Forum Pplware
Acordo Ortográfico - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Comunidade (/forumdisplay.php?fid=6)
+--- Fórum: Conversa de Esplanada (/forumdisplay.php?fid=20)
+--- Tópico: Acordo Ortográfico (/showthread.php?tid=1829)

Páginas: 1 2 3 4


Acordo Ortográfico - tbogas - 25-02-2009 20:15

Boas pessoal,

Como sabem o acordo ortográfico entrou em vigor desde de 2008, no entanto para aqueles que chamam atrasados aos portugueses que se opõem ao absurdo acordo ortográfico, que muito poucos respeitarão, e ainda bem, não faz falta nenhuma, só escrevo o seguinte:
Só os brasileiros e os PALOP é que evoluíram a língua? - Não.
Quem deixou a língua naqueles territórios? - Portugueses.
Porque têm os brasileiros aquele sotaque? - Falam português arcaico, do século XV!
Em Portugal a língua não evoluíu? - Basta ouvir a nossa pronúncia, e a quantidade de estrangeirismos que nos inundou!
Ninguém fala nem escreve português correcto, basta ouvir atentamente os jornalistas e certos “comentadores da bola”, e outros “colunáveis” que falam nas televisões e nas rádios.
Porque se há-de tirar o ‘c’ da palavra “acto”? Para ficar “ato”, igual ao “ato” do verbo “atar”? Isso mesmo, comecem a atar a língua!
“Facto” passar a “Fato”? - Não, o “c” até nem é mudo, pronuncia-se.
“Pacto” passar a “Pato”? - Não, nunca, o “c”, além de não ser mudo, pronuncia-se, e seria como tirar as penas ao verdadeiro “Pato”!
Mas até se aceita que se retire o “c” de “Bactéria”, porque “Matéria” tem dicção igual e não tem a referida letra, apesar de muita gente pronunciar a primeira com “a” aberto…
Quanto à palavra “baptismo”, o “p” serve para obrigar a pronunciar o “a” aberto, e já houve quem questionasse porque lá está um “p” em vez de um “c”, já que o argumento da vogal aberta parece não ser razão para não alterar a grafia da palavra. Pessoalmente até concordo que se suprima o “p”.

Com tudo isto gostaria de criar aqui uma “conversa”/discussão sobre este assunto. Quem é que realmente passou a usar, os motivos para não usar etc.


RE: Acordo Ortográfico - drink - 25-02-2009 20:25

Somos Portugueses ou somos Brasileiros? Enfim, é uma estupidez autentica.


RE: Acordo Ortográfico - patCRUZ - 25-02-2009 21:02

Eu vou escrever, falar e ler como sempre o fiz... façam lá os acordos que quiserem!


RE: Acordo Ortográfico - drink - 25-02-2009 21:07

(25-02-2009 20:15)tbogas Escreveu:  Mas até se aceita que se retire o “c” de “Bactéria”, porque “Matéria” tem dicção igual e não tem a referida letra, apesar de muita gente pronunciar a primeira com “a” aberto…

Eu leio e digo o "c" e não "Batéria"! Logo, na minha óptica não é aceitável que se retire o "c" de "Bactéria".


RE: Acordo Ortográfico - skyle - 25-02-2009 21:15

(25-02-2009 20:25)drink Escreveu:  Somos Portugueses ou somos Brasileiros? Enfim, é uma estupidez autentica.

x2

O brasil devia era adoptar a nossa ortografia, assim já tava tudo bem Tongue


RE: Acordo Ortográfico - Ferreira - 25-02-2009 21:18

Sempre achei que se dá a este assunto demasiado importância.

Nunca percebi as vantagens deste acordo, mas por outro lado também ainda não percebi que desvantagens tenha para causar tanta discussão à sua volta.


RE: Acordo Ortográfico - joao - 25-02-2009 21:21

Eu ouvi dizer que com isto querem internacionalizar mais o país, tornando o nosso idioma mais acessível, mas não tenho a certeza se foi por isso.

E eu estou como o patCRUZ, façam o que fizerem, eu vou continuar a escrever como sempre.


RE: Acordo Ortográfico - drink - 25-02-2009 21:23

Eu também, e acho que praticamente todas as pessoas vão ignorar o acordo ortográfico e continuar como aprenderam


RE: Acordo Ortográfico - joao - 25-02-2009 21:31

(25-02-2009 21:23)drink Escreveu:  Eu também, e acho que praticamente todas as pessoas vão ignorar o acordo ortográfico e continuar como aprenderam

Ou não, segundo sei, já existem jornais a adoptar (ou será adotar?Tongue) esta nova forma de escrever e mais tarde ou mais cedo lá vamos acabar por ceder...


RE: Acordo Ortográfico - Lápis Azul - 25-02-2009 23:29

(25-02-2009 21:18)Ferreira Escreveu:  Sempre achei que se dá a este assunto demasiado importância.

Nunca percebi as vantagens deste acordo, mas por outro lado também ainda não percebi que desvantagens tenha para causar tanta discussão à sua volta.

És tu é eu! Mas com o já disse no blog, não vai ser o acordo que vai fazer de mim mais brasileiro, nem dos brasileiros mais portugueses!
Acho que o acordo será uma evolução e como tal, há quem goste e há quem não goste. Uma coisa é certa, quem aprendeu de uma forma, vai demorar o seu tempo de vida a mudar, ou provavelmente não mudará nunca.
Quem não gostar, que continue a ir à pharmácia... Wink