Forrester e Gartner apontam futuro difícil para a Microsoft - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36) +--- Tópico: Forrester e Gartner apontam futuro difícil para a Microsoft (/showthread.php?tid=12957) |
Forrester e Gartner apontam futuro difícil para a Microsoft - progster - 26-10-2012 16:02 A Forrester Research, empresa consultora e de pesquisa de mercado, prevê um ano "feio" para a Microsoft em 2013. A renovação dos produtos que mais lucros trazem à empresa, o Windows 8 e o Office, é vista como uma tentativa de contrariar as perdas de quota de mercado. "Este é um momento chave para a Microsoft. Mas 2013 vai ser feio", comentou Frank Gillet, analista na Forrester. Na categoria de "dispositivos pessoais", na qual a Forrester engloba os PCs, tablets e smartphones, a quota de mercado da Microsoft em 2008 era de 95% e em 2012 desceu para os 30%. Desde o lançamento e crescimento do mercado dos dispositivos móveis que a empresa de Redmond tem perdido espaço no mercado, e a chegada do Windows 8 e dos Surface é a prova de como a Microsoft está a tentar recuperar a esse nível. A consultora prevê no entanto que até 2016 as quotas da Microsoft no mercado dos dispositivos pessoais deverá manter-se estagnada nos 30%. Considera a Forrester que a Microsoft tentou entrar demasiado tarde num mercado atualmente muito competitivo. "A Microsoft vai sobreviver, mas não vemos maneira de recuperar o terreno perdido" disse Frank Gillet. O problema parece ser mesmo a categoria dos dispositivos móveis, onde daqui a quatro anos a Microsoft deverá ter 27% do mercado dos tablets e continuará a dominar com 90% no mercado dos PCs. Mas o declínio dos computadores pessoais está a ser provocado pelo crescimento dos dispositivos móveis, e a multinacional norte-americana terá que saber equilibrar os dois mercados, aconselha a Forrester no relatório. O lançamento do Windows 8, um sistema operativo multiplataforma, terá alguns desafios como a habituação dos utilizadores e a reconstrução de muitos programas e aplicações que já existiam no sistema Windows para PC. "A transição para o Windows 8 é apenas o primeiro passo da transformação da Microsoft. Perante a concorrência da Apple e da Google, a Microsoft tem que descobrir como lançar o Windows mais rápido do que de três em três anos". Mais dispositivos Android do que Windows em 2016 Por sua vez a Gartner prevê que em 2016 o Android ultrapassará o Windows como o principal sistema operativo em computadores, tablets e smartphones. Atualmente a quota de mercado do Windows é quase três vezes superior à do Android. Os números são diferentes daqueles revelados pela Forrester. No final de setembro, o sistema operativo da Microsoft estava em 44% das máquinas de todo o mundo, enquanto o sistema operativo móvel da Google rodava em 17,4% dos dispositivos, segundo dados da Net Applications, citados pela Zdnet. Estima-se que 1,2 mil milhões de computadores tenham o Windows XP ou o Windows 7 instalados e 608 milhões de dispositivos corram Android até ao final de 2012. Mas o declínio do mercado dos computadores pessoais e o crescimento dos dispositivos móveis, aos quais a Microsoft chegou tarde com o Windows Phone 7 e agora com o Windows 8 e Windows Phone 8, vão ditar uma troca de lugares entre os sistemas operativos da Microsoft e da Google. Até ao final de 2016, a Gartner estima que existirão 2,3 mil milhões de computadores, tablets e smartphones com Android e 2,28 mil milhões de dispositivos com sistema operativo Windows. Em apenas 8 anos, o Android passa de novato no mercado a sistema operativo líder em dispositivos de computação. O lançamento de computadores em formatos híbridos (computador + tablet) com o recente Windows 8, construído a pensar nos dispositivos móveis e sensíveis ao toque, é a grande aposta da Microsoft para não perder nos próximos quatro anos o lugar que tem ocupado nas últimas décadas. Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/forrester_e_gartner_apontam_futuro_dificil_pa_1278141.html |