Forum Pplware
Dúvidas em Dual Boot Linux com Win7 - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Dúvidas em Dual Boot Linux com Win7 (/showthread.php?tid=13630)



Dúvidas em Dual Boot Linux com Win7 - LinuLx - 19-01-2013 17:43

Olá a todos,

Transcrevo aqui para o fórum uma dúvida que coloquei num comentário de um artigo no PPLware sobre DualBoot.

Sou novo nos SO Linux. No entanto tenho experimentado bastante e com resultados que me agradam bastante. Em relação à dúvida aqui vai:

Tenho 2 discos no PC. Um SDD só para Win7 e programas e outro para armazenamento. Gostava de saber se criando uma partição no 2º disco para instalação de uma distribuição Linux e utilizando o método de instalação descrito no artigo "DualBoot: windows8 e Linux ", apenas com a diferença que no campo “Device for bootloader instalation” eu ponha o GRUB a arrancar nesta mesma partição isto vai fazer com que a gestão de arranque de um ou outro SO passe a ser feita pela prioridade de Boot da BIOS?

Desde já agradeço a ajuda, Cumps


RE: Dúvidas em Dual Boot Linux com Win7 - sobrinho - 24-01-2013 18:26

Não percebi em qual disco rígido queres instalar o GRUB. Podes instalar em qualquer um dos dois, mas tens de te certificar que no BIOS tem configurado que o disco rígido que faz boot é aquele que tem o GRUB instalado. Normalmente, no BIOS há uma configuração que te permite definir a ordem dos discos rígidos. Aquele que tiver o GRUB deve ser o primeiro disco rígido.

Tens um SDD e um HDD. Nas tuas configurações do BIOS o SDD é o 1º disco rígido, o computador faz boot do SDD. Se instalares o GRUB no SDD não precisas mexer em mais nada. Quando o computador arrancar o SDD vai fazer boot e o GRUB carrega e podes escolher windows ou linux aí.
Se instalares o GRUB no HDD, o GRUB não vai carregar. Nesta situação, o windows deve fazer boot e nao tens como carregar a distro linux. O windows também tem um boot loader, mas provávelmente ele só vai detetar que existe 1 windows instalado. Neste caso, podes ir ao BIOS e configurar o HDD como primeiro disco rígido e o SDD como segundo disco rígido. Agora quando o computador arrancar vai fazer boot do HDD e o GRUB vai ser carregado.

Espero que tenha ajudado. Se precisares de mais ajudar posso ajudar.


RE: Dúvidas em Dual Boot Linux com Win7 - LinuLx - 27-01-2013 01:03

Obrigado pela resposta.

Eis o que fiz: No SDD tenho o Win7. Criei uma partição no HDD e instalei lá o PearLinux Os e o Grub também.

Desta forma tenho com 1ª opção da BIOS o SDD, mas quando quero altero o arranque para utilizar a distribuição Linux. Instalei desta forma e funciona muito bem para o meu caso.


Cumps.