Forum Pplware
Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Segurança (/forumdisplay.php?fid=41)
+--- Tópico: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) (/showthread.php?tid=11791)



Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - RPereira93 - 04-06-2012 16:23

Olá pessoal, gostava de tirar uma dúvida.

Tenho que criar três maquinas virtuais e para isso criei no Virtual Box, mas agora preciso de fazer um backup simultâneo dessas três maquinas virtuais. Alguém me poderá dizer como fazer e o programa mais indicado para fazer o backup?


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - MokaS - 05-06-2012 18:42

Tenta ir à pasta onde colocas-te o "disco rígido" das maquinas virtuais e copia para uma pen. Talvez funcione; nunca tentei, é só uma ideia


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - brunoantunes - 07-06-2012 12:07

Se o que queres é o backup integral da máquina virtual, basta copiar o disco virtual como foi sugerido.

Procura pelo ficheiro *.VHD


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - Seemog - 16-08-2012 14:07

Eu costumo fazer backup recorrendo à ferramenta exportar do virtualbox.
É criado um ficheiro *.ova que guarda tudo sobre essa maq. Virtual.
Depois é só fazer importar no novo pc.


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - brunoantunes - 17-08-2012 13:22

(16-08-2012 14:07)Seemog Escreveu:  Eu costumo fazer backup recorrendo à ferramenta exportar do virtualbox.
É criado um ficheiro *.ova que guarda tudo sobre essa maq. Virtual.
Depois é só fazer importar no novo pc.

Essa opcao faz um backup do disco virtual (.VHD) e tambem das caracteristicas da máquina virtual (memória, placas de rede, etc e tal..), bem visto Smile


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - Seemog - 17-08-2012 14:09

(17-08-2012 13:22)brunoantunes Escreveu:  Essa opcao faz um backup do disco virtual (.VHD) e tambem das caracteristicas da máquina virtual (memória, placas de rede, etc e tal..), bem visto Smile

Sim, de facto acho que é a melhor maneira.
Se guardarmos apenas o disco, depois num outro PC ao criar uma máquina virtual nova, como o disco tem um "número de serie" (não sei bem como chamar a este pormenor) às vezes dá erro na importação.
Assim com os ficheiros *.ova corre sempre bem.


Chamo a atenção para a questão dos discos dinamicos.
Se tivermos uma MV (máq. virtual) com discos dinâmicos (crescem à medida das necessidades), ao fazer o backup temos de os "encolher" porque nos discos virtuais o simples facto de apagar algo não "liberta o espaço dinâmico".

Existe uma ferramenta que é o CloneVDI. Com ela clono o disco virtual (e este processo elimina o espaço vazio) fazendo-o ocupar menos GB.
Depois na MV, troco o disco original pelo clone e depois crio o ficheiro de backup *.ova.

Fica a dica Wink


RE: Ajuda Pessoal(Backup em maquinas virtuais) - brunoantunes - 17-08-2012 16:48

(17-08-2012 14:09)Seemog Escreveu:  Se guardarmos apenas o disco, depois num outro PC ao criar uma máquina virtual nova, como o disco tem um "número de serie" (não sei bem como chamar a este pormenor) às vezes dá erro na importação.
Assim com os ficheiros *.ova corre sempre bem.

Apenas uma "side note", se copiares apenas o VHD (disco virtual), na máquina virtual nova nao vais fazer uma importacao. Após criares (ou na altura em que estás a criar) uma nova MV basta que apontes para a cópia.

De resto concordo com o que falaste.