Melhor forma de criar partição para Ubuntu - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7) +--- Tópico: Melhor forma de criar partição para Ubuntu (/showthread.php?tid=1997) |
Melhor forma de criar partição para Ubuntu - alexmiguel - 23-03-2009 22:31 Olá a todos, Estou decidido a instalar o ubuntu no meu PC mas queria esclarecer todas as dúvidas antes de iniciar esse processo e fazer asneira. O meu cenário é o seguinte: tenho 2 discos no PC, um SATA e o outro IDE. O SATA está dividido em C: e D:, e o IDE é a unidade F:. Tenho cerca de 80GBs no C: livres, pelo que gostava de lhe criar mais uma partição para poder instalar o linux. A unidade D: esta praticamente cheia. Assim gostava que me explicassem o seguinte: 1 - Será esta a melhor maneira de fazer esta instalação? 2 - É possivel fazer uma nova partição e se sim como a faço? 3 - Não terei problemas com o windows? Gostava de saber a vossa opinião. Obrigado. RE: Melhor forma de criar partição para Ubuntu - Bruno Bernardino - 23-03-2009 22:40 Boas, Não disseste onde tinhas o Windows instalado, mas deduzo que seja na partição C, como tal, não podes instalar lá Ubuntu, usam sistemas de ficheiros diferentes, a menos que fosse criada uma partição a partir do espaço livre do C. Não é aconselhável a ter SO's em discos diferentes quando se trata de IDE e Sata, só dá problemas. A minha sugestão seria: No C diminuis a partição de forma a ficarem pelo menos 30GB não particionados para o Ubuntu (fazes isto no Windows, para depois no Ubuntu só seleccionares a opção de usar o espaço não particionado). Nesse caso deverá correr tudo pelo melhor Não é demais fazer backups dos dados importantes! RE: Melhor forma de criar partição para Ubuntu - alexmiguel - 23-03-2009 22:52 Olá Bruno, Obrigado pela tua rápida resposta. Eu sei que tenho de particionar a unidade c:, mas a questão é saber como. Na gestão de discos, ou estou a ver muito mail, ou não estou a perceber como se faz. De qualquer das formas deixo em anexo o print da configuração dos meus discos. Como fazer entao uma nova partição? Existe algum software proprio? Obrigado mais uma vez RE: Melhor forma de criar partição para Ubuntu - racoq - 24-03-2009 01:37 Live CD do Ubuntu Sistema > Administração > Editor de Partições. |