Forum Pplware
Windows XP para ubuntu - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Windows XP para ubuntu (/showthread.php?tid=17607)



Windows XP para ubuntu - MokaS - 22-11-2013 21:00

Boas pessoal. Eu tenho um computador cá em casa (um Acer Aspire 5720Z) já com uns aninhos. O computador tem o Windows XP SP3. É frequentemente utilizado para navegação na internet, mas não tem muitos ficheiros. Queria instalar o ubuntu porque o computador está a ficar lento e precisava de o formatar. O problema é que eu nunca utilizei sistemas linux na vida... Gostava de ter alguma ajuda de alguém mais experiente na matéria para me informar sobre:
- Instalação de Drivers;
- Instalação de impressoras;
- Compatibilidade de programas (navegação na internet, escrita em word, tabelas excel... coisas básicas);
- Será vantajoso ter Ubuntu nesse computador?
- Tenho o photoshop CS3 (ja antigo eheh) nesse computador, as alternativas (como o GIMP) são equivalentes?
- Dicas para quem está a começar.

Peço desculpa pela minha ignorância na matéria, mas é assim que se aprende xD

Cumps
MokaS


RE: Windows XP para ubuntu - Bruno Santos 81 - 22-11-2013 23:30

Boas, sim podes instalar o Ubuntu nesse computador, quanto as drives não te preocupes que em principio deve funcionar tudo como deve ser e melhor do que o Ruindows XPado, como programas como:
Libre Office - Mocrosoft Desoffice
GIMP - Photoshop CS 3

na nossa comunidade é sempre um prazer ajudar os novos utilizadores







P3@700mhz, 384mb - Lubuntu
P4@1,7gb 2Gb - Ubuntu


RE: Windows XP para ubuntu - damnation - 25-11-2013 17:19

Boa tarde

Dado que não tem conhecimentos de Linux, sugiro o Ubuntu por duas razões, é user friendly e tem o Wubi.

O Wubi é uma ferramenta que lhe permite instalar o Linux dentro do Windows, sendo que o arranca em dual boot, vantagem:pode desinstalar facilmente o Linux no adicionar remover programas como se fosse um qualquer programa, caso não se adapte.

A instalação via Wubi é feita dentro do Windows, sendo que ao terminar é convidado a reiniciar para usar o Ubuntu e aí encontra o trivial dual boot. Espero ter ajudado.

Respeitosos cumprimentos

Damnation


RE: Windows XP para ubuntu - MokaS - 27-11-2013 17:33

Obrigado pelas respostas... Vou tentar então. Vou ter de aprender tudo de raiz... Felizmente existem alternativas para as aplicações que tenho no windows. E se é possível tê-lo em dual boot ainda melhor, posso sempre testar antes.

Obrigado Wink