Forum Pplware
Tuturiais de guitarra acústica - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Tuturiais de guitarra acústica (/showthread.php?tid=1406)

Páginas: 1 2 3 4 5


Tuturiais de guitarra acústica - gsantos - 14-01-2009 19:36

Olá a todos!

Gostava de saber se alguém conhece algum programa que ensine a tocar guitarra. Quando digo ensinar é ensinar mesmo, pois não tenho quaisquer conhecimentos de música, e gostava bastante de aprender, mas não tenho muito tempo e sobretudo dinheiro para gastar nisso.

Se conhecerem sites que ensinem de forma simples a dar os primeiros passos também seria bom! =D

Não sei se o que estou a pedir é sequer possível, dado que é uma área bastante complexa...


Desde já o meu obrigado


RE: Tuturiais de guitarra acústica - joao - 14-01-2009 20:00

Não existem aplicações para isso, pelo menos penso que não, mas tens muitos sites que te dão uma grande ajuda, eu costumo dizer, hoje em dia, só não aprende a tocar guitarra quem não quer porque a internet facilita e não é pouco.

http://www.justinguitar.com/index.php

- Esse endereço leva-te ao site de um moço que não deve ter mais nada que fazer senão ensinar a tocar, ele tem vídeos excelentes, explica muito bem e não só ensina músicas como escalas e outras coisas, não sei se ensina o que tu queres aprender porque nunca tive necessidade de procurar. PS: Convém saberes qualquer coisa de Inglês. (Sim, é tudo grátis)

http://www.songsterr.com/

-Este site foi referenciado no pplware há uns tempos, é um site que te mostra as tablaturas de várias músicas para aprenderes e acompanhares algumas músicas. Provavelmente é melhor deixares para mais tarde esta opção, visto que não sabes nada.

http://cifras.com.br/

-Aqui podes encontrar muita música para aprenderes, também tem lá umas escalas e vários tutos para perderes uns tempinhos a vasculhar.

http://www.911tabs.com/

-Este é tipo, o google dos guitarristas. podes pesquisar pela música que pretendes e ele vai-te mostrar resultados para guitar pro, powertabs, tablaturas de piano, guitarra e baixo e também só as chords.

http://www.howtotuneaguitar.org/

-Este é capaz de ser indicado para ti, aqui podes afinar a tua guitarra em vários tons, aprender escalas, aprender as notas, (dó, ré, mi...), também tem uns vídeos e mais umas coisinhas.

Aplicações posso-te indicar duas, o Guitar Pro e o PowerChords

O Guitar Pro é editor completo de tablaturas com uma série de ferramentas sobre música que sinceramente não sei bem para que são e para um aprendimento mais fácil ainda te mostra o braço da guitarra com os sítios em que tens que tocar. PS: É pago.

O PowerChords é do estilo do Guitar Pro mas mais limitado mas é grátis

Exisem mais uma aplicações mas estas são as principais, na minha opinião. Não te esqueças que não só para este caso mas para tudo um pouco no mundo da internet (e no mudo real), covem saberes um pouco de Inglês.
Já agora, a primeira música que aprendi a tocar em guitarra acústica foi Knokin On Heavens Doors dos Guns N' Roses, é bastante básica, pensa nisso Smile
Eu dou uns toques na guitarra e quando precisares de uma ajudinha é só dizer Wink


RE: Tuturiais de guitarra acústica - Sheik - 14-01-2009 20:30

Grandes dicas joao! Wink


RE: Tuturiais de guitarra acústica - joao - 14-01-2009 20:37

Isto é a minha vida

Bem não é... mas pelo menos eu gostava que pudesse serRolleyes


RE: Tuturiais de guitarra acústica - p0int - 15-01-2009 05:14

Grande contribuição joao!! Big Grin
Eu também toco (apesar de agora andar um bocado inactivo) =X
Mas deste aí bons links.
E dos 2 programas...só ainda usei o Guitar Pro.
Mas eu cheguei a uma altura que começei a "tirar" tudo de ouvido, então..fui deixando de usá.lo.

(14-01-2009 20:37)joao Escreveu:  Bem não é... mas pelo menos eu gostava que pudesse serRolleyes

Já somos 2 Rolleyes


RE: Tuturiais de guitarra acústica - joao - 15-01-2009 22:27

(15-01-2009 05:14)p0int Escreveu:  Mas eu cheguei a uma altura que começei a "tirar" tudo de ouvido, então..fui deixando de usá.lo.

Tal como eu, quando se tem gosto nisto e realmente se gosta, as capacidades de cada um acabam por vir ao de cima. E não toco nem há um ano e posso dizer que já evoluí bastante. Posso-te dizer que já toco a Master Of Puppets dos Metallica praticamente toda sem problemas (sem o 2º solo que é lixado!)


RE: Tuturiais de guitarra acústica - gsantos - 15-01-2009 23:56

[Imagem: blue.gif] Um grande avé a ti João! Excelente resposta.

O Inglês não é problema, domino-o bastante bem.

Poupaste-me imenso tempo em pesquisas do Google. É claro que eu também sei procurar, mas um músico sabe melhor que ninguém o que procurar e se o que encontrou é bom.

Muito obrigado pela tua ajuda, já tenho com que me entreter!


RE: Tuturiais de guitarra acústica - catinha_sims - 25-01-2009 14:40

Aproveitando este tópico, poderiam-me dizer qual a diferença entre uma guitarra clássica e uma acústica?
É que vou me iniciar nesse mundo e não sei praticamente nada. Já ouvi dizer que são a mesma coisa, também já me disseram que as cordas eram diferentes. E se assim for qual a melhor para uma principiante acústica ou clássica?

Obrigada.


RE: Tuturiais de guitarra acústica - joao - 25-01-2009 16:22

@catinha_sims

Existem algumas diferenças entre essas guitarras, embora uma guitarra seja sempre uma guitarra!

As guitarras clássicas costumam ser mais utilizadas pelos principiantes, talvez por serem mais baratas que as acústicas. As guitarras clássica têm braços mais largos, são em geral de dimensões um pouco maiores que qualquer guitarra. Penso que se consegue um som bem bacano com a caixa de som das guitarras clássicas. Se vais optar por uma destas aconselho-te a utilizares cordas de nylon, que já costumam vir equipadas. Outros tipos de cordas por danificar a guitarra.

As guitarras acústica, ou semi-acústica, ou eletroacústica (nunca cheguei a perceber as diferenças) assemelham-se mais às elétricas, pelo que, em geral já vêm equipadas com afinador, regulador de volume e tom (caso estejas ligada com jack). Tal como nas guitarras elétricas, vêm com um braço mais curto que facilita em muito várias "maluquices" que se podem fazer com guitarras.

[Imagem: MJG28CE_wrs%5B1%5D.jpg] [Imagem: 1212.jpg]
Guitarra Eletroacústica ---- Guitarra Clássica


RE: Tuturiais de guitarra acústica - puling - 26-01-2009 12:37

que confusão vai nessa cabeça rapaz

a ver se eu consigo explicar a coisa sem entrar em grandes pormenores

para começar uma guitarra clássica é uma guitarra acústica, vulgarmente faz-se esta distinção para sabermos quando estamos a falar numa guitarra de musica clássica ou flamengo para uma outra qualquer, tipo de musica folk

as guitarras clássicas têm a forma do corpo aproximada ao 8 com uma abertura circular (caixa de ressonância), um braço e 6 ou 7 cordas de nylon

as guitarras acústicas têm o corpo aproximado ao 8, mas existem outros formatos, pode ou não ter abertura circular, um braço e 6 ou 12 cordas de nylon ou aço

guitarras electro acústicas, são guitarras que à primeira vista são em tudo iguais às acústicas/clássicas mas que possuem um pickup normalmente piezo e pode ser tocada ligada a um amplificador ou não

as guitarras semi-acústicas são mais aproximadas das guitarras eléctricas, tendo um aspecto visual muito idêntico mas o seu corpo tem uma caixa de ressonância, e pickups magnéticos, um bom exemplo é a guitarra do B. B. King

e para finalizar as guitarras eléctricas, que possuem um corpo solido e pikups magnéticos

qualquer uma delas os preços podem variar de uns 50€ até milhares de euros

agora para te iniciares podes escolher qualquer uma delas, até podes começar com uma eléctrica se assim o quiseres, tudo depende de como vais aprender, se vais para uma escola/professor (normalmente eles aconselham) ou em casa com a net/amigos

aconselho-te a comprares uma acústica com cordas de nylon para começares e depois evoluindo já tu deves saber melhor o que queres e ter uma ideia melhor das varias guitarras

espero ter ajudado um pouco a compreender a diferença das guitarras

Wink