Forum Pplware
Criar rede de pc's - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: Criar rede de pc's (/showthread.php?tid=13002)



Criar rede de pc's - ftpaul - 30-10-2012 22:04

Boa noite,

Sou responsável técnico por uma sala com 5 pc's fixos de trabalho e um servidor linux onde os utilizadores acedem para guardar os ficheiros de modo a termos um registo de ficheiros no entanto o nº pessoas que precisam dos pc's aumentou e também como as pessoas não utilizam o servidor para guardar os documentos estou a pensar criar aqui uma mini rede onde os utilizadores possam abrir a sua conta em qualquer pc e de modo a que as coisas fiquem guardadas no servidor.

Para isso sei que tenho que utilizar um domínio no Windows Server e registar os pc's, etc. Mas no entanto tenho algumas dúvidas:
  1. Que máquina adquirir?
  2. É necessário o Windows Server ou poderia fazer o mesmo com linux?
  3. Existe alguma alternativa a isto que referi?


Cumprimentos,


Criar rede de pc's - pmorais - 30-10-2012 22:36

Na minha opinião, podes "fugir" a soluções pagas. Não percebi para que precisas do servidor, se for para file server podes continuar a usar linux, ou fazer um NAS com o FreeNAS por exemplo.
Tudo depende do fluxo que os users utilizam.


RE: Criar rede de pc's - ftpaul - 31-10-2012 00:43

(30-10-2012 22:36)pmorais Escreveu:  Na minha opinião, podes "fugir" a soluções pagas. Não percebi para que precisas do servidor, se for para file server podes continuar a usar linux, ou fazer um NAS com o FreeNAS por exemplo.
Tudo depende do fluxo que os users utilizam.

Mas isso não serve porque também pretendia que se pudesse fazer login com a mesma conta em diferentes pc's...


RE: Criar rede de pc's - Hugao - 01-11-2012 18:34

(30-10-2012 22:04)ftpaul Escreveu:  Boa noite,

Sou responsável técnico por uma sala com 5 pc's fixos de trabalho e um servidor linux onde os utilizadores acedem para guardar os ficheiros de modo a termos um registo de ficheiros no entanto o nº pessoas que precisam dos pc's aumentou e também como as pessoas não utilizam o servidor para guardar os documentos estou a pensar criar aqui uma mini rede onde os utilizadores possam abrir a sua conta em qualquer pc e de modo a que as coisas fiquem guardadas no servidor.

Para isso sei que tenho que utilizar um domínio no Windows Server e registar os pc's, etc. Mas no entanto tenho algumas dúvidas:
  1. Que máquina adquirir?
  2. É necessário o Windows Server ou poderia fazer o mesmo com linux?
  3. Existe alguma alternativa a isto que referi?


Cumprimentos,

Quanto à primeira pergunta o que tens de fazer é criar um domínio no Windows Server com o AD, alterar as politicas de segurança a nível de passwords, criar utilizadores. Depois nas máquinas clientes (as que o utilizadores usam) entras como administrador e vais às propriedades do sistema e vais onde estão as informações do nome do computador e carregas "Alterar definições" e depois no botão "Alterar" e seleccionas "Domínio" e metes o nome do domínio que crias-te no Windows Server e ele vai-te pedir a conta e pass do administrador do domínio. Depois basta reiniciar a maquina e entrares com os utilizadores do domínio. Também podes fazer com que ao os utilizadores guardarem um ficheiro, por exemplo, no ambiente do trabalho esse ficheiro fique no servidor.