Forum Pplware
Versões Linux - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Versões Linux (/showthread.php?tid=16467)

Páginas: 1 2 3


Versões Linux - Pimonteiro - 19-08-2013 20:00

Olá!

Eu sou novo no forum, e tambem no mundo da programação. Eu neste momento estou a aprender a programar em C (futuramente irei para C++ e C#), e falaram me, que o Linux, é o melhor sistema operativo para aprender e treinar programação. Então, a minha dúvida é: qual é a melhor "versão" do Linux, para o meu caso? Como começo a programar nesse sistema operativo?
Eu tenho o W8 instalado no computador, e estou na dúvida, se deveria instalar o Linux, numa partiçao, ou junto do windows, visto eu querer manter o windows como sistema operativo principal.

P.s: tambem gostava que fosse um sistema operativo, com uma interface bonita, e compativel com muitas das novidades que estão a sair no mundo do linux (estou a falar de programas, etc).

Espero uma resposta em breve, obrigado.


RE: Versões Linux - Corvus - 19-08-2013 21:09

Se estás a "zero" em linux, aconselho-te a experimentar o ubuntu (também conhecido por debian com "rodinhas de aprendizagem") Wink

Numa primeira fase, experimenta como livecd para te habituares antes de instalar. Depois podes instalar lado a lado com o windows.


RE: Versões Linux - Pimonteiro - 19-08-2013 21:20

Obrigado Smile
Eu ja sei programar "decentemente" em C, so que queria por em pratica o que sei xD
E no ubuntu, dá para programar em várias linguas?
Como começo no ubuntu?
Qual das versões do ubuntu escolho?
Desculpe o bombardeamento de perguntas, mas estou a zero nisto Smile


RE: Versões Linux - Corvus - 19-08-2013 23:22

Tens compiladores e interpretes à escolha do freguês, acredita. Só tens de instalar os que quiseres.

Quanto à versão, usa a mais recente (13.04 nesta altura), 32 ou 64bits conforme o teu processador.

Em relação a começar, segue as instruções de instalação (link na mesma página) e experimenta primeiro como livecd, arrancando directamente do dvd ou da pen. Quanto te sentires mais à vontade, arranja espaço no disco e instala.


RE: Versões Linux - Pimonteiro - 20-08-2013 12:16

Ha, obrigado Smile
Eu saquei ontem o ubuntu 13.04, e experimentei. Gostei, e hoje decidi instalar. Mas estou com um problema... Quando escolho a opção "instalar juntamente com o windows 8", o meu pc sai do linux (aparece um comando numa tela preta a dizer "exit"), e o pc faz reboot, indo parar ao windows 8, como se nada tivesse acontecido. Porque que nao instala? Que se passa?


RE: Versões Linux - Andre Filipe - 20-08-2013 13:32

tens de ir à BIOS/UEFI desactivar a opção de secure boot para poderes instalar outro SO


RE: Versões Linux - Pimonteiro - 20-08-2013 13:34

Mas eu quando tinha instalado o windows 7, e quis instalar o windows 8 (apagando o windows7), nao tive que fazer isso...

E eu já fui á BIOS, e nao encontro a opçao para desligar o secure boot... Eu acho que nem tem essa opção...


RE: Versões Linux - Andre Filipe - 20-08-2013 14:47

então faz uma instalação a partir da opção algo mais, crias uma partição com ponto de montagem /, uma em /home e uma swap e já chega para uma utilização normal do SO e podes facilmente remover a instalação se quiseres ficar só com o windows 8


RE: Versões Linux - Pimonteiro - 20-08-2013 14:49

E com isso consigo fazer o dual boot na mesma?

Qual é a principal diferença de fazer pelo metodo normal, e por este?
Tem algum tutorial de como fazer essa partiçao no pplware?


RE: Versões Linux - Corvus - 20-08-2013 16:10

Tenta seguir a informação desta página.