa noite,

O meu portátil está nas últimas e preciso de outro que o substitua.
Bem sei que esta questão PC VS Mac é sempre a mesma e farto-me de ler sobre isso, no entanto o que mais leio é muita malta de Engª Informática que precisa de programas xpto ou malta que edita vídeos "pros" e música, o que não é o meu caso, pelo que esses "posts" não me ajudam muito.
Sou completamente imparcial. Não me interessa se é Apple ou Asus ou HP (as únicas 3 marcas que coloco em hipótese), apenas me interessa que o pc (leia-se: portátil) tenha alguns requisitos nomeadamente:
1. Não aquecer (já sei que é relativo, mas tive sérios problemas com o portátil anterior por isto);
2. Não bloquear, andar a moer para abrir um programa, "crashar", "ecrã azul", etc etc (óbvio);
3. Uma bateria com boa autonomia (ok não tem que ser como um dos ASUS que dura 9h - comprovado por mim - mas no mínimo 3h com brilho a 50% ou semelhante. Talvez 3h seja pedir muito...);
4. 500GB de disco no mínimo. Nunca gostei muito de andar com o disco externo atrás porque o do pc já tinha muita coisa.
5. Boa recepção wireless (é a desvantagem do tal ASUS das 9h... É terrível nesse aspecto!).

Para que fins seria o portátil? (Presumo que seja importante para me ajudarem a decidir)
Office (90% do uso será para isso), net, ouvir música, ver filmes, pequenas edições de vídeo e fotografia (tipo movie maker). O básico, parece-me. No entanto tenho sempre muita coisa do office a correr ao mesmo tempo.

Preciso de algo fiável, que dure, que não tenha que me chatear de ano a ano com baterias e carregadores que não funcionam.

Sou utilizadora de Windows mas não me choca nada mudar para Mac. Se for melhor, assim será. Faz-me confusão a diferença de preços? Muita! Mas também sei que são boas máquinas. Só não tenho experiência para saber se essa diferença tão grande compensa. Se por uma diferença de €600 conseguir a mesma QUALIDADE num pc que num Mac, claro que isso é importante.
Nem vos consigo dizer se prefiro 13" ou 15". O meu antigo era de 13" e não me dava mal com ele.

Agradecem-se sugestões, factos, argumentos úteis. Discussões Apple VS Windows há muitas, não pretendo criar aqui mais uma =P

Lema: Uma coisa é tão boa quanto o seu elemento mais fraco Wink

Thanks!


RE: Novo portátil - A questão do costume - progster - 22-01-2012 13:48

Convém ter uma ideia daquilo para que precisas do portátil.


RE: Novo portátil - A questão do costume - Dogzilla - 22-01-2012 14:14

O meu portátil já tem uns bons anos (HP Pavilion dv6000) e a bateria ainda dura cerca de 2h30/3h. Tudo está relacionado com a forma como tratamos as nossas coisas.

Quanto à questão em si, eu estou em lista de espera (leia-se à espera de juntar dinheiro) para comprar um MacBook. Não aquecem muito visto que o seu corpo é feito de alumínio, não sofre dos males do Windows (programas a bloquear, lentidão, etc) porque tem Mac OS X e a bateria tem uma autonomia bastante razoável.

Como dizes que vais trabalhar muito com Office, é bom que saibas que mesmo mudando para Mac tens o Office da Microsoft que dizem que é ainda melhor que o da própria Apple, e assim mantens todas as formatações e estilos de páginas tanto em Mac como em Windows.

O único problema que vejo em ter um Mac (e sim, eu gosto muito de produtos da Apple) é o preço que é ainda um bocado. No entanto, o barato sai caro e o que é bom custa dinheiro, já dizia o meu pai.


RE: Novo portátil - A questão do costume - Te_Tavares - 22-01-2012 14:32

@ Progster
Como disse no post: "Para que fins seria o portátil? (Presumo que seja importante para me ajudarem a decidir)
Office (90% do uso será para isso), net, ouvir música, ver filmes, pequenas edições de vídeo e fotografia (tipo movie maker). O básico, parece-me. No entanto tenho sempre muita coisa do office a correr ao mesmo tempo."
Espero que ajude.

@Dogzilla
Precisamente. Já sabia dessa do Office e a pplware fez uma review excelente ao Office 2011 para Mac. Dizem que está muito bom. O preço dos Mac fazem-me um bocado de confusão, mas se for para não ter chatices durante algum tempo, pode ser que compense. Lógico que falamos de diferenças que se justifiquem em relação qualidade/preço.
Não sou fã de nada a não ser de boa qualidade. Se a Apple a apresentar em níveis superiores a um Windows, o preço que o mostrar, sem dúvida. Resta saber é se essa diferença de preço compensa a diferença de qualidade Smile


RE: Novo portátil - A questão do costume - Dogzilla - 22-01-2012 14:49

Eu tenho um amigo que comprou um MacBook de 13" novo por 600€... mas lá está, são sortes. No caso dele foi a sorte do sócio do irmão ser revendedor da Apple e naquela altura fazer um desconto generoso.

Ele nunca me indicou qualquer problema com o produto, muito pelo contrário, parece que a cada dia está mais embevecido! Nem ele, nem ninguém, dos vários amigos que tenho com MacBooks.

Quero um não pelo motivo de muita gente (porque é bonito) mas sim porque o Mac OS me fascina, já desde há muitos anos para cá. Sendo um sistema operativo baseado em UNIX podes contar com robustez, performance e estabilidade. E como as ferramentas que preciso quando tenho que entrar no Windows (maioritariamente produtos da Adobe) também estão disponíveis em Mac, é como juntar o útil ao agradável.

Mas isto é apenas a minha opinião, muitos te responderão com um "não vale a pena comprar um Mac".


RE: Novo portátil - A questão do costume - progster - 22-01-2012 14:59

(22-01-2012 14:32)Te_Tavares Escreveu:  @ Progster
Como disse no post: "Para que fins seria o portátil? (Presumo que seja importante para me ajudarem a decidir) Office (90% do uso será para isso), net, ouvir música, ver filmes, pequenas edições de vídeo e fotografia (tipo movie maker). O básico, parece-me. No entanto tenho sempre muita coisa do office a correr ao mesmo tempo."
Espero que ajude.

Sim, convém ter sempre uma ideia.
Para aquilo que tu queres acho que um Mac é um "desperdicio", ou seja, acho que é caro, agora tudo depende dos teus gostos e acima de tudo das tuas possibilidades.
Actualmente penso que qualquer Hp ou Asus, serve para aquilo que queres, sem esqueçer que as "mãozinhas" são variáveis muito importantes a ter em conta durante a utilização do equipamento... Wink


RE: Novo portátil - A questão do costume - Te_Tavares - 22-01-2012 15:38

@Progster
Calculo que desse jeito, daí ter escrito logo no 1º post quando pedi ajuda Smile

Sem dúvida que o manuseamento diz muito da durabilidade de qualquer equipamento. No caso do meu portátil antigo comprei-o em 2007, mas era um LG (no comments Tongue). Na altura ele fazia tudo o que precisava e era "porreirinho". Até que começou a ter chatices de se desligar por aquecer (mesmo com placas de arrefecimento), bateria a dar o berro (mesmo com aqueles cuidados de a tirar enquanto está ligado à corrente), carregador que pifou, etc. Sou apologista de estimar o que tenho, detesto comprar coisas duas vezes só porque não tive cuidados básicos ou porque comprei o mais barato (que acabou por sair caro).
Nunca tive um Mac, o que quer dizer que nem gosto nem desgosto, Nunca experimentei sem ser nas lojas (e isso não considero sequer experimentar...). O dinheiro será então o ponto de diferença. Só não quero que passados 2 ou 3 anos o portátil ande com problemas de "moer" programas. Isso chateia-me verdadeiramente =P

Ah e lá por não precisar de uma super bomba para jogos e afins, não quero um portátil que seja "fraquinho" (estou a ser demasiado exigente?)


RE: Novo portátil - A questão do costume - progster - 22-01-2012 15:43

(22-01-2012 15:38)Te_Tavares Escreveu:  @Progster
Calculo que desse jeito, daí ter escrito logo no 1º post quando pedi ajuda Smile

Sem dúvida que o manuseamento diz muito da durabilidade de qualquer equipamento. No caso do meu portátil antigo comprei-o em 2007, mas era um LG (no comments Tongue). Na altura ele fazia tudo o que precisava e era "porreirinho". Até que começou a ter chatices de se desligar por aquecer (mesmo com placas de arrefecimento), bateria a dar o berro (mesmo com aqueles cuidados de a tirar enquanto está ligado à corrente), carregador que pifou, etc. Sou apologista de estimar o que tenho, detesto comprar coisas duas vezes só porque não tive cuidados básicos ou porque comprei o mais barato (que acabou por sair caro).
Nunca tive um Mac, o que quer dizer que nem gosto nem desgosto, Nunca experimentei sem ser nas lojas (e isso não considero sequer experimentar...). O dinheiro será então o ponto de diferença. Só não quero que passados 2 ou 3 anos o portátil ande com problemas de "moer" programas. Isso chateia-me verdadeiramente =P

A performance de qualquer equipamento vai diminuindo ao longo dos anos, e os problemas vão aparecendo, portanto por mais que não os queiras, mais cedo ou mais tarde quer se goste ou não, eles logo aparecem.


RE: Novo portátil - A questão do costume - Dogzilla - 22-01-2012 15:51

@Progster, não necessariamente. Como disse o meu computador tem já tem uns bons anos (5~6, não sei precisar) e não tem qualquer tipo de problema. É claro que sempre o tratei nas pontas dos dedos, limpezas, manutenção a nível de software, etc. É rival para muitos novos.

@Te_Tavares, isso de tirar a bateria é sobrevalorizado. Quando estamos com a bateria no computador e totalmente carregada, a corrente deixa de passar para carregar a bateria e é apenas canalizada para o normal uso do computador.


RE: Novo portátil - A questão do costume - Te_Tavares - 22-01-2012 15:54

Claro que sim, mas há problemas e problemas. Falo de coisas como esperar tempos sem fim para abrir programas, docs pesados, etc. Tenho muitas paresentações ppt e pdf's que só não chegam a 1GB porque não calha. E abrir esses documentos no LG ao fim de um ano tornou-se um pesadelo. =/ (e desfragmentava o disco frequentemente, limpava o "lixo", etc...).
@Dogzilla
Pois... Mas sempre tentei manter o LG "nos trinques". A única melhoria que vi foi quando formatei para instalar o win7 (36). Aí posso dizer que ficou bem melhor, mas era um LG, valia o que valia... Tal como tu gosto de tratar bem as coisas e fazia manutenções frequentes por forma a nunca o deixar "ir abaixo". Só que a construção daquilo era péssima e a idade deu de si, digo eu =P