Forum Pplware
Tamanho de partições - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Tamanho de partições (/showthread.php?tid=1770)



Tamanho de partições - Pedro Silva - 20-02-2009 12:11

Viva,

Há muito tempo que estou tentado a instalar uma distribuição de Linux em dual boot com o XP, mas por uma razão ou outra acabo sempre por adiar!

Recentemente com o uso do Caixa mágica no Magalhães da minha filha e a necessidade (mais vontade que outra coisa) de formatar o PC e reinstalar o XP (que ao fim de 6 anos de bastante uso, instala e desinstala software ainda se aguenta bem) a vontade voltou a surgir.

Agora estou mais ou menos decidido e só espero conseguir arranjar tempo (e paciência) para proceder à operação.

Sobre o procedimento das instalações consigo encontrar informação. Mas uma dúvida que nunca vi esclarecida é o tamanho aconselhável a destinar às partições de modo a que sejam possíveis as instalações posteriores de software e acualizações.

O sistema tem neste momento um HD de 120 para SO e aplicações, um HD de 250 para ficheiros e arquivo e um HD externo de 1T que nem entra para estas contas.

À partida queria manter as coisas assim distribuídas pelo que XP e Linux vão coexistir no HD de 120.

Já agora, o Linux que instalar vai reconhecer automaticamente os dois HD certo? E como se faz para todo o espaço ter acesso partilhado pelos 2 SO?


RE: Tamanho de partições - Bruno Bernardino - 20-02-2009 12:16

Ao instalares uma distribuição recente de Linux, usa o particionamento adequado, mas o espaço "total" de 15-20GB parece-me que chegará perfeitamente para ti.

Eu pessoalmente coloco músicas / filmes / ficheiros grandes, tudo na partição do Windows, porque é a maior, e dá para aceder instantaneamente à mesma através do Linux, sem teres de instalar nada (isto em distribuições recentes como Ubuntu, LinuxMint, OpenSuse, Fedora, Debian, etc.)


RE: Tamanho de partições - balaico - 20-02-2009 16:30

Boas Pedro Silva.
Ha pouco tempo atras, tomei essa decisão e também com um disco de 120 gb. No meu caso foi 20gb numa partição (para o XP + programas etc), 80gb numa outra partição (filmes, mp3, fotos, etc) e 20 para linux (Ubuntu 8.10). O ubuntu consegue ler e aceder as 2 primeiras distribuições, vejo o que quiser no ubuntu, só na dá é para jogar PES2009 (meu vicio ...), de resto estou mais que satisfeito e verás que não te arrependes em usar um pouco mais outro SO.


RE: Tamanho de partições - Pedro Silva - 20-02-2009 16:56

Obrigado pelas respostas!

Eu de vez em quando brinco com os live cd de linux e já tenho há muito tempo a vontade de experimentar mais a sério!

Apenas me tem faltado o tempo e já agora sobrado o receio de estragar um sistema fiável em XP e depois me faltar a experiência e conhecimento para repor tudo no sitio.

Mas tal como disse, o Caixa Mágica do Magalhães da minha filha (que se entende às mil maravilhas com aquilo) e a necessidade de refrescar o XP, levam-me a pensar que este é o momento e começar a planear a operação!


RE: Tamanho de partições - madiswil - 22-02-2009 15:02

eu tenho o ubuntu instalado com o xp e tenho só 10 gb e corre normal
só a web é que ainda não dá mas está bom não preciso todos os dias da web e quando preciso mudo para o xp
só ainda não sei bem é grabar os cd como gravo no xp com o alcoól 120% tenho que ver um progama identico ao alcool 120% para o ubuntu


RE: Tamanho de partições - Bruno Bernardino - 22-02-2009 19:36

@madiswil

Aplicações -> Som & Vídeo -> Brasero Disc Burner é uma opção.

Quanto à internet, se expuseres o teu problema, poderemos-te ajudar.