Os ISP's e as suas ofertas. - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Redes (/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: Os ISP's e as suas ofertas. (/showthread.php?tid=11607) |
Os ISP's e as suas ofertas. - hrguerra - 14-05-2012 20:23 De certeza que já recebeste, pelo menos uma vez, uma visita de um comercial da ZON, MEO, Vodafone ou Clix em tua casa a divulgar o serviço de TV, NET e VOZ. Normalmente cria-se uma empatia cliente – comercial e comercial – cliente, mas temos sempre de ter cuidado com estas situações. Incrivelmente, nos últimos anos tem-se vindo a observar um aumento das queixas na associação de defesa do consumidor (DECO) de clientes que foram enganados no serviço porta-a-porta. Juntamente com o aumento das queixas observou-se também, um aumento bastante “agressivo” nas suas campanhas promocionais para angariação de clientes. Com isto, decidi escrever este tópico relatando algumas das situações mais frequentes nas vendas D2D e que, certamente irão dar-te alguma ajuda. Situação número 1: Antes de instalares um novo ISP na tua casa, aconselho-te a dares uma vista de olhos, bem funda, no mercado. Não te enganes pelas velocidades de 100Mbps e 200Mbps prometidas. Não precisas delas e maior parte das vezes, estas velocidades têm validade de 6 meses. Ficas perfeitamente bem com 50Mbps. Faz uma seleção dos operadores e elabora uma lista em que deves ter em consideração em primeiro lugar o preço. Em segundo, as ofertas que são feitas. Em terceiro, tenta obter uma opinião do serviço em termos de funcionamento e resolução de avarias, mas não uses fóruns. De preferência, tenta saber através dos teus vizinhos. Porquê? Porque os teus vizinhos estão ligados ao mesmo "cabo" que tu. Caso de Análise: Recentemente observou-se uma espécie de reviravolta no sector das telecomunicações residenciais. Durante x tempo, os 4 operadores de mercado no serviço fibra ótica, ofereciam pacotes de 100Mbps durante 6 meses, a um preço inferior a 26€. Observei esta campanha, e um comercial da MEO que veio cá a casa apenas referiu que os 6 meses eram do valor comercial do pacote e não a velocidade. Usou este argumento como captação de cliente, mas na verdade, o que estava estipulado em todas as operadoras, menos na ZON, é que os 6 meses pressupunham tanto o valor como a velocidade. Assim, ao final dos 6 meses, era aplicado o preço real do pacote (px +/- 60€). Então, mas e se eu ao final dos 6 meses não quiser continuar com este pacote? O comercial disse-me que eu podia fazer o downgrade gratuitamente. Na verdade, incorria ao pagamento de uma taxa de 25€, aproximadamente. Situação número 2: Recentemente recebeste uma visita de um comercial em tua casa. Ele oferece-te 100Mbps, 140 Canais de TV e Voz Ilimitada por 40€/mês. Parece uma proposta tentadora, mas nunca feches o contrato na hora! Não ligues à lenga-lenga do "ah esta promoção acaba já amanhã, se quer aproveitar, assine já hoje e pode sempre instalar mais tarde". Nunca faças isso. Pede-lhe o seu contacto telefónico e diz que vais analisar a proposta e que depois entras em contacto. (A moral aqui é que, estes comerciais porta-a-porta, maior parte deles como recebem às comissões, interessa-lhes mais fechar contratos do que propriamente a tua satisfação, portanto atenção). Analisada a proposta, comparada com outras, decidiste ficar com a oferta do rapaz. Quando ele voltar para assinares o contrato com a entidade, pede-lhe que escreva no contrato (original e cópia) as condições oferecidas (os 100Mbps, os 140 canais e a voz ilimitada por 40,00€/mês). Isto porque? Porque ele pode aliciar-te com os 40€ e nem sequer informar-te que é durante um determinado tempo. Assim, como está escrito no contrato, a empresa é obrigada a regularizar-te a situação, caso isso aconteça. Caso de Análise: Um comercial de uma das operadoras do nosso mercado aliciou um jovem menor a assinar um contrato. A legislação aplicada a contratos de prestação de serviços de telecomunicações diz que os menores não podem assinar contratos de prestação de Internet, Televisão e Telefone. O comercial disse ao jovem que ele podia assinar o contrato para aproveitar a campanha em vigor (que supostamente acabava naquele dia) e que depois de instalado o serviço, podiam alterar para o nome dos pais. Tal como determina a legislação atual, os contratos de prestação de serviços de telecomunicações devem ser cumpridos pelo titular inicialmente inscrito durante 24 meses, e só apenas em exceções agravadas é que podem alterar ou rescindir o contrato. Situação número 3 Agendaste a tua instalação para p/ex. 14/4/2012 (o contrato foi assinado no dia 4/4/2012), mas apareceu-te uma proposta ainda melhor que aquela e acabaste por decidir ficar com a nova proposta. O que deves fazer é entrar em contacto com o consultor comercial e informa-lo que pretendes desistir daquele serviço. Até aos técnicos chegarem a tua casa, não tens qualquer fidelização com a operadora. Nunca te esqueças disso. Muitas das vezes, os comerciais dizem que como o contrato já foi assinado e enviado para o escritório, agora tens de ficar na operadora. Pois bem, não é verdade. Está determinado pela ANACOM que, até à instalação do serviço, o cliente não tem qualquer fidelização com a operadora. Caso de Análise: Certamente que muitos de vós já tiveram dores de cabeça com a questão da fidelização. Esta é uma questão que, infelizmente, ainda hoje está mal definida. Pois bem, o vínculo contratual só entra em vigor a partir do momento em que é realizada a ativação do serviço. Situação número 4 Nesta situação, expõe-se o caso do mau funcionamento do serviço prestado. Começamos pelo início. Quando adquires um serviço de comunicações, deves ter sempre em atenção àquilo que te “oferecem”, principalmente quando, por exemplo, assinas um serviço de 100Mbps e só tens 40Mbps. A lei da resolução (Decreto-Lei Nº 143/2001 de 26 de Abril) define que tens 14 dias desde a instalação do serviço para poderes rescindir o mesmo. Ou seja, no dia 10 instalaram-te o serviço e ele só tem falhas. Tens até dia 24 para rescindir o contrato, SEM QUALQUER CUSTO. A lei define que não te podem imputar qualquer valor. E infelizmente, isto acontece imensas vezes e o coitado do cliente, acaba por pagar o valor da instalação, da ativação e da portabilidade, se pedida. |