Forum Pplware
é desta k entro no linux. mas... - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: é desta k entro no linux. mas... (/showthread.php?tid=1432)



é desta k entro no linux. mas... - ferreirix - 16-01-2009 04:35

mas tenho uma pequena dúvida que já corri tudo e não encontrei nada acerca do assunto. Para me iniciar vou comprar um mini portatil ( akeles basicos da acer - 150€ na MMarket ) e aquilo já vem com caixa mágica. É claro que quero tirar aquilo e por uma distro tipo Ubuntu para me ambientar ao ambiente, desculpem a redundancia, linux.
Contudo sempre que ouço falar em instalar aparece sempre associado a expressao " live cd ", e como sabem aquilo nao tem drive para cd's.
Sabendo, ainda, que aquilo só tem 8gb de espaço e eu nao percebo nada disto, devo instalar primeiramente a nova distro e depois remover a caixa magica, e como? ; ou, removo primeiro a caixa magica e dps instalo o ubuntu (p.e.) e já agora como +/- .
Pessoal qualquer ajuda é bem vinda.
Agradeço desde já a atenção que este post possa merecer.
tks

p.s. : tou farto dos crashes do windows.


RE: é desta k entro no linux. mas... - Bruno Bernardino - 16-01-2009 10:45

@ferreirix

Deves fazer download do Live CD do Ubuntu no site do mesmo e gravá-lo para um CD.

Depois, corres num pc (mas não precisas de instalá-lo, só fazes boot por ele), depois, tens uma opção no menu Sistema -> Administração -> Create USB Startup Disk e escolhes a o ficheiro .iso do Live CD (tens de o copiar para esse pc) e ligas uma pen usb antes Smile

Depois, podes arrancar no "mini" acer ligando essa pen antes de o ligares.


RE: é desta k entro no linux. mas... - abip - 16-01-2009 11:47

Fazes bem em te aventurares no mundo linux! É um mundo que vale a pena conhecer.

Posso sugerir-te outra alternativa, o Linux Mint, é um "derivado" do Ubuntu mas já vem com muitas configurações feitas que facilitam muito a vida. É quase um "Super Ubuntu", como ja foi chamado no nosso querido Peopleware Wink

O problema da instalção podes resolve-lo seguindo os passos aqui descritos.

Espero ter ajudado Wink


RE: é desta k entro no linux. mas... - ferreirix - 16-01-2009 16:45

Pois eu até já consegui por o Xubuntu a correr, mas agora não encontro " administração ", quando chego a sistema isso nao me aparece.
Mais uma vez obrigado.


RE: é desta k entro no linux. mas... - racoq - 16-01-2009 16:52

(16-01-2009 16:45)ferreirix Escreveu:  Pois eu até já consegui por o Xubuntu a correr, mas agora não encontro " administração ", quando chego a sistema isso nao me aparece.
Mais uma vez obrigado.

Talvez para ti como és novo utilizador, te aconselhe o Ubuntu e segue as instruções do Bruno Bernardino.

Eu gosto do Xubuntu, e tenho-o no meu acer one, e no meu Pentium III em casa. Mas apesar de ser mais leve, sacrificas sempre alguma facilidade de utilização, e uma ou outra funcionalidade importante para novos utilizadores.

Caso aches o Ubuntu complicado, como já disseram o Mint também é uma boa sugestão pois poupa-te estar a instalar alguns codecs (e por baixo é ubuntu na mesma).


RE: é desta k entro no linux. mas... - Navyseal - 16-01-2009 17:50

Podes seguir este tutorial para instalar o básico e coloca-lo (válido para qualquer das variantes Ubuntu): http://slayeralfa.blogspot.com/2008/05/configurao-do-xubuntu.html


RE: é desta k entro no linux. mas... - madiswil - 07-02-2009 01:01

eu tenho o ubuntu instalado com o xp! fazes download do live cd que esta em iso gravas o cd , sacas o progama wubi e instalas com o wubi e não te esqueças da passe quando estas a instalar porque depois para entrares no ubuntu é preciso ,Ficas com dois sistemas assim vais treinando no ubuntu e tens o XP para alguma coisa que não consigas fazer no ubuntu É para instalar no disco do sistema do Windows ,QUANDO LIGAS O PC APARECE SE QUERES O UBUNTU OU O WINDOWS


RE: é desta k entro no linux. mas... - gocho - 07-02-2009 12:17

Boas. Alguém sabe se com o wubi é possível aceder as partições do windows?

Cumps

EDIT: Quando falei em wubi, referia-me a uma instalação feita com o wubi Smile


RE: é desta k entro no linux. mas... - Bruno Bernardino - 07-02-2009 16:20

Penso que o wubi não interfere nos pacotes que podes ou não instalar no Ubuntu.

Com uma instalação "normal", consegues aceder às partições do Windows, sem problema. Deverá aparecer no menu "Locais".