Problema com drivers da gráfica - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7) +--- Tópico: Problema com drivers da gráfica (/showthread.php?tid=1643) |
Problema com drivers da gráfica - Diogo.AOS - 08-02-2009 12:05 Vi alguns tópicos aqui no forum sobre este assunto no entanto nenhum me resolveu o problema. Se acharem que está a mais sintam-me à vontade para eliminar o tópico. Tenho uma Nvidia Geforce 7300 GT. Instalei o Ubuntu 8.04 em dual-boot com o XP. Iniciei o Ubuntu fiz todas as actualizações e activei os drivers restritos (fui a Sistema/Admnistração/Controladores de Hardware e activei o driver no entanto não sei qual é apenas dizia especificava que era para placas recentes). Quanto reiniciei o Ubuntu fez o loading mas não chega a aparecer o login, os monitores deixam de receber imagem antes de chegar a esse ponto. Voltei a iniciar em modo de recuperação, apareceu um menu que tinha a opção fix server x escolhi isso e depois escolhi a opção que dizia normal boot. Lá consegui fazer o login e iniciar o Ubuntu, contudo com uma resolução muito baixa. Fui ao site da Nvidia onde, supostamente, têm as drivers http://www.nvidia.com/object/linux_display_ia32_180.22.html. No entanto quando sigo as instruções dadas aparece-me o seguinte sh: Can't open NVIDIA-Linux-x86-180.22-pkg1.run. Iniciei-me agora no Linux e não percebo muito disto. Alguém sabe como posso resolver isto? RE: Problema com drivers da gráfica - Bruno Bernardino - 08-02-2009 12:47 Antes de mais, sugiro que instales o Ubuntu 8.10, que traz o driver 177 da nVidia que provavelmente resolverá o teu problema. http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading RE: Problema com drivers da gráfica - Diogo.AOS - 08-02-2009 17:02 Instalei o Ubuntu 8.10 e correu tudo bem. Activei as drivers restritas 177 e aconteceu o mesmo. Fez o boot mas logo asseguir o ecrã fica todo preto, não aparece cursor, não aparece nada. Eu penso que o sistema em si esteja a funcionar bem porque ouço o som quando aparece o ecrã de login, só não o consigo ver. Tive de voltar a iniciar o Ubuntu em modo recuperação e fazer o que fiz anteriormente para recuperar o ambiente gráfico. Alguma sugestão? Começo a pensar que o problema até seja do monitor, apesar de tanto o Acer que uso como monitor principal como a TV Samsung que uso como monitor secundário mostrarem imagem (em twinview) sem problemas antes de instalar as drivers. RE: Problema com drivers da gráfica - racoq - 09-02-2009 04:01 tenta o seguinte: tenta reactivar os drivers 177 e não reinicies. depois vai a Sistema > Administração > gestor de pacote synaptic, e procura por nvidia-settings depois seleciona esse pacote para instalação e carrega no botao aplicar na barra de ferramentas para que esse pacote seja descarregado e instalado. Depois algures no menu de sistema se bem me recordo encontra o atalho para essa ferramenta instalada, devera te aparecer uma ferramenta deste estilo: Selecione uma resolução baixa de modo a que voçê saiba que o seu monitor aguenta, por exemplo 1024x768 por 60 hz Antes de sair deve carregar em "Save to X configuration File", para que as suas alterações sejam escritas no ficheiro de configuração da Sessão X. Depois disto tente reiniciar de modo a ver se com essa resolução nos novps driver já dá. RE: Problema com drivers da gráfica - Akins_Daos - 09-02-2009 18:42 Não resultou. Entretanto (antes do teu post raqoc) eu experimentei outras coisas. Consegui instalar os drivers que falei no meu 1º post pelo seguinte processo: Citar:1) Fechei todos os programas e carreguei Ctrl-Alt-F1.Quando volto a iniciar o Ubuntu aparece-me uma janela da Nvidia a dizer que as configurações não eram suportadas ou algo do género. O resultado final é que volto ao mesmo. Desde que instalei o Ubuntu mexi muito com as drivers da gráfica e não sei se não terei feito já coisas a mais, visto que já me apareceram muitos erros e que eu tentei resolver por sugestões que fui encontrando pela net. Fui a /etc/X11/corg.conf (abri o ficheiro) e isto é com o que ele se parece (não sei se este é o ficheiro da xorg correcto): Citar:Section "Monitor" Tirei esta informação do xorg depois de seguir os teus passos sem ainda ter reiniciado o PC. Penso que esta não seja a suposta configuração do xorg. Será que devo reinstalar o Ubuntu? Encontrei este processo, instalo o Ubuntu 8.04? Desde já obrigado pelas respostas. RE: Problema com drivers da gráfica - racoq - 09-02-2009 19:10 parece-me uma boa opção, tenta. RE: Problema com drivers da gráfica - Diogo.AOS - 10-02-2009 21:20 Resultou. No entanto descobri uma coisa curiosa: se eu tiver o meu segundo "monitor" (a TV) ligada ao PC por alguma razão acontece-me o mesmo, se por outro lado tiver desligada eu consigo trabalhar sem problemas com as drivers instaladas. Obrigado pela ajuda. |