Forum Pplware
Linux - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Linux (/showthread.php?tid=10843)

Páginas: 1 2


Linux - CChivarria - 15-02-2012 12:15

Boas,
Tenho um toshiba A300 com o windows 7 ultimate e queria instalar a ultima versão do linux mas sem mexer no meu windows. alguem me diz qual a melhor versão do linux e como por o pc a arrancar por defeito pelo windows, pois normalmente quando se tem os 2 S.O's instalados ele por defeito arranca pelo linux


RE: Linux - kilho - 15-02-2012 15:55

Bom dia! Pretendes então entrar no mundo linux. Para começar as distros mais userfriendly na minha opinião são o Ubuntu e o Mint. No fundo são praticamente o mesmo dado o mint ser baseado em Ubuntu. Para instalar "ao lado" do windows ambos têm aplicações para o mesmo efeito Wubi no caso do Ubuntu e mint4win no caso do Mint. Sei que o Ubuntu tem essa opção.
A grande diferença nestas duas distros está mesmo no software que já vem instalado com o SO, sendo que aqui o mint "ganha" por trazer mais software embutido. Depois tens ainda o ambiente gráfico. O Ubuntu trás o unity como padrão enquanto que o Mint trás Gnome3 e o MATE (Ambiente gráfico semelhante ao Gnome2).


Quanto a alterar a ordem de boot do GRUB:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer

Basta correr depois o grub-customizer e alterar a ordem de boot a vontade sem qualquer dificuldade.


RE: Linux - CChivarria - 15-02-2012 20:20

ok, grande ajuda. mas vou optar pelo ubuntu 12.04 para começar. obrigado


RE: Linux - CChivarria - 16-02-2012 11:29

já instalei o ubuntu11.10 que foi o que me pareceu melhor e está quase perfeito, apenas etá um pouco lento mas isso deve ser por falta de actualizações. a minha duvida agora é como colocar no dualboot o windows em primeiro lugar para que não tenha que estar sempre a espera que ele chegue à parte de escolher um dos SO para escolher. assim passado os 10s entra por defeito no windows7. Alguém sabe omo fazer?


RE: Linux - JPedrosa - 16-02-2012 12:23

Mas ubuntu é mandatório?

Já deste uma vista de olhos num Mint ou num OpenSUSE?

Quanto À tua questão o Kilho já te respondeu


RE: Linux - CChivarria - 17-02-2012 01:39

JPedrosa, realmente estava lá, não tinha reparado.
O ubuntu já está a bombar mas gostava de obter um top de app/software para linux. já existe algum top para eu me poder orientar???


RE: Linux - Mkman - 20-02-2012 00:03

top como assim? Uma lista ordenadas das paginas das distribuições mais vistas? Se sim tens o distrowatch.com


RE: Linux - CChivarria - 20-02-2012 13:01

seria mais um top de aplicações para ubuntu, tipo player, ubuntu tv etc.
tenho uma duvida, instalei o kde no ubuntu só que ficou muito lento o S.O. e agora queria desinstalar mas não consigo, já tentei muitas linhas de codigos mas não consigo eliminar o kde.
Alguém sabe como eliminar aquilo de vez?


RE: Linux - kilho - 20-02-2012 15:50

http://www.techradar.com/news/software/applications/top-50-best-linux-apps-2011-1014373
Site muito completo com aplicações de todo o tipo.

Quando ao KDE quer instalar so o Ambiente gráfico ou tambem os programas asociados? como konkeror amarok e afins...


RE: Linux - CChivarria - 20-02-2012 18:08

eu quero é desinstalar o KDE, e só instalei o ambiente grafico