Forum Pplware
linux mais apropriado para HTPC... ou nao ;) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: linux mais apropriado para HTPC... ou nao ;) (/showthread.php?tid=11964)



linux mais apropriado para HTPC... ou nao ;) - alvesricardo - 03-07-2012 16:49

Boa tarde,
Sou utilizador windows, apenas entrei umas vezes no ubunto por curiosidade.

Gostava de fazer um HTPC.

N sou conhecedor de todas as distribuiçoes linux, podem aconselhar qual seria a mais indicada para servir de HTPC?

Se ao mesmo tempo for de facil usabilidade para um utilizador de windows agradecia.

(o ideal é ser leve com o objectivo de aceder á internet (browser) e de processar multimedia para o htpc)

Cumprimentos


RE: linux mais apropriado para HTPC - JPedrosa - 03-07-2012 17:00

Viva,
depende um pouco do hardware que vai correr isso.
Caso tenhas um PC bom, podes escolher, mais ou menos qualquer release, e instalar um software que faça de media center.

Se tiveres um pc mais fraco convém escolher uma distribuição mais leve.

Uma alternativa, é pegar numa versão de um MediaCenter conhecido, que vem junto com um Linux.
Refiro-me ao XBMC e à sua versão XBMCbuntu, que não é mais do que um Ubuntu muito "despido" e com o XBMC instalado, deverá cumprir os teus requisitos.

http://xbmc.org/download/


RE: linux mais apropriado para HTPC - M4t3us - 03-07-2012 20:39

Eu concordo com o JPedrosa, o XBMCbuntu deve ser o mais simples e completo para um HTPC.


RE: linux mais apropriado para HTPC - alvesricardo - 04-07-2012 08:59

Bom dia,

So para responder com as especificaçoes do portatil, que ja leva uns aninhos.... é um HP Pavilion dv5296ea

Intel® Core™ Duo T2500 - 2GHz
Intel® Centrino® Duo Mobile Technology
667 MHz de velocidade de bus
2 MB de cache
1024 MB DDR2 a 667 MHz (2 x 512 MB) - até acho que ja tem 2gb de ram...
120 GB Unidade de disco rígido EIDE, SATA 5400rpm
Ecrã 15,4 pol
NVIDIA GeForce™ Go 7400 com 256 MB de memória de vídeo TurboCache™ incluindo 128 MB de memória vídeo dedicada

portanto daria bem para meterr o XBMCubunto no portatil certo?
Disco externo á parte onde teria o conteudo multimedia... parece bem! Big Grin

Só a titulo de curiosidade, deixo aqui um link que partilharam cmg
http://www.makeuseof.com/tag/5-great-linux-media-cente-distributions-transform-tv/


RE: linux mais apropriado para HTPC - alvesricardo - 04-07-2012 10:32

Já agora,

Tendo em conta as specs, tenho duas questoes:

1 processar videos em hd... será que aguenta? e filmes "standard" será que corre sem problemas?

2 Não será melhor instalar o ubuntu e o xbmc em cima?
(será que fica muito mais pesado?)
(ou entao, agora que acabei de ler este artigo, que tal instalar o Fubuntu e o XBMC em cima?)

Uma duvida: qual a diferença entre ubuntu tv e xbmc?

Cumprimentos


RE: linux mais apropriado para HTPC - alvesricardo - 05-07-2012 08:50

alguem quer partilhar a sua opiniao?

Cumprimentos

EDIT:
Já agora, e uma vez que começo a ficar cada vez mais fascinado com esta opção de experimentar linux mais a serio...
vou colocar aqui um cenario:

nesse portatil, será que dava para meter uma distro normal (digo mint, ubuntu ou fubunto) a correr no pc sem stress?
O intuito seria:
(e aqui corrijam-me se estiver errado)

- jogar Age of Mithology (ou semelhante) - pelo que li, Wine ou Cedega, permitiriam isso.
- internet (ja li que o chrome da para linux, portanto tudo o que funciona no chrome versao windows devera funcionar na versao linux)
- word,excell, ppt ... (open office, aqui sei que open ofice tem outra extensao, mas dá par ser compativel com windows certo?)
- ver filmes (uso vlc ou bs player ou media player classic... para linux qual será o melhor a nivel de codecs e para ajustar legendas manualmente - syncronização e tamanho? )
- photoshop (gimp does the work)

e penso que isso seria o essencial.

Outra coisa é, quanto á compatibilidade de ficheiros entre windows e linux, ha alguma diferença? é mt grande?

dá para trabalhar entre linux e windows? quer dizer, eu com linux, outro colega em windows... vejam isto como uma questao de partilhar ficheiros (zip rar doc exe xls ppt mp3 mp4 mkv wmv ...)

Cumprimentos


RE: linux mais apropriado para HTPC... ou nao ;) - alvesricardo - 06-07-2012 09:36

desculpem puxar isto para cima...
Alguem com alguma ideia?

Cumprimentos
(se n responderem tb n vos chateio mais neste post Tongue)
(e bom fim de semana! Big Grin)