Forum Pplware
Um comentário util - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Um comentário util (/showthread.php?tid=13723)

Páginas: 1 2 3 4


Um comentário util - redefoca - 02-02-2013 16:37

Muitas vezes respondem ao nosso topico nao para ajudar mas para destabilizar. Está bem que existe os moderadores, mas seram eles eficazes? Quando não nos ajudam e mesmo assim o comentário fica no topico, o que ele está lá a fazer? A ocupar espaço no servidor.

A minha sugestão é que aqueles que abrem os topicos os moderem. Iria-se concentrar respostas uteis para futuros leitores em vez de informaçao desnecessária.

Apesar disso o moderador teria sempre de existir para qualquer eventualidade.


RE: Um comentário util - progster - 02-02-2013 16:48

Percebo o que queres dizer (aliás até já fiz uma sugestão semelhante), mas sejas lá sincero e faz a seguinte pergunta: Será que é mesmo assim tantas as vezes? Wink. Felizmente só de tempos a tempos é que por aqui aparecem aqueles... "artistas" (ainda estou admirado como é que o último nunca mais por cá apareceu), e mesmo assim tudo serve como aprendizagem, não só quanto ao tema do tópico, mas como também ao resto.


RE: Um comentário util - redefoca - 02-02-2013 17:00

(02-02-2013 16:48)Progster Escreveu:  Percebo o que queres dizer (aliás até já fiz uma sugestão semelhante), mas sejas lá sincero e faz a seguinte pergunta: Será que é mesmo assim tantas as vezes? Wink. Felizmente só de tempos a tempos é que por aqui aparecem aqueles... "artistas" (ainda estou admirado como é que o último nunca mais por cá apareceu), e mesmo assim tudo serve como aprendizagem, não só quanto ao tema do tópico, mas como também ao resto.

Sim, eu entendo a que te referes. Não consegui explicar-me bem. Não me refiro exclusivamente a esses membros. Vou tentar explicar-me melhor com um exemplo:

Tópico - Como se atualiza o android
Mensagem do tópico: Tenho um telemovel android com a versao 2.0 mas já vi que existe a versao 10, esta versão até tira cafés. (Fim do tópico)

Respostas

Membro 1 - Ve aqui no google que ele é que sabe tudo, aliás nem sei pk existem foruns, o google já é um enorme forum com tudo.

membro 2 - tens que telemovel? essa versao so é compativel com o telemovel xxx

[undefined=undefined]Fim do exemplo[/undefined]

A mensagem do membro 1 não foi ofensiva mas era desnecessária, nada acrescentou ao tópico. O membro sabe bem que existe o google, pode é não ter encontrado nada. Talvez não consiga tão bem pesquisar como o membro 1.

Continuo a achar que seria importante nem que fosse uma caixinha a perguntar a quem publica o tópico, essa caixinha devia de estar em todos os comentarios e devia dizer "este comentário ajuda na conclusão da sua duvida" depois seria remetido para o moderador e este tratava da melhor maneira. Não se está aqui a dizer que aquele membro merece ser expulso, apenas aquela informação não ajuda.

Quantos de nós nao escreveu no google alguma duvida e nos remeteram para topicos de foruns em que era necessário ler umas 10 paginas para perceber a resolução do problema? Isto porque o assunto nao é abordado como devia de ser.


Atenção, que este tipo de comentarios não infringem as regras do forum e só devem ser eliminadas se o "dono" do topico dar sinal, é esta a minha sugestão, e não que sejam cortados a eito pelo moderador.


RE: Um comentário util - progster - 02-02-2013 17:29

Sim, realmente á aquelas respostas do género do primeiro exemplo que são mesmo desnecessárias.

Se ficaste ofendido com a minha resposta no outro tópico, a minha única intenção era ajudar e como a pergunta um pouco... "básica" apontei logo para o Google, pois tal como dizes e muito bem:

Citar:O membro sabe bem que existe o google, pode é não ter encontrado nada. Talvez não consiga tão bem pesquisar

Ao colocar aqui links do Google é simplesmente para ajudar, pois (e o mesmo também já aconteceu comigo), às vezes podemos não colocar os parâmetros de pesquisa mais corretos. Percebes o que quero dizer? Sugiro que não leves as coisas nesse sentido.

Pessoalmente não vejo "mal" nisto.


RE: Um comentário util - redefoca - 02-02-2013 21:29

(02-02-2013 17:29)Progster Escreveu:  Sim, realmente á aquelas respostas do género do primeiro exemplo que são mesmo desnecessárias.

Se ficaste ofendido com a minha resposta no outro tópico, a minha única intenção era ajudar e como a pergunta um pouco... "básica" apontei logo para o Google, pois tal como dizes e muito bem:

Citar:O membro sabe bem que existe o google, pode é não ter encontrado nada. Talvez não consiga tão bem pesquisar

Ao colocar aqui links do Google é simplesmente para ajudar, pois (e o mesmo também já aconteceu comigo), às vezes podemos não colocar os parâmetros de pesquisa mais corretos. Percebes o que quero dizer? Sugiro que não leves as coisas nesse sentido.

Pessoalmente não vejo "mal" nisto.

Eu vejo. Vejo por um simples motivo. O básico não existe. O que existe é um maior empenhamento de uns. Quero com isto dizer que não podemos desconsiderar as dúvidas das pessoas quando achamos o assunt básico.

Tu sabes cozer à máquina? Se calhar nem a sabes ligar. Hoje as máquinas de costura já não têm apenas um botão para ligar e desligar. Aquilo só lhe falta sistema operativo.

Agora repara: Quando perguntas ao teu professor na escola sobre algum assunto estás á espera que ele pesquise por ti? Eu não estou. Estou à espera que ele fale só daquilo que sabe.

Se ele faz uma atualização em casa, isso não sabes porque ele nao te diz.

O que se pertende, penso eu, num forum, não é por uns a pesquisar por outros, mas que exista uma troca de conhecimentos.

Se sabes sobre um assunto podes falar dele, se não sabes, deves ser humilde e não fazeres ligações diretas para 182736425384003 páginas do google com a duvida do membro.

É assim que vejo um forum. Uma troca de experiencias e não um reencaminhamento para 93847652784 páginas do google.

Eu não fico chateado com que façam isso, se ficasse dizia no topico como já o fiz, apenas senti necessidade de dar uma sugestão. Não memsionando ninguém nem criando problemas que não devem existir porque não fazem falta para o forúm.

Já imaginas-te que se todos tivessem a ideia de passar links para o google, o pplware seria um reencaminhamento e nao um site de debate?

Não me leves a mal, não estou a referir-me a ti, nem reparo nos nomes dos membros, nem sei se dizeste alguma coisa ou não. Só estou a mostrar o meu ponto de vista.


RE: Um comentário util - progster - 03-02-2013 01:07

Ai como tu és. Não é desconsiderar, não sejas assim. Smile

E trocam-se na mesma conhecimentos, nem que seja a melhorar os critérios de pesquisa para futuras ocasiões.

Ninguém faz ligações diretas, isso até é um pouco ofensivo, felizmente não fico melindrado facilmente Smile. Tu também não sabes se as pessoas têm ou não conhecimentos, e independentemente de terem ou não, podem querer ajudar, esse sim é um dos objetivos dos fóruns.

Certo, opiniões toda a gente as tem, e não podem ser todas iguais.


RE: Um comentário util - OMINIS - 19-02-2013 23:13

Concordo plenamente que só se deva de responder aos tópicos com comentários úteis.
Existe aqui um membro neste forum que a resposta dele se baseia em colocar hiperligações para o Google.

Mas como as acções ficam para quem as pratica.


RE: Um comentário util - redefoca - 20-02-2013 17:17

(19-02-2013 23:13)OMINIS Escreveu:  Concordo plenamente que só se deva de responder aos tópicos com comentários úteis.
Existe aqui um membro neste forum que a resposta dele se baseia em colocar hiperligações para o Google.

Mas como as acções ficam para quem as pratica.

Considero os Foruns como locais onde se podem trocar experiências, não se procura somente a informação mas também uma reação da outra parte.

Se assim não fosse os foruns não faziam sentido porque o google faz tudo. Mas não só no caso em que apontas-te, existem outros. Acho que se os membros podessem fazer essa filtragem, o forum ficaria com um conteúdo mais rico. Claro que temos sempre o tipo do popularismo onde atravez de politicas populares se desenvolve uma comunidade em tamanho, mas não noto que o pplware seja assim. Pelo contrário, eles têm esta secção aberta e livre. A arca de noe por exemplo nem sequer tem uma secção para sugestões. Se os membros têm sugestões que enviem por email, por isso é que vocês entram lá e vêm a desordem total.

Quando os membros se envolvem diretamente com uma comunidade se aproximam mais nela. Este é o unico forum portugues que participo, podem não ter muitos membros mas os que existem na sua maioria são pessoas interessadas.

Talvez se o pplware pensasse em publicitar mais a "coisa" se tornasse maior... Mas se forem ver outros locais de informática acontece o mesmo que na arca de noe, existem muitas pessoas mas uma grande parte sentece desmotivada por gozarem com a participação delas. Aquilo acaba mais por ser um local de descarregar frustações do que uma comunidade. Acho que já estou a falar de mais, já perceberam o que quis dizer...


RE: Um comentário util - progster - 20-02-2013 20:20

(19-02-2013 23:13)OMINIS Escreveu:  Concordo plenamente que só se deva de responder aos tópicos com comentários úteis.
Existe aqui um membro neste forum que a resposta dele se baseia em colocar hiperligações para o Google.

Mas como as acções ficam para quem as pratica.

Meu caro, não fiques tão melindrado pois não à razão para isso, e se tens alguma coisa a dizer, sê um homenzinho e diz logo. Wink

De mim, já levaste a resposta, portanto quando quiseres uma conversa útil e produtiva diz qualquer coisa, pois caso contrário não levas mais nada. Wink

P.S.: Em que é que o teu comentário contribuiu para o tópico? Achas que foi um comentário útil? Wink

@redefoca, nunca pensei isso de ti...

Opiniões toda a gente as tem, e eu até respeito a tua, mas vai dar uma vista de olhos pela maioria dos tópicos que por aqui andam. Wink Se se fosse a fazer essa "filtragem", provavelmente nem metade dos tópicos que por aqui andam "sobreviviam".


RE: Um comentário util - redefoca - 20-02-2013 20:51

(20-02-2013 20:20)Progster Escreveu:  
(19-02-2013 23:13)OMINIS Escreveu:  
@redefoca, nunca pensei isso de ti...

Opiniões toda a gente as tem, e eu até respeito a tua, mas vai dar uma vista de olhos pela maioria dos tópicos que por aqui andam. Wink Se se fosse a fazer essa "filtragem", provavelmente nem metade dos tópicos que por aqui andam "sobreviviam".

Mas o que foi que disse de errado? Garanto-te que a minha intenção não foi falar de ninguém, se me senti-se ofendido direcionava-me sem problemas. Diz o que disse que eu corrijo. Não abri este tópico para troca de bocas, isto destina-se aos usuários que vêm aqui ofender outros membros. Digam só se concordam ou não. Se têm algo a dizer de alguém reportem para a moderação.

Acho que conseguiamos chegar a um concenso sem ajuda da moderação. A uma conclusão. Sem haver bate-bocas. É verdade que uma parte dos comentários iam à vida mas será que fazem sentido existir? Não digo para eliminarem o humor nem a participação saudável. Falo apenas daquela que não traz nada de útil ao forum.

Mas se o Pplware ganhar muito dinheiro com a teoria "quantos mais melhores venham de onde vierem", força. Se estiver à frente valores financeiros sigam em frente. Façam como a Arca. Pode ser que alguns membros se ponham a milhas.

Olhem o caso do youtube. Os artistas mais conceituados exitavam colocar os seus trabalhos no youtube. Depois veio-se a saber que o motivo está relacionado com os comentários que recebiam. Gozavam, humilhavam e denegriam o trabalho deles. Criavam contas com nicknames dedicados a criar confusão. Porquê que vocês acham que o youtube insentiva-nos a nós darmos o nosso numero de telemóvel? Porque é uma forma de autênticar/responsabilizar.

E ainda está com politicas que insentivem os usuarios a darem o seu nome verdadeiro.

Uma comunidade cresce desta forma, pelo menos é o que eu defendo e estou dentro desta linha de pensamento. Não estou a dizer para seguirem estas regras. Estou a dizer apenas para darem oportunidade aos membros de ter algum controlo na participação nos tópicos que abrem. Claro que não é uma decisão fácil, porque vai mexer com tudo. Não espero que o façam, só vos quero fazer pensar. Pode ser que adotem medidas diferentes mas igualmente eficazes.