Forum Pplware
Collaboration - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Collaboration (/showthread.php?tid=18408)



Collaboration - Electrao - 20-02-2014 12:01

  
Bom dia,

Numa perspetiva empresarial, para trabalhar com documentos em colaboração com outros colegas, nomeadamente em MS Word, as opções típicas são o Office 365 e o Google Docs. No entanto estas opções trabalham nativamente com a sua respetiva área na cloud, SkyDrive (passou agora para OneDrive) e Google Drive.

Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Que opções existem?

Obrigado


RE: Collaboration - nioxys - 20-02-2014 15:46

Olá Smile

Os NAS da Synology permitem criar um serviço cloud "privado", não sei é se tens acesso a ferramentas para trabalhares com os documentos, deverá ser apenas um serviço de armazenamento/sincronização. É uma questão de analisares.

Mais informação nos seguintes links,

Synology - Cloud Station

Synology - How to use Cloud Station to sync files between Synology NAS and Windows computers

Também disponibilizam Cloud Station Client para Mac.


RE: Collaboration - Electrao - 20-02-2014 15:56

(20-02-2014 15:46)nioxys Escreveu:  Olá Smile

Os NAS da Synology permitem criar um serviço cloud "privado", não sei é se tens acesso a ferramentas para trabalhares com os documentos, deverá ser apenas um serviço de armazenamento/sincronização. É uma questão de analisares.

Mais informação nos seguintes links,

Synology - Cloud Station

Synology - How to use Cloud Station to sync files between Synology NAS and Windows computers

Também disponibilizam Cloud Station Client para Mac.

Obrigado.

O que o Synology faz é sincronizar várias pastas em vários computadores com a tal pasta virtual do NAS (Cloud Station).

O que pretendo é mesmo a nível de produtividade em colaboração, isto é, trabalho simultâneo de vários colaboradores no mesmo documento e numa localização partilhada mas privada (NAS/Server/outro...)

Penso que as Web Apps para trabalhar com o Office estão disponíveis apenas com o Microsoft SharePoint ou online via OneDrive. Em relação ao Google Drive, não há dúvidas que as ferramentas de trabalho são apps exclusivamente online.


RE: Collaboration - nioxys - 20-02-2014 16:09

Foi o que eu pensei.


RE: Collaboration - Jose Simoes - 21-02-2014 23:38

(20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu:    
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa  nuvem local gerida por mim.


RE: Collaboration - Electrao - 22-02-2014 02:13

(21-02-2014 23:38)Jose Simoes Escreveu:  
(20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu:    
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?

Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa  nuvem local gerida por mim.
 e porque razões no Google Drive será mais seguro?


RE: Collaboration - Jose Simoes - 23-02-2014 16:40

(22-02-2014 02:13)Electrao Escreveu:   e porque razões no Google Drive será mais seguro?

Porque são profissionais no assunto, têm muito mais recursos, humanos e materiais, mais experiência, e se a coisa falhar vão à falência


RE: Collaboration - Electrao - 24-02-2014 11:20

Não são argumentos suficientes para mim... E não devo ser o único com este tipo de preocupações, até a própria Google:

http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/google-testa-encriptacao-no-google.html


RE: Collaboration - Jose Simoes - 01-03-2014 15:22

(24-02-2014 11:20)Electrao Escreveu:  Não são argumentos suficientes para mim... E não devo ser o único com este tipo de preocupações, até a própria Google:

http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/google-testa-encriptacao-no-google.html
Até nisso, acredito mais na capacidade da google resistir a NSA do que a minha.

Mas claro, esta é apenas a minha opinião.