Forum Pplware
Linux Português - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Linux Português (/showthread.php?tid=16714)

Páginas: 1 2


Linux Português - Bruno Santos 81 - 04-09-2013 21:02

já hà algum tempo que tenho andado a reparar o que aconteceu a algumas distribuições de Linux portuguesas? desapareceram distribuições como:
- Linux Paipix
- Super OS (anteriormente conehcida como Super Ubuntu)
- Alinex
- Mosel Linux
- Tugux GNU/Linux
- Kuki Linux
entre outras. As únicas que se vão mantendo são:
- Linux Caixa Mágica
- OpenXange
- Ubuntu FEUP
- Flavitu
- Madeb
- Linux Brioso (está em fase de desenvolvimento)


RE: Linux Português - joaogilnobrega - 05-09-2013 23:37

Boas, eu tb gostava de poder continuar o madeb, mas sou apenas um estudante e preciso de uma equipa... Talvez se alguns dos criadores destas distros portuguesas se juntassem e formassem uma conseguissemos criar um linux muito bom...


RE: Linux Português - Bruno Santos 81 - 06-09-2013 13:27

Neste momento estou a trabalhar no desenvolvimento do Linux Brioso e estou a tentar recuperar o Alinex e o Super OS


RE: Linux Português - Portaro - 07-09-2013 22:09

Estou de acordo com voçês já somos 3.

O OPenxange ainda existe e estáactualizado.
O Madeb também mas parece-me que pode ter pouco impacto porque usa uma derivação debian SID que é mais usada para desenvolvimento de debian, tem maiores comunidade na Alemanha e países (mais desenvolvidos que Portugal).

O Flavitu é dedicado a uma região, em Chaves, mas teve pouco impacto nessa mesma, tendo sido mais falado no estrangeiro que cá pelo facto de ser o único projecto em Portugal dedicado a uma região do país com cariz extra-país. Espanha Portugal. Ainda pode ser usado é um 12.04 mas tem falta de hospedagem.

O SuperOS penso que também ainda é mantido.

HAvia um que era o Mateus na distrowatch mas não se sabe notícias dele, baseado em opensuse.

Estamos um pouco mal servidos em distros a CM é terminante com o seu gnome.

Mas somos um país pequeno e principalmente sem nenhuma vontade público-institucional de dar a conhecer os projectos daí passarem despercebidos a não ser os de âmbito Universitário como o GIL.

Abraço.


RE: Linux Português - Bruno Santos 81 - 08-09-2013 00:25

Eu ainda não desisti da minha ideia, de criar uma boa distribuição de Linux, com base no Ubuntu, que seja possível instalar tanto em Pentuim 3 como num Core i7


RE: Linux Português - Portaro - 08-09-2013 15:27

O problema do ubuntu é que segue demais o modelo do kernel e em máquinas mais antigas dá barraca de consumos.
Asolução já que o mal anda no kernel é regredir pacotes.

Eu dir-te-ia para tentares uma base tipo salentos.


RE: Linux Português - joaogilnobrega - 08-09-2013 23:28

O mateus era a versão "crua" do madeb, tb fui eu que criei, e agora é o madeb.

Sugiro que falássemos por um serviço de mensagens instantaneas.

Google plus/talk: jgilfn@gmail.com


RE: Linux Português - Vitor Pires - 10-09-2013 23:24

eu ate não me importava de ajudar mas percebo muito pouco de programação mas isso esta preste a mudar


RE: Linux Português - Portaro - 13-09-2013 22:18

Eu ajudo sempre que posso, mas está na hora de deixar o UBuntu mais de parte. Se houver sugestões para uma ofrta fora de UBuntu para uma comunidade pequena mas que sirva de alavanca a dinamizar mais o conhecimento de outras bases que não debian é bem-vindo.


RE: Linux Português - Bruno Santos 81 - 13-09-2013 23:46

Eu tenho trabalhado com o OpenSuse