Forum Pplware
Simulador da Deco ajuda a poupar 50 euros com gás natural - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Simulador da Deco ajuda a poupar 50 euros com gás natural (/showthread.php?tid=12982)



Simulador da Deco ajuda a poupar 50 euros com gás natural - progster - 27-10-2012 10:29

O mercado liberalizado do gás natural e da electricidade veio para ficar mas, até Setembro de 2012, apenas cerca de 12% do total de famílias tinha mudado para o mercado livre da electricidade e no gás natural, ainda menos. Mas mudar para este mercado pode representar uma poupança anual de 50 euros.A Deco diz que os consumidores não sabem que fornecedor escolher face às diferentes propostas, sentindo-se pressionados a decidir, para não ficarem sujeitos aos aumentos trimestrais das tarifas reguladas, previstos a partir de Janeiro de 2013.

Por isso, a associação de defesa do consumidor decidiu disponibilizar, a todos os consumidores, um simulador que compara as tarifas dos fornecedores actuais de gás natural e electricidade, em função do perfil de consumo de cada lar. «É o único, inclusive, que permite simular a melhor combinação para uma casa que consuma os dois tipos de energia. Face ao mercado regulado, a poupança pode ultrapassar os 50 euros anuais», assegura, em comunicado.

Para ajudar a poupar na factura do gás natural, a associação acordou um desconto com a Goldenergy, uma empresa nacional do grupo Dourogás, que, no estudo comparativo publicado na Proteste de Setembro, apresentava as melhores condições. Ajuda ainda os seus associados a efectuarem a mudança de fornecedor sem sair de casa.

A Deco negociou também, com aquele fornecedor de gás, «um contrato livre de cláusulas lesivas e sem período de fidelização e extensível a todos os consumidores». Esta novidade vem contrariar a tendência dos restantes fornecedores que «persistem em apresentar cláusulas lesivas, onde se inclui a penalização por cessação antecipada do contrato».

Ao ajudar a descobrir o fornecedor mais barato e ao negociar condições mais justas para os consumidores, a Deco «conta dinamizar o mercado, incutir confiança e contribuir para uma redução da factura do gás e da electricidade das famílias». Afinal, até 31 de Dezembro de 2015, os consumidores com contratos terão de deixar a tarifa regulada e optar por um fornecedor do mercado livre. Quanto aos novos contratos, a partir de Janeiro de 2013, já não podem ser feitos no mercado regulado.

Para ajudar nessa transição, a Deco disponibiliza também um conjunto de respostas às dúvidas mais frequentes dos consumidores.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=598728