Forum Pplware
Servidor Linux - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Servidor Linux (/showthread.php?tid=12028)



Servidor Linux - lpdourado - 11-07-2012 13:00

Boas!
O que pretendo exactamente é uma opinião sobre a distro para um servidor de Linux.
Este servidor será para minha casa, logo não será necessário muitos serviços, e para isso gostaria de uns conselhos para saber qual a distro.
A nível de Linux, já experimentei o Ubuntu e o Mint (o que tenho actualmente na minha máquina), em relação a servidor, já ouvi distros como CentOS, Ubuntu Server, RedHat, Slackware, Debian.


Obrigado.

Cumps.


RE: Servidor Linux - gulyfmg - 11-07-2012 15:39

Na minha opinião (humilde), visto que estás familiarizado com ubuntu e ubuntu base distros, poderias optar pelo ubuntu server... se preferires sair da zona de conforto e ir pra uma distro confiável e bastante estável CentOS.

Abr


RE: Servidor Linux - lpdourado - 11-07-2012 16:53

Estou agora a experimentar em VM o Ubuntu Server...mas também gostava de sair da zona de conforto!
Ainda experimentei o Slackware...faço a instalação, mas não consigo meter a correr (também em VM). Mas a minha queda também é mais para o CentOS, mas meto aquilo a correr em VM e clico para instalar e não me aparece nada...nem faz nada. Não percebo porquê.


RE: Servidor Linux - gulyfmg - 12-07-2012 01:10

O centOS para ser instalado em VM tem um pequeno truque... isto aplicasse a todos as distros que derivem do CentOS.

Presumo que estejas a usar o Virtual Box por isso tens de às definições, opção de sistema, placa mãe e picas a opção de activar o IO APIC.

Conforme mostra a imagem.

[Imagem: 12551915_2012-07-12_01h07_53.png]

Boa sorte.


RE: Servidor Linux - lpdourado - 12-07-2012 11:28

Agradeço desde essa dica!

Já agora qual a melhor plataforma para instalar o centOS, x86 ou x64?
A máquina onde vou instalar suporta x64, apesar de ter apenas 1GB de RAM, mas irei aumentar até ao 4GB.

Obrigado.


RE: Servidor Linux - gulyfmg - 12-07-2012 15:55

Vais correr maquina virtual ou real?? se for virtual x86 se for real para usar os gb que iras ter de memoria x64.
Lá está depende do uso que vais dar a isso.


RE: Servidor Linux - lpdourado - 13-07-2012 11:44

Para já estou com máquina virtual para me ambiantar um pouco à distro, mas depois vou aplicar numa máquina real.
O que pretendo não é nada complexo, é também uma forma para aprender mais, visto que nunca configurei um servidor linux. Irei meter serviços como FTP, webserver, File & Print, DC, DHCP...e depois ir aprofundando mais.

Já tens alguma experiência neste tipo de configuração?


RE: Servidor Linux - lpdourado - 03-08-2012 12:48

Boas mais uma vez.
Em continuidade deste post, como já tinha referido, decidi-me pelo CentOS 6.3 e visto que sou um novato na instalação de servidores linux tenho algumas questões.
Como por, a administração é toda feita por linha do comandos ou há uma possibilidade de instalar uma GUI? Já pesquisei no google e de facto há a possibilidade de instalar uma GUI, mas não sei de que forma é mais viável a administração do servidor.
Quero também metê-lo como DC, já vi que o Samba o faz, como o OpenLDAP, e as restantes configurações tal como se fosse um windows server.
Conheçem algum tutorial que me possa ajudar, visto que se for alguém a ajudar-me vai ser mais complicado?

Obrigado


Re: Servidor Linux - GreenTuxer - 04-08-2012 00:31

Se precisares de alguma coisa diz. Usa o Red hat deployment guide e vê os guias da howtoforge. Google é o melhor amigo, não tenhas medo de experimentar. Aconselho-te a usares exclusivamente linha de comandos mesmo quando não sabes, googlas noutro pc e aprendes muito mais, já que em ambientes empresariais não há ambientes gráficos nenhuns.